O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira

Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira

Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira

Até o momento, os arquitetos se mostraram reticentes em usar madeira na construção de edifícios em altura. Questões como custo, segurança estrutural e resistência ao fogo, para citar alguns poucos, levaram o concreto e o aço à preferência de escolha ao redor do mundo. 

Entretanto, o arquiteto Michael Green assegura que devemos começar a substituí-los por madeira, já que a produção de concreto e aço contribuem significativamente com as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente. Para tornar esta mudança de paradigma possível, Green apresenta sua proposta FFTT / Find the Forest Through the Trees (Encontrar a Floresta entre as Árvores), que utiliza painéis rígidos de madeira laminada, que obtêm sua resistência estrutural pela sobreposição de muitas camadas finas.

Mais informações sobre este sistema construtivo a seguir.

Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira, Courtesy of Michael Green Architecture
Courtesy of Michael Green Architecture

Green assegura que o uso da madeira colhida de modo sustentável pode ser a melhor opção para se reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a pegada de carbono dos edifícios. Em uma recente palestra no TED, o arquiteto falou de suas teorias e apresentou uma proposta de edifícios de madeira em altura, construídos através de um sistema de painéis de madeira laminada.

Courtesy of Michael Green Architecture
Courtesy of Michael Green Architecture

O sistema estrutural de madeira, denominado FFTT / Find the Forest Through the Trees (Encontrar a Floresta entre as Árvores) apresenta uma pegada de carbono muito mais baixa que os sistemas de concreto e aço convencionais, além de cumprir os mesmos requisitos a um preço competitivo. O FFTT funciona através de um núcleo sólido de madeira - que contem as circulações e instalações - e lajes, também de madeira. Vigas de aço perimetrais proporcionam a flexibilidade necessária para suportar os esforços do vento e possíveis terremotos, e o concreto é utilizado apenas nas fundações no embasamento. 

Courtesy of Michael Green Architecture
Courtesy of Michael Green Architecture

Este sistema abre possibilidades arquitetônicas, já que permite plantas livres mais flexíveis e paredes externas mais esbeltas. Green previu colocar o sistema FFTT à prova em uma torre de madeira de 30 pavimentos em Vancouver, Canadá.

Veja mais detalhes da proposta de Michael Green em sua pesquisa The Case for Tall Wood Buildings.

Cita: Franco, José Tomás. "Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira" [Michael Green: por qué debemos construir rascacielos de madera] 25 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135540/michael-green-por-que-devemos-construir-arranha-ceus-de-madeira> ISSN 0719-8906