Apresentamos a seguir uma série de fotografias de Gonzalo Viramonte que retrata uma das obras mais emblemáticas de Oscar Niemeyer: a Catedral de Brasília. Viramonte é também formado em arquitetura pela Universidad Nacional de Córdoba e exerce a profissão paralelamente aos trabalhos de fotografia.
Sua relação com a fotografia começou quando viajava de bicicleta por pequenas cidades e paisagens naturais da Argentina. Seu trabalho fotográfico pode ser visto em sua página no Flickr.
Mesquita Vakil. Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji
A seção Fotografia e Arquitetura está de volta para nesta ocasião nos apresentar o fotógrafo e físico do norte do Irã Mohammad Reza Domiri Ganji, que interessado nas fotos panorâmicas e na arquitetura, fotografou durante 5 anos locais e estruturas históricas próprias da cultura islâmica. A maioria feita com um amplo angulo de visão e mostrando a construção completa em uma só imagem, Reza considera a luz o elemento fundamental na Arquitetura.
Conheça mais detalhes do seu trabalho, confira a entrevista exclusiva e uma seleção das suas melhores imagens.
Desde tempos imemoriáveis, e ainda atualmente, a humanidade tem imaginado como é o mundo visto de cima. Esta fascinação tem se manifestado historicamente através do desenho de plantas e fotografias aéreas. Nesse sentido, e através de um parapente motorizado, o fotógrafo da National Geographic, George Steinmetz registrou uma impressionante imagem aérea da antiga cidade de Ghadames, na Líbia.
Lorena Darquea, fotógrafa e arquiteta equatoriana, compartilhou conosco uma série exclusiva de fotografias que documenta a espacialidade e vitalidade da obra póstuma do mestre Louis Kahn: o projeto para o Four Freedoms Park em Nova Iorque.
Construído quatro décadas após o falecimento do arquiteto, este espaço público não é apenas um monumento a Franklin D. Roosevelt e sua importância política nos EUA, mas também constrói a imagem de um espaço com "a sensação de um antigo recinto de um templo" e "uma paisagem cuidadosamente matizada", descreve Oliver Wainwright, editor do The Guardian, em um artigo publicado no jornal.
Mário Rúbio é natural de Fortaleza/CE e vive em Natal desde 1999, onde estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Inspirado pelas brincadeiras com a filha e os desenhos animados que assistiam juntos, o arquiteto passou a imaginar como seriam grandes ícones da arquitetura moderna representados em estilo cartoon. Assim, surgiu a lúdica série Archicartoon.
Tudo que sobe tem que descer. Para aquelas obras que foram muito alto, tornando-se um fenômeno na história do cinema, parece sempre que ao redor do seu êxito existe uma corrente negativa cujo único propósito é desprestigiar todas suas qualidades. O diretor James Cameron já passou por isso com várias de suas obras, com 'Titanic' (1997), experimentou um forte repúdio por parte do público e inclusive por parte de outros diretores do seu meio, onde - de igual maneira - apelava-se a uma história muito simplista adornada por um requinte técnico nunca antes visto.
Com “Avatar” a história se repete. Cameron é criticado como um diretor teatral, um vendedor de fumaça que por trás da vanguarda tecnológica não tem nada original para comunicar. Como apologia, é necessário compreender que seu cinema proveniente de uma carreira humilde, de um homem que se formou sozinho dentro da indústria dos efeitos especiais e cuja mentalidade sempre busca a forma mais simples de fazer com que as coisas funcionem. Cameron maquina suas histórias desde uma visão técnica, premiando o simples sobre o rebuscado, o funcional sobre o ineficaz.
Dedicamos o Arquivo de hoje para projetos nos quais o principal foco são as crianças. A arquitetura destes projetos - jardins de infância, creches, ou até mesmo num programa residencial - busca se ajustar à escala infantil e deixa que elas dominem o espaço. Assim, salas de brincadeiras, refeitório e até mesmo banheiros são ajustados de maneira criativa e sempre lúdica para estimular a mente na etapa em que ela mais absorve informação.
Desde o ano de 2010, os arquitetos dinamarqueses do Schønherrdesenvolveram uma série de intervenções urbanas em grande escala durante a época do Festival de Aarhus, o maior festival cultural da Dinamarca. Esses projetos temporários transformaram as ruas e parques em espaços públicos extraordinários, mudando a topografia natural da cidade para atrair e reunir os cidadãos.
Apresentamos aqui seus 4 últimos projetos: "The Forest" (2010), "The City Park" (2012), "The Plaza" (2014) 3 "Bishops Square", que será finalizado em 2016.
Em sua primeira exposição individual na Galería Patricia Ready, Cristián Salineros apresenta Outras Perifrias, um trabalho que exibe grandes esculturas baseadas em sistemas de construção de gaiolas de pássaros e os resultados das suas últimas pesquisas, relacionadas com atividades e comportamento destes animais.
Salineros organizou o espaço da galeria como um lugar provável para ser habitado. Uma exposição que se relaciona com o espaço e com os sistemas construtivos, onde a referência dos pássaros permite padronizar determinados comportamentos sociais.
