O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio

Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio

Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio
Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio, © Mário Rúbio
© Mário Rúbio

Mário Rúbio é natural de Fortaleza/CE e vive em Natal desde 1999, onde estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Inspirado pelas brincadeiras com a filha e os desenhos animados que assistiam juntos, o arquiteto passou a imaginar como seriam grandes ícones da arquitetura moderna representados em estilo cartoon. Assim, surgiu a lúdica série Archicartoon.

Veja as ilustrações e o texto do autor, a seguir.

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

"Quando minha filha estava com três anos de idades, ela adorava brincar de colorir os livrinhos infantis de pintura. E seguindo essa brincadeira, o papai aqui muitas vezes desenhava para a filhota e assim nos divertíamos de desenhar e adivinhar. Como não poderia deixar de ser o papai arquiteto desenhava casas, castelos, árvores... Sempre com linhas simples e de forma lúdica. Certo dia estávamos assistindo aos desenhos animados infantis, o que assistimos depois que temos filhos, observei a forma como eram representadas as casas e construções. Então me veio uma ideia: como seriam as casas ícones da arquitetura moderna, que nós arquitetos tanto admiramos, se fossem representadas dessa forma em estilo de cartoon?

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

Então corri para a mesa e fiz croquis de dois exemplares - que particularmente acho os mais representativos do movimento moderno: a Villa Savoye e a Farnsworth, de Le Corbusier e Mies van der Rohe, respectivamente. Mostrei esses dois croquis ao amigo, arquiteto e artista, Petterson Dantas que já havia criado uma série de ilustração sobre a obra do Oscar Niemeyer. Ele gostou da ideia e assim nasceu a série a qual denominei Archicartoon. Usei geometria simples e apliquei leves inclinações ora nas linhas verticais, ora nas horizontais e não me prendi tanto às proporções reais dos exemplares. E para caracterizar ainda mais a ideia do cartoon e transmitir uma atmosfera mais lúdica usei o céu com cores vibrantes."

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

Para conhecer todas as ilustrações da série Archicartoon, clique aqui.

Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio" 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782404/arte-e-arquitetura-archicartoon-por-mario-rubio> ISSN 0719-8906
Ler comentários