CatalyticAction projeta parques infantis para crianças refugiadas no Líbano

"Dentro de programas humanitários as crianças muitas vezes se tornam invisíveis." (Marc Sommers)

A guerra civil na Síria obrigou milhares de famílias a deixarem suas casas em busca de lugares seguros para continuar suas vidas. Muitas famílias se mudaram para o Líbano, onde a ONU ergueu uma série de assentamentos informais. Embora eficaz no fornecimento de abrigo, eles não fornecem soluções específicas para crianças, muitas dos quais tiveram seus estudos interrompidos e não têm espaços públicos equipados para praticar esportes e interagir com outras crianças.

Em resposta a esta situação, os arquitetos da CatalyticAction projetaram e construíram um parque infantil em uma das escolas desenvolvidas pela Fundação Kayany e pelo Centro de Engajamento Cívico e Serviços Comunitários da Universidade Americana de Beirute, envolvendo crianças ao longo de todo o processo e permitindo que a estrutura seja facilmente desmontada, transportada e remontada ou reaproveitada.

CatalyticAction projeta parques infantis para crianças refugiadas no Líbano - Mais Imagens+ 18

Descrição pelos arquitetos: A crise síria é a maior crise de refugiados do mundo por quase um quarto de século sob o mandato da ACNUR (UNHCR, julho de 2015). Vidas foram devastadas, famílias foram desenraizadas de suas casas e forçadas a deixar o país em busca de segurança em outros lugares. O conflito já levou mais de 1,2 milhões de refugiados para o Líbano, metade das quais são crianças. A ONU, os diferentes nações e ONGs internacionais têm dado algum apoio a estes assentamentos informais, mas estes não fornecem uma atmosfera vibrante e segura para as crianças crescerem.

Desenho

Este projeto visa contestar essa noção e expandir as competências do que é considerado necessário em situações de emergência. Acreditamos que as crianças têm direito à educação, para se sentir seguras, para brincar e para desenvolver confiança em si mesmas.

Cortesia de CatalyticAction

A CatalyticAction defende um projeto que questiona a definição de um parque infantil em uma resposta de emergência. O processo inovador compreende não simplesmente fornecer instalações (balanços, escorregadores, etc.), mas sim em explorar as oportunidades que permitem com que essas crianças se projetem no parque infantil. Isso faz com que cada parque seja específico em seu contexto, tempo e pessoas.

Cortesia de CatalyticAction

A Fundação Kayany e o Centro de Engajamento Cívico e Serviços Comunitários da Universidade Americana de Beirute intervieram através da construção de cinco escolas na região para garantir a educação das crianças. Com base nesse excelente trabalho, a CatalyticAction começou o processo de concepção de um parque infantil numa destas escolas.

Cortesia de CatalyticAction

O parque foi projetado com requisitos sugeridos pelas próprias crianças; com exercícios completos que lhes permitiam expressar suas próprias ideias. O parque infantil é um espaço onde estas crianças podem brincar, descansar e se sentir seguras; é um espaço seguro neste ambiente vulnerável. Acreditamos que este é um projeto que vale a pena, oportuno e necessário, que irá ajudar uma geração de crianças sofrem de traumas psicológicos e questões de desenvolvimento.

Cortesia de CatalyticAction

O parque foi construído em agosto de 2015 com uma abordagem participativa e democrática; priorizando as crianças dentro do processo. A CatalyticAction organizou uma oficina de concepção e construção facilitada pela AUB-CCECS, permitindo que voluntários locais e internacionais se envolvessem neste projeto. O workshop foi dividido em duas oficinas. O primeiro workshop se concentrou na construção da estrutura do parque infantil. O segundo, nos componentes do parque e acabamentos, onde as próprias crianças fizeram parte do processo de construção e projeto junto com os outros participantes.

Cortesia de CatalyticAction

Isto permitiu um processo multicultural e interdisciplinar, onde os participantes de diversas origens profissionais trabalharam ao lado de ONGs locais e dos moradores dos assentamentos. Esta abordagem de design tornou o projeto específico para esse tempo e esse espaço, portanto, não de forma idêntica replicável em um contexto diferente. O envolvimento das crianças desde o início do projeto até a construção lhes dá um sentimento de posse e apego ao parque.

Planta

O parque foi projetado de modo que seja fácil de montar, desmontar, transportar e então remontar. É importante para o local que o parque seja uma estrutura temporária. O desenho consiste em uma estrutura de madeira modular e montada no local. Inspirado pela reutilização de materiais dos habitantes locais, o projeto utilizou caixas de feira, pneus, cordas, etc.

Corte

A CatalyticAction em parceria com o grupo de basquete freestyle "Da Move", que forneceu dois dias de treinamento para as crianças, apresentou uma grande oportunidade para as crianças para utilizar o parque infantil de uma forma divertida e disciplinada. O dia da inauguração foi uma celebração onde todas as crianças foram capazes de brincar livremente, de desfrutar de uma apresentação de basquete do grupo Da Move e dos talentos e habilidades de algumas crianças.

Fachada

O projeto-piloto age como um catalisador. Ele acionou a consciência deste espaço muito necessário para as crianças refugiadas. Estamos atualmente trabalhando na ampliação do projeto e na concepção de parques infantis nas outras escolas no Líbano. 

Saiba mais sobre o trabalho do CatalyticAction aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "CatalyticAction projeta parques infantis para crianças refugiadas no Líbano" [CatalyticAction Designs Playgrounds for Refugee Children in Bar Elias, Lebanon] 14 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779970/catalyticaction-projeta-parques-infantis-para-criancas-refugiadas-em-bar-elias-no-libano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.