"Dentro de programas humanitários as crianças muitas vezes se tornam invisíveis." (Marc Sommers)
A guerra civil na Síria obrigou milhares de famílias a deixarem suas casas em busca de lugares seguros para continuar suas vidas. Muitas famílias se mudaram para o Líbano, onde a ONU ergueu uma série de assentamentos informais. Embora eficaz no fornecimento de abrigo, eles não fornecem soluções específicas para crianças, muitas dos quais tiveram seus estudos interrompidos e não têm espaços públicos equipados para praticar esportes e interagir com outras crianças.
Em resposta a esta situação, os arquitetos da CatalyticAction projetaram e construíram um parque infantil em uma das escolas desenvolvidas pela Fundação Kayany e pelo Centro de Engajamento Cívico e Serviços Comunitários da Universidade Americana de Beirute, envolvendo crianças ao longo de todo o processo e permitindo que a estrutura seja facilmente desmontada, transportada e remontada ou reaproveitada.
Resultado de um trabalho de conclusão de curso de Jornalismo, finalizado em dezembro de 2015, o documentário "Pontos de Vista" retrata através de diferentes perspectivas como a dinâmica de alteração do espaço geográfico pode garantir que os moradores do entorno do Elevado Costa e Silva, conhecido como "Minhocão", não sofram com o processo de gentrificação.
A artista sueca Anastasia Savinova, criou uma série de colagens que buscam capturar o espírito de cidades e nações. Intitulado "Genius Loci", suas colagens formam um grande edifício composto por muitas outros característicos de cada cidade, visualizando o modo de vida, a atmosfera e o sentimento de cada lugar. Fotografias de arquitetura são os componentes fundamentais de seu trabalho de arte, representando o sentimento como um todo.
O filme "A Viagem" (Cloud Atlas) ostenta não somente ser um dos longas independentes mais caros na história do cinema, mas também em criar um número semelhante entre seguidores e difamadores, os quais raras vezes encontram um consenso nas discussões e tacham o filme como uma obra prima ou um total desastre. As seis histórias narradas durante sua longa duração atropelam-se numa montagem frenética, oferecendo-nos cenas pausadas de grande drama que permanecem na retina, assim como cortes indiscriminados que na velocidade de um trem bala não oferecem nada mais que um lembrete forçado de que todas as histórias estão interconectadas entre si.
Dedicamos o Arquivo de hoje às maquetes - um dos principais meios de representação dos edifícios, o modelo físico traz à tona a visão tridimensional do projeto, assim como sua escala perante o entorno e os humanos. Esta seleção de dez projetos mostra a representação físico-conceitual de cada obra, feita com distintos materiais e graus de detalhes.
Muito antes da literatura juvenil se tornar uma tendência cinematográfica e estabelecer uma nova onda dentro dos mundos distópicos da ficção científica, Lois Lowry publicava seu livro The Giver”, em 1993. Sua história, como muitas outras, começava com o devaneio de um mundo perfeito onde a guerra e a dor haviam sido erradicadas para, de forma gradual descobrir que aquela realidade é somente um processo mecânico, um sistema quebrado onde a humanidade está inserida. O livro recebeu uma grande quantidade de prêmios e críticas positivas, adaptando-se ao teatro e tornando-se uma leitura obrigatória para crianças. O ator Bill cosby tratou de levá-lo aos cinemas em 1994, mas finalmente seria Jeff Bridges após vários de negociações que não somente concretizara o projeto, mas que também o protagonizara.
Com uma estética polida, o filme nos transporta até uma comunidade modelo, onde todos os aspectos da vida são positivos e onde todos os personagens convivem em harmonia. De imediato, salta aos olhos a falta de cor das imagens, um mundo preto e branco mas com uma estética muito moderna e tecnológica. Esta falta de pigmento, entretanto, não interfere nos seus protagonistas, e basta uma pincelada de cor para aclarar ao espectador que o que se vê é o reflexo do que na verdade percebem os protagonistas.
Cortesia de Programa Vivienda Rural y Desarrollo Social
A preservação da arquitetura vernacular, além de materializar a importância de manter a identidade cultural dos povos, representa uma oportunidade para o desenvolvimento das comunidades economicamente vulneráveis. Isto é demostrado graças ao esforço conjunto de organizações não governamentais, entidades estatais e habitantes do distrito de Sibayo, em Arequipa (Peru), que propuseram junto a uma importante equipe de arquitetos, converter este pequeno povoado em um modelo para o turismo vivencial comunitário.
O artista e ilustrador francês Vincent Mahé compartilhou conosco seu trabalho mais recente. Trata-se de uma série de ilustrações feitas para uma edição especial da revista Telerama, que retratam a vida do renomado arquiteto franco-suíço, Le Corbusier. Em somente oito páginas, o artista destaca os feitos mais relevantes da passagem deste inesquecível personagem pela terra. Feitos que sem dúvida mudaram o fazer arquitetônico contemporâneo, que tornaram-se conhecimento geral para a indústria e que hoje podemos ver refletidos em tons de verde e rosa, com extrema clareza e cuidado que apresenta o trabalho de Mahé.
Nesta semana Alejandro Aravena foi nomeado o Prêmio Pritzker 2016, colocando em destaque a produção da arquitetura chilena. Sendo assim, nos inspiramos a buscar no Arquivo distintas obras chilenas para apresentar parte da produção arquitetônica no país.