Hotel Manna / K-Studio

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Janela, EscadaHotel Manna / K-Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, FachadaHotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Janela, Pilar, ArcoHotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Iluminação, VigaHotel Manna / K-Studio - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: K-Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2982
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Santl
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Escada
© Ana Santl

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente construído no final da década de 1920, o Sanatório Manna recebia pacientes com tuberculose que buscavam a cura nos benefícios de viver dentro das matas arcádicas por quase uma década. Projetado por arquitetos suíços, o sanatório afastou-se da corrente neoclássica predominante na área naquela época. Apesar da localização idílica, a introdução da penicilina em 1938 tornou os sanatórios obsoletos, levando ao abandono do Manna, que ficou à mercê de saques, com suas partes sendo reaproveitadas em construções próximas.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Ana Santl
Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Ana Santl

Para reviver a propriedade, redefinindo os conceitos de hospitalidade, bem-estar e refúgio que a tornaram ideal em seu primeiro ciclo de vida, foi necessário olhar através de um prisma contemporâneo que transformasse o Manna em um santuário moderno e um destino em si mesmo. A localização isolada e o entorno natural intocado, combinados com a arquitetura emblemática de uma era perdida, inspiraram-nos a traduzir essa visão em uma continuidade otimista e respeitosa de sua longa história.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Janela, Pilar, Arco
© Ana Santl

Dar nova vida às paredes e preencher uma lacuna de um século sem sacrificar a identidade original do edifício exige manter suas raízes e adotar uma abordagem contemporânea para um conceito antigo. Com uma série de intervenções cirúrgicas, buscamos destacar o patrimônio monumental da construção, conectando-nos profundamente a essas raízes e à pureza do local.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Iluminação, Viga
© Ana Santl
Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Mesa, Viga
© Ana Santl

Ao chegar, os hóspedes são recebidos na área de boas-vindas, um espaço acolhedor onde iguarias locais e uma bebida quente junto à robusta lareira proporcionam uma primeira amostra de uma experiência de hospitalidade despretensiosa. Ao se deslocar para a área de estar, onde o destaque é o bar que faz uma clara referência à cura do passado da propriedade graças ao seu estilo farmacêutico com carpintaria complexa, o sentido de comunidade fica bastante evidente, à medida que as atividades povoam o espaço organicamente. No nível inferior, uma cozinha aberta é concebida para convidar os hóspedes a participar da elaboração das refeições que serão servidas no restaurante e que também podem se estender para áreas externas quando o clima permite. No seu nível inferior, o anexo apresenta todas as áreas de bem-estar, desde a academia até diferentes amenidades de spa, que acabam se tornando uma espécie de caverna no terreno, explorando ainda mais as qualidades espaciais.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Janela
© Ana Santl
Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, Janela, Viga
© Ana Santl

Dentro de cada um dos 32 quartos, um grid de madeira tratada é refletido nos padrões de piso de granilite e mármore para organizar e definir subáreas de sono, banho, vestir, etc. O recurso de grade é um legado de elementos originais, como as portas de ferro com seus detalhes requintados, e reaparece nos padrões de piso por todo o edifício.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores
© Ana Santl

Chave para o renascimento do Manna é a sutil reinvenção de sua paleta de materiais. Foi dada atenção especial para manter, continuar e reaproveitar o estoque de materiais, com a escolha de acabamentos naturais para paredes internas e externas, a substituição dos pisos severamente danificados, bem como soleiras. Houve também economia nos acabamentos de materiais, que foram em grande parte obtidos nas proximidades: elementos de pedra eram todos acessíveis de minas na área, e os painéis de castanheiro foram diretamente trazidos das matas. As janelas de metal complementam a paleta na fachada, enquanto acabamentos naturais e materiais sintéticos que simulam couro que envelhecem com elegância exibirão a beleza dos processos naturais.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Porta
© Ana Santl
Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Mesa
© Ana Santl

O Manna aspira a se estabelecer como um santuário atemporal. Cultivar um forte senso de comunidade nos espaços de convívio, preservando a impressão do sanatório perdido onde a cura ocorria em isolamento, proporcionar espaço para a conexão consigo mesmo é fundamental. Grandes espaços comuns e áreas isoladas coexistem para permitir a abertura para a comunidade ou o fechamento para a introspecção. O local de alimentação e o spa aspiram a se tornar atrações independentes, com a contribuição de especialistas renomados que sabem elevar hábitos cotidianos a rituais, enquanto o contato inevitável com a paisagem arcádica será aprimorado com a chegada de trilhas adicionais para caminhadas e outras atividades ao ar livre em um território mapeado especificamente para uma experiência mais completa.

Hotel Manna / K-Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Ana Santl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arcadia, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Manna / K-Studio" [Manna Hotel / K-Studio] 26 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011207/hotel-manna-k-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.