O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima

Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima

Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima

Desde tempos imemoriáveis, e ainda atualmente, a humanidade tem imaginado como é o mundo visto de cima. Esta fascinação tem se manifestado historicamente através do desenho de plantas e fotografias aéreas. Nesse sentido, e através de um parapente motorizado, o fotógrafo da National GeographicGeorge Steinmetz registrou uma impressionante imagem aérea da antiga cidade de Ghadames, na Líbia. 

Vista das coberturas de Ghadames. Imagem © Robert Bamler
Vista das coberturas de Ghadames. Imagem © Robert Bamler

A antiga cidade, agora tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO, se localiza em um oásis no Saara. Com mais de 6.000 anos de idade, a aglomeração construída com tijolos de barro é anterior ao Império Romano. Cada casa é verticalmente organizada por função, com os ambientes de estocagem de alimentos abaixo dos espaços de estar familiares. As coberturas acessíveis, registradas na fotografia, servem tanto como espaços privado externo como área de circulação que impedia as mulheres de serem vistas pelos homens nas ruas.

Esta imagem  que retrata casas antigas que se conectam formando um mosaico de sombras e curvas variadas quase poderia ser confundida com uma imagem de microscopia das células vegetais de uma folha, mostrando um forte contraste  com a ideia moderna do que deve ser uma cidade. No entanto, apesar dessa cidade em meio às areias do Saara parecer distante de qualquer coisa construída hoje em dia, em planta, Ghadames é bastante similar às comunidades não planejadas presentes em muitas cidades do mundo globalizado. Que as conexões entre cidades construídas em um intervalo de milhares de anos possam ser tão bem identificadas diz muito sobre o poder da fotografia aérea urbana. 

Referências: National GeographicEdmond BernetUNESCO

Cita: Fiederer, Luke. "Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima" [A 6000-Year Old Unplanned Community Photographed From Above] 25 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782581/ghadames-uma-cidade-de-seis-mil-anos-vista-de-cima> ISSN 0719-8906