Fractal, criado pelo estúdio de design Mashallah em colaboração com Xavier Manosa, é um móvel estofado feito em duas partes. A parte superior é uma almofada de espuma macia que contorna as extremidades da base de cerâmica. Quando juntas, as estruturas poligonais caóticas constróem um forte vínculo que torna esta peça um banco utilizável.
O assento Macarao, criado por AGA Estudio Creativo, atende e sintetiza uma série de temas que ocupam seu interesse. Por uma parte os conceitos de modularidade, conectividade e descentrabilidade. Por outra, a relação cidade-objeto-paisagem e as possibilidades de linguagem que existem em seus limites ou encontros. Foi isto que impulsionou a criação de um elemento que possibilita o diálogo entre similaridades e diferenças, lógica e sorte, igualdade e diversidade, próximo e disperso, que seja único ou um conjunto, com a claridade de recriar uma situação diferente em cada contexto.
Quiet and Call, do estúdio londrinoTILT, foi concebida através de um processo colaborativo com a equipe e os pacientes do Whittington Hospital’s Outpatient Pharmacy. Um espaço pessoal seguro, seja de pé ou sentado, foi a ideia chave do projeto.
Em 2012, o fotógrafo Nick Olson e a designer de moda Lilah Horwitzr renunciaram seus postos de trabalho para assumir o ambicioso projeto de desenhar e construir, com suas próprias mãos, uma casa nas montanhas de Virginia Occidental. Como bons artistas, decidiram que sua casa deveria responder à suas visões artísticas e a um estilo de vida em permanente busca e criação. Assim, fizeram uma campanha para juntar e reciclar uma grande quantidade de janelas para construir a fachada principal de sua nova casa.
Midtown West; Cortesia do usuário do Flickr David Boeke, Licensiado via Creative Commons
Um estudo recente realizado pela REBNY, Real Estate Board of New York (Conselho Imobiliário de Nova York) concluiu que, ao preservar 27,7% dos edifícios em Manhattan, "a cidade está evitando seu futuro econômico". REBNY vem desafiando a Comissão de Preservação de Monumentos, argumentando que isso tem muito poder quando se trata de decisões de planejamento, e que ao tornar os negócios tão difíceis para os investidores, sufoca-se o crescimento da cidade.
No entanto, três dias antes do lançamento deste estudo, o presidente da REBNY, Steve Spinola, disse em uma entrevista ao WNYC que "se você perguntar aos meus membros, eles dirão a você que [os doze anos de mandato do prefeito Bloomberg] tem sido um grande período para eles ". A conclusão da matéria citada é de que a última década tem sido realmente uma época de maior crescimento para os investidores, em vez de um período de estagnação.
Seria fácil ecoar a opinião de Simeon Bankoff, diretor-executivo do Conselho de Distritos Históricos, que acredita que as ações de REBNY reduzem-se a ganância, mesmo comparando seus membros a Gordon Gekko, o anti-herói do filme Wall Street. Mas é realmente a ganância o que está por trás deste ataque à Comissão de Preservação de Edifícios? Saiba mais a seguir.
Algum tempo atrás mencionamos este filme e o papel do diretor e arquiteto Joseph Kosinski no seu desenvolvimento da paisagem futurista. Agora é hora de incluir na nossa lista de Cinema e Arquitetura, este remake do filme Tron de 1982, de Steven Lisberger. Na época, foi o primeiro filme a mostrar uma representação espacial de mundo do computador como um ambiente inabitável.
A série Tiras, criada pelo estúdio brasileiro de designOVO, está formada por muitas tipologias diferentes: cadeiras, bancos coletivos com ou sem encosto, mesas individuais. Diversas estruturas metálicas recebem tiras estofadas ou de madeira.
Atualmente, muitos objetos não possuem nenhum caráter simbólico ou cultural. Todavia, os objetos produzidos com base em técnicas e materiais tradicionais são capazes de estabelecer um vínculo entre quem os produz e o usuário, um vínculo entre o material e a técnica utilizada para sua criação, reativando, assim, aspectos próprios da cultura.
Amalia, dos designers Christopher Macaluso e Camila de Gregorio, doEggpicnic, consiste num projeto que aborda uma série de aspectos tradicionais, que na modernidade muitas vezes aparecem ofuscados.
Até o momento, os arquitetos se mostraram reticentes em usar madeira na construção de edifícios em altura. Questões como custo, segurança estrutural e resistência ao fogo, para citar alguns poucos, levaram o concreto e o aço à preferência de escolha ao redor do mundo.
