Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Grega

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Grécia

Projetos mais recentes em Grécia

Últimas notícias em Grécia

Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta

O escritório de arquitetura Petrās Architecture apresentou uma proposta de projeto para o museu arqueológico de Esparta, Na Grécia. Encomendado pela própria prefeitura da cidade grega do Peloponeso, o novo museu arqueológico de Esparta é composto por um sítio arqueológico e um edifício existente tombado além de uma nova e moderna estrutura. Reunindo arquitetura, história e paisagem, o projeto pretende unificar todos estes elementos através de uma narrativa espacial única e integrada.

Capela na Grécia explora luz e materialidade para criar um espaço de espiritualidade

O arquiteto grego Giannis Giannoutsos desenvolveu o projeto de uma capela para uma pequena igreja na região oeste da Grécia. Localizado em Stratos, o projeto explora a justaposição de duas estruturas religiosas - uma antiga, outra nova - no mesmo lugar. Erguendo-se ao lado das ruínas de uma igreja rural do século XIX chamada Asprocclesia, ou Capela Branca, o projeto cria um espaço de introspecção e resguardo em meio ao descampado.

Zero Waste Lab imprime mobiliário urbano feito com resíduos plásticos

O New Raw lançou o Zero Waste Lab, em Thessaloniki, uma iniciativa de pesquisa em que os cidadãos gregos podem transformar lixo plástico em mobiliário urbano. Parte do projeto maior Print Your City, a iniciativa utiliza um braço robótico e a reciclagem para a criação de peças de mobiliário personalizadas que fecham o ciclo dos resíduos de plástico. A iniciativa visa usar fragmentos de produtos reciclados para redesenhar espaços públicos dentro das cidades.

Anagram projeta parque cultural urbano na Grécia

Os arquitetos do Anagram Architecture & Urbanism projetaram um Teatro Urbano para o Concurso Nacional para o Parque Cultural de Ioannina, na Grécia. Sua proposta sugere um espaço público ao ar livre que cria uma nova identidade e captura o imaginário da cidade. Conectando a cidade ao Lago Pamvotida, o novo espaço público apresenta uma área unificada e flexível, que se adapta tanto para o lazer do dia a dia quanto para eventos de grande escala.

A primeira "tenda de Maidan" é construída para ajudar refugiados na Grécia

Em um esforço para ajudar a situação dos refugiados em todo o mundo que fogem da guerra e da perseguição, dois jovens arquitetos em 2016 embarcaram em um projeto destinado a melhorar a saúde mental nos campos. Liderado por Bonaventura Visconti di Modrone e Leo Bettini Oberkalmsteiner, e apoiado pela Organização Internacional para Migração da ONU, o projeto “Maidan Tent” permite que os refugiados se beneficiem do espaço público interno - uma área comum para combater o trauma psicológico induzido pela guerra, perseguição e migração imposta.

Pavilhão grego é destaque na Bienal de Design de Londres

Escritório experimental, o Studio INI projetou uma instalação cinética para representar o Pavilhão Grego na Bienal de Design de Londres de 2018. Intitulada ΑΝΥΠΑΚΟΗ (Desobediência), a instalação responde ao tema da Bienal, "estados emocionais". Selecionado para a exposição do pátio central, o projeto é constituído por uma parede de 17 metros de comprimento, feita de plástico reciclado e estrutura metálica, que se flexiona, transforma e respira em contato com o corpo humano.

Instalação transforma ruínas gregas em uma paisagem de pixels e cores

A pedido da Comissão de Projeto de Arte Contemporânea Paxos, o estúdio de design alemão Quintessenz transformou ruínas gregas em uma paisagem de cores e pixels. A instalação leva o nome de Kagkatikas Secret e consiste em 120 painéis de malha em cores diferentes, cada um de um tamanho, criando a ilusão de profundidade. Os painéis se movem suavemente ao vento, criando uma experiência surreal onde os "pixels" distorcidos do mundo digital aparentemente se infiltram na arquitetura que resiste ali há seculos.

Renzo Piano Building Workshop apresenta proposta para três hospitais na Grécia

O escritório Renzo Piano Building Workshop (RPBW) apresentou suas propostas de projeto para três hospitais na Grécia. Parte de uma iniciativa de € 200 milhões lançada pelo governo grego, o escritório fará projetos para o Hospital Geral de Kromotini, o Hospital Infantil de Tessalônica e o Hospital Evangelismos em Atenas, que também fará parte da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Atenas.

Capitéis da Antiguidade Clássica: Entenda a diferença entre as Cinco Ordens

Seja para iniciar a análise de um detalhe ou para impressionar alguém em uma roda de conversa ou em uma viagem, o entendimento de uma edificação clássica inicia-se ao ter consciência das diferentes ordens clássicas arquitetônicas. Dentro do referencial bibliográfico pela história, o primeiro relato acerca das ordens foi escrito por Vitrúvio. “[...] As ordens vieram propiciar uma gama de expressões arquitetônicas, variando da rudeza e da firmeza até a esbelteza e a delicadeza. No verdadeiro projeto clássico, a seleção da ordem é uma questão vital – é a escolha do tom” [1], que para o autor, sintetiza a “gramática da arquitetura” [2].

Pavilhão da Grécia na Bienal de Veneza 2018 explora visões utópicas de aprendizagem

Como parte da nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza, apresentamos a proposta do Pavilhão da Grécia, segundo a descrição feita pelos próprios autores do projeto.

Carregando... Pode demorar alguns segundos