O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Demodé: mobiliário textil / Bernardita Marambio Design Studio

Demodé: mobiliário textil / Bernardita Marambio Design Studio

Demodé: mobiliário textil / Bernardita Marambio Design Studio
Demodé: mobiliário textil / Bernardita Marambio Design Studio, © Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

DEMODÉ é um novo material desenvolvido pela designer chilena Bernardita Marambio que busca reaproveitar resíduos têxteis, compostos tanto por matéria natural quanto de origem plástica. Os resíduos são aglomerados com um adesivo 100% biodegradável a base de amido que confere resistência estrutural ao material.

Com este projeto se pretende amortizar, em grande parte, a alta porcentagem de resíduos têxteis que acabam em aterros sanitários, provenientes da indústria chilena que se concentra, sobretudo, em Santiago (apenas nesta cidade são produzidas cerca de 46 mil toneladas deste tipo de resídio por ano).

© Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

DEMODÉ pretende ser um produto certificado, que se preocupa com os efeitos que causa ao meio ambiente e traz benefícios à sociedade, desde sua produção até o fim de sua vida útil. Além disso, apresenta certificação LEED, já que é composto por 36% de materiais reciclados e, destes, 40% de material rapidamente renovável e outros 40% de material provenientes da região.

© Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

Graças a sua fácil mecanização, o material pode ser utilizado como revestimento em paredes internas e também ser utilizado na fabricação de objetos, móveis e acessórios.

© Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

Banqueta Fase#3

Esta banqueta pode ser fabricada graças à versatilidade do material Demodé. Ela faz parte da terceira transformação pela qual passa a matéria prima desde seu descarte, sua aglomeração e, finalmente, a construção do mobiliário. Todas as banquetas são fabricadas à mão, resultando em peças únicas feitas através do mesmo molde.

© Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

Cadeira Salvador

Cadeiras fabricadas a partir da reutilização de estruturas de cadeiras encontradas no Hospital El salvador de Santiago do Chile, onde foram primeiramente utilizadas como cadeias das salas de espera. Este modelo de cadeira foi desenhado originalmente pelo inglês Robin Day em madeira laminada. Posteriormente o material utilizado foi o polipropileno, sob a forma da atual cadeira Hille, fabricada e vendida em mais de 50 países e em exposição permanente no MoMA, em Nova Iorque. Hoje, mudando novamente de materialidade, a cadeira vem sendo fabricada com Demodé.

© Cristóbal Marambio
© Cristóbal Marambio

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Gutiérrez, Catalina. "Demodé: mobiliário textil / Bernardita Marambio Design Studio" [Demodé: muebles de material textil / Bernardita Marambio Design Studio] 24 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135357/demode-mobiliario-textil-slash-bernardita-marambio-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.