Entretanto, o arquiteto Michael Green assegura que devemos começar a substituí-los por madeira, já que a produção de concreto e aço contribuem significativamente com as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente. Para tornar esta mudança de paradigma possível, Green apresenta sua proposta FFTT / Find the Forest Through the Trees (Encontrar a Floresta entre as Árvores), que utiliza painéis rígidos de madeira laminada, que obtêm sua resistência estrutural pela sobreposição de muitas camadas finas.
Mais informações sobre este sistema construtivo a seguir.
As iniciativas anunciadas sobre os “Corredores 2.0”, orientadas a melhorar a qualidade do transporte público da cidade de Santiago, no Chile, abre-nos a possibilidade de assumir alguns desafios pendentes em nossas cidades, como a de pensar de maneira integral as relações entre a qualidade do transporte e a do espaço público que o recebem, pondo no centro da questão as necessidades do pedestre, que é habitante, transeunte e viajante cotidiano. Além disso, convida a assumir o papel que o transporte público deve cumprir no desenvolvimento urbano e social da cidade.
DEMODÉ é um novo material desenvolvido pela designer chilenaBernardita Marambio que busca reaproveitar resíduos têxteis, compostos tanto por matéria natural quanto de origem plástica. Os resíduos são aglomerados com um adesivo 100% biodegradável a base de amido que confere resistência estrutural ao material.
Com este projeto se pretende amortizar, em grande parte, a alta porcentagem de resíduos têxteis que acabam em aterros sanitários, provenientes da indústria chilena que se concentra, sobretudo, em Santiago (apenas nesta cidade são produzidas cerca de 46 mil toneladas deste tipo de resídio por ano).
Confira o vídeo acima e este artigo que mostram como foram capturadas as imagens do Google Street View de cima da Torre Eiffel. Além do clássico parisiense de 1889, a equipe do Google também foi até à Dubai, registrar imagens panorâmicas de cima do Burj Khalifa.
Sobre as apocalípticas nuvens de uma Terra devastada, levanta-se a casa "Sky Tower" do filme Oblivion (2013), escrito e dirigido pelo diretor Joseph Kosinski. A estrutura, que parece ser inspirada na Casa Stahl (Case Study # 22) de Pierre Koenig, se compõe de linhas finas modernistas e grandes fachadas de vidro sem montantes, incluindo um heliporto estendido sobre uma impressionante piscina transparente. A casa está estruturada apenas por uma coluna incrivelmente delgada, que parece não ser afetada pelo vento ao longo do filme.
O diretor concebeu o desenho da torre baseado em representações de um modelo 3D, realizado por ele mesmo. Joseph Kosinski é formado pela Universidade de Columbia em licenciatura na Arquitetura, o que explica a forte influência arquitetônica em seu filme.
Mais sobre as incríveis estruturas do longa e um vídeo dos bastidores da gravação a seguir.
Esta revisteira-prateleira chamada City Sunday foi criada pelo estúdio sueco de design Minus-tio, e é inspirada nas estruturas reais e utópicas da cidade. Fabricada em cabos de aço de diversas cores, cada unidade tem 1000 mm de largura e suporta cerca de 20 revistas.
Dharavi - a maior favela da Ásia, com um milhão de pessoas e uma densidade média de 18 mil habitantes por acre - está no centro de uma acalorada discussão entre seus habitantes, o governo e investidores privados, por se localizar em um dos mais promissores bolsões de especulação imobiliária da Índia. Enquanto o governo busca soluções para "dissolver" a favela e relocar seus habitantes em edifícios em altura, a abordagem do investidores, visando o lucro, colocou os habitantes na defensiva, "fazendo de Dharavi a tempestade um de urbanismo controverso", segundo o arquiteto, urbanista e autor William Hunter.
Com esta discussão em pauta, gostaríamos de redirecionar os leitores e leitoras a esta entrevista de Andrew Wad, na qual é discutida a terrível situação de Dharavi e o tema do novo livro de Hunter, Contested Urbanism in Dharavi: Writings and Projects for the Resilient City. Leia a entrevista na íntegra aqui, e recapitule a situação de Dharavi nesta notícia publicada no ArchDaily Brasil.
As cidades têm caráter na história e na imagem no convite e na acolhida ao que chega e estuda na distante busca real de encontrar novidades em espaços construídos nas pessoas e nos fatos ocorridos na temporada
NZELA é uma mesa modular robusta criada pelo estúdio de design KAYIWA e fabricada em madeira compensada de bétula. Opta-se por este tipo de madeira, ao invés da madeira maciça natural, pois possui melhor resistência aos efeitos causados pela umidade. Sua montagem sem ferramentas tarda apenas três minutos por mesa e permite unir sem problemas - em qualquer direção - muitas outras. O armazenamento também é simples e fácil - é possível desmontar e colocar as partes da mesa em uma grande variedade.