O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Outras Periferias: exploração espacial e construtiva baseada em jaulas de pássaros

Outras Periferias: exploração espacial e construtiva baseada em jaulas de pássaros

  • 13:00 - 14 Fevereiro, 2016
  • por
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Outras Periferias: exploração espacial e construtiva baseada em jaulas de pássaros
Outras Periferias: exploração espacial e construtiva baseada em jaulas de pássaros, Cortesia de Galería Patricia Ready
Cortesia de Galería Patricia Ready

Em sua primeira exposição individual na  Galería Patricia Ready, Cristián Salineros apresenta Outras Perifrias, um trabalho que exibe grandes esculturas baseadas em sistemas de construção de gaiolas de pássaros e os resultados das suas últimas pesquisas, relacionadas com atividades e comportamento destes animais.

Salineros organizou o espaço da galeria como um lugar provável para ser habitado. Uma exposição que se relaciona com o espaço e com os sistemas construtivos, onde a referência dos pássaros permite padronizar determinados comportamentos sociais.

Cortesia de Galería Patricia Ready
Cortesia de Galería Patricia Ready

O artista ocupou 500 metros quadrados do salão principal, instalando no centro um grupo de obras tridimensionais em grande escala inspirado por gaiolas. Ele utiliza as paredes para expor obras relacionadas com os traços e vestígios dos vários comportamentos dos pássaros. Por exemplo, uma monte feito de excrementos que foram obtido através de um tratamento especial, além de ovos. Desenhos e trabalhos gráficos, tais como pequenas projeções complementam a paisagem do salão.

Cortesia de Galería Patricia Ready
Cortesia de Galería Patricia Ready

Enquanto os pássaros representam nesta exposição um ponto de encontro para o conjunto de obras - e ao contrário de trabalhos anteriores - nesta exposição eles estarão ausentes; haverá apenas um par de pássaros no grande salão, mas a sua presença é amplificada por uma escultura sonora no pátio da galeria, que amplificada com megafones que intensificam os ruído que produzem.

Cortesia de Galería Patricia Ready
Cortesia de Galería Patricia Ready

Outras Periferias oferece ao espectador um encontro com um estado intermediário, que convida a refletir sobre a lógica pela qual definimos os usos do espaço.

Cristián Salineros (1969)
Bacharel em Belas Artes com especialização em escultura pela Universidade Arcis, no Chile. Faz pós-graduação na Kunstakademie em Dusseldorf, Alemanha, onde vem desenvolvendo projetos sob a orientação de Daniel Buren, Magdalena Jetelová e Rita McBride.
Fez diversas exposições, entre as quais se destacam seus shows solo no Kunstverein Göttingen, na Alemanha, Joachim Gallery em Berlim, na galeria 713 Arte Contemporânea de Buenos Aires, na Riffe Gallery em Ohio, EUA, no Museu de Arte Contemporânea de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e no Museu DKM, na Alemanha. Participou de diversas residências artísticas, como a do Mosam Museu de Arte na Coreia do Sul, e no MAM Museu de Arte Moderna de Chiloé. Ao longo de sua carreira, ganhou vários reconhecimentos e bolsas de estudo, como a Fondart, o prêmio Altazor de 2003, o primeiro lugar no concurso de esculturas da Fundação Telefonica, o segundo lugar no Deutsche Bank Förderpreis für Skulptur, na Alemanha e o primeiro lugar do prêmio do Ministério das Obras Públicas do Município de Pichidegua.
Desde 2000 exerce cargos acadêmicos como orientador de trabalhos de graduação e pós-graduação. Suas obras se encontram em coleções públicas e privadas, tanto no Chile como no exterior.

Cita: Uribe, Begoña. "Outras Periferias: exploração espacial e construtiva baseada em jaulas de pássaros" [Otras Periferias: Exploración espacial y constructiva basada en jaulas de aves] 14 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781203/outras-periferias-exploracao-espacial-e-constructiva-basada-em-jaulas-de-passaros> ISSN 0719-8906