Fotografia e Arquitetura: Mohammad Reza Domiri Ganji - Dentro dos Templos Iranianos

A seção Fotografia e Arquitetura está de volta para nesta ocasião nos apresentar o fotógrafo e físico do norte do Irã Mohammad Reza Domiri Ganji, que interessado nas fotos panorâmicas e na arquitetura, fotografou durante 5 anos locais e estruturas históricas próprias da cultura islâmica. A maioria feita com um amplo angulo de visão e mostrando a construção completa em uma só imagem, Reza considera a luz o elemento fundamental na Arquitetura.

Conheça mais detalhes do seu trabalho, confira a entrevista exclusiva e uma seleção das suas melhores imagens.

Fotografia e Arquitetura: Mohammad Reza Domiri Ganji - Dentro dos Templos Iranianos - Mais Imagens+ 5

Mesquita Nasir Al-Mulk . Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Quando e como começou a fotografar arquitetura?

Há 5 anos, quando pela primeira vez vi fotos do belíssimo interior das Pirâmides do Egito no Google Earth, e me surpreendi por sua beleza. Isto me inspirou e me perguntei se conseguiria tirar fotos similares. 

Então, um ano depois, quando viajei, tratei de tirar fotos dos lugares históricos com minha lente grande-angular. No momento em que obtive novas experiências aprendi algumas habilidades e encontrei minha própria maneira de fotografar estruturas históricas. 

Chehel Sotoun. Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Você é arquiteto?

Não, não sou. Estudei física, mas a fotografia de arquitetura me fez estudar um pouco sobre arquitetura, espaços, cores...

O que você gosta no seu trabalho de fotografar arquitetura?

Eu gosto destas arquiteturas que podem ser vistas através da minha fotografia e estou feliz pelo fato de que minhas obras são úteis para documentar estes locais históricos, porque talvez no futuro, muitos estarão danificados ou destruídos; mas estas fotos que poderão permanecer. 

Mesquita Nasir Al-Mulk . Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Como resumiria seu trabalho?

A maioria das minhas fotografias são compostas com um amplo angulo de visão (mostrando a construção completa em uma imagem) e também são de elevado alcance dinâmico. Para mim, a luz é o elemento mais especial da fotografia. Tiro fotos de arquitetura utilizando uma objetiva grande-angular, lente olho-de-peixe e também através da técnica panorâmica. Isto me permite gravar quase todos os detalhes.

Mesquita Emam. Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Obra favorita?

Torre Shahyad (Azadi) em Teerã.

Como você se mantem a par do que está acontecendo na indústria?

Bom, eu não sou arquiteto, mas recebo muitos e-mails e solicitações de estudantes de arquitetura e empresas de desenho interessados em minhas fotografias. As vezes conversar me ajuda a ficar em dia com o que está acontecendo. 

Mesquita Seyyed. Imagem Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Qual equipamentos utiliza?

Canon EOS 7D, Sigma 8mm Fisheye f:8, Tokina 11-16 f:2.8 m2, Nodal ninja 3 ( panoramic head ) e controle remoto.

Qual software utiliza?

Uso Adobe Lightroom, PTGui Pro, Photomatix e Photoshop.

Cortesia de Mohammad Reza Domiri Ganji

Como definiria seu estilo?

Em primeiro lugar, visito, vejo e estudo o local histórico que desejo fotografar, e a seguir, descubro qual é o diferencial da sua arquitetura.

Por exemplo, alguns lugares possuem uma impressionante simetria, outros possuem incríveis mosaicos com luzes belíssimas. Descubro qual o diferencial e logo procuro refleti-lo na minha fotografia. Se o lugar possui uma cúpula simétrica, tiro uma foto muito precisa. Se possui belas obras de mosaico e cores, trabalho com cores e o contraste dos mosaicos na minha edição, se possuem colunas, posso utilizá-las para criar uma sensação de infinitude, e assim vai...

Eu quero que minhas fotos sejam tão efetivas quanto for possível, já que podem captar a atenção desde o primeiro olhar, e assim estas belezas tornam-se próprias da arquitetura original, eu somente as transmito através da minha arte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Fotografia e Arquitetura: Mohammad Reza Domiri Ganji - Dentro dos Templos Iranianos" [Fotografía de Arquitectura: Mohammad Reza Domiri Ganji - Dentro de los Templos Iraníes] 26 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781311/fotografia-e-arquitetura-mohammad-reza-domiri-ganji-dentro-dos-templos-iranianos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.