O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion

Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion

Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion
Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion , Sky Tower / Oblivion (2013)
Sky Tower / Oblivion (2013)

Sobre as apocalípticas nuvens de uma Terra devastada, levanta-se a casa "Sky Tower" do filme Oblivion (2013), escrito e dirigido pelo diretor Joseph Kosinski. A estrutura, que parece ser inspirada na Casa Stahl (Case Study # 22) de Pierre Koenig, se compõe de linhas finas modernistas e grandes fachadas de vidro sem montantes, incluindo um heliporto estendido sobre uma impressionante piscina transparente. A casa está estruturada apenas por uma coluna incrivelmente delgada, que parece não ser afetada pelo vento ao longo do filme.

O diretor concebeu o desenho da torre baseado em representações de um modelo 3D, realizado por ele mesmo. Joseph Kosinski é formado pela Universidade de Columbia em licenciatura na Arquitetura, o que explica a forte influência arquitetônica em seu filme.

Mais sobre as incríveis estruturas do longa e um vídeo dos bastidores da gravação a seguir.

Construí os modelos iniciais da torre em 3D, como croquis”, disse Koskinski. “Foi um modelo muito simples em comparação com o que está presente no filme, mas o conceito básico estava ali desde o princípio. Assim foi como começou tudo”.

Com 38 anos de idade, o diretor se divertiu com um sofisticado software de modelagem tridimensional para dar forma às ideias que tinha. “Na escola de arquitetura, fui bem trabalhando desta maneira”, conta. “Para mim, é quase como um bloco de desenhos. Me permite ver a realidade da estrutura. Não é uma foto real, mas é suficiente para visualizar a ideia”.

Sky Tower / Oblivion (2013)
Sky Tower / Oblivion (2013)

Me fascina arquitetura de arquitetos como Mies van der Rohe” agrega, “cujas famosas frases foram 'Menos é mais' e 'Deus está nos detalhes'. Creio que essas são duas coisas que levo comigo na minha abordagem ao projetar”.

El director junto a Tom Cruise en el Helipuerto de la Torre.. Image © David James
El director junto a Tom Cruise en el Helipuerto de la Torre.. Image © David James

O conjunto "arquitetônico" e visual do filme é limpo. A nave, Bubbleship, usada pelo protagonista para limpar o planeta após a guerra, é incrivelmente moderna e encaixa perfeitamente com o desenho da torre.

Nave Bubbleship / Oblivion (2013)
Nave Bubbleship / Oblivion (2013)

O criador do conceito da nave foi Daniel Simon, que também se envolveu no projeto dos veículos de Tron: Legacy (2010). O projeto mistura o conceito do helicóptero Bell 74 e a estrutura do corpo de uma libélula.

Nave Bubbleship / Oblivion (2013)
Nave Bubbleship / Oblivion (2013)

Surpreendentemente o conjunto da casa e da nave foi construído em escala real para que as filmagens fossem mais detalhadas. A Bubbleship foi construída por uma companhia chamada Wildfactory, localizada em Camarillo, Califórnia. 

Você pode acessar o trialer oficial do filme no seguinte link / Referência via Archetoid

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: As Estruturas Futurísticas de Oblivion " [Cine y Arquitectura: Las Estructuras Futurísticas de Oblivion ] 23 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135952/cinema-e-arquitetura-as-estruturas-futuristicas-de-oblivion> ISSN 0719-8906