
Canada
Museu de Arte Joliette / FABG
Casa Instar / rzlbd
Centro de Artes Diane Dufresne de Repentign / ACDF*

Casa Enough / MacKay-Lyons Sweetapple Architects
Mansão Haute / Atelier Pierre Thibault
Restaurante Savio Volpe / Ste Marie Art Design

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Arquitetos: Ste Marie Art Design
- Área: 227 m²
- Ano: 2015
B85 + B90 / Building Bloc design
Ponte SFC / Jennifer Marman, Daniel Borins e James Khamsi
Residência Du Tour / Architecture Open Form

- Ano: 2015
Maison Mentana / EM architecture

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Arquitetos: EM architecture
- Área: 290 m²
- Ano: 2015
Clássicos da Arquitetura: Hábitat 67 / Safdie Rabines Architects

"O homem e seu mundo" era o tema central da Exposição Universal celebrada em Montreal entre 27 de abril e 29 de outubro de 1967. Para essa ocasião o arquiteto Moshe Safdie apresentou às autoridades e organizadores da feira sua ideia de pavilhão que reunia vários cânones representativos do movimento moderno sob um arriscado esquema de organização.
Clássicos da Arquitetura: Biosfera de Montreal / Buckminster Fuller

Arquitetos nunca tiveram uma posição de mais suprema proeminência do que na visão de Buckminster "Bucky" Fuller. Para ele, apenas os arquitetos eram capazes de compreender e navegar as complexas inter-relações da sociedade, tecnologias e meio ambiente, visto através do paradigma compreensivo da teoria dos sistemas. A arquitetura, neste modelo, era destinada a existir em contato estreito com tanto a humanidade como a natureza, exercendo o papel mais crítico da civilização em elevar o estado da humanidade e promover sua gestão responsável do meio ambiente. Emergindo da positividade ética do modernismo do pós-guerra, esta perspectiva meliorista marca, talvez, o auge da ascensão do otimismo no pensamento de meados do século XX, e deu a Fuller um diagrama exclusivamente moral para seus projetos revolucionários.
Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Alemão da Expo 67 / Frei Otto e Rolf Gutbrod

O ponto de inflexão crucial na carreira do falecido Frei Otto - agraciado com o Prêmio Pritzker no ano de 2015 - veio quase cinquenta anos atrás, na Expo 67 em Montreal, Quebec. Em colaboração com o arquiteto Rolf Gutbrod, Otto foi o responsável pelo pavilhão de exposições da Alemanha, uma estrutura de cobertura tensionada que levou seus experimentos de arquitetura leve para o palco internacional pela primeira vez. Juntamente com a Biosfera de Fuller e o projeto Habitat 67, de Moshe Safdie, o pavilhão alemão fazia parte da demonstração da arquitetura moderna da Expo, do potencial da tecnologia, pré-fabricação e produção em massa para gerar uma nova direção humanitária para a arquitetura. Esta coleção notável na Expo foi tanto o auge do otimismo moderno, como sua queda trágica; o mundo nunca havia visto uma exposição tão singularmente esperançosa de arquitetura inovadora.











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