1. ArchDaily
  2. Architecture Classics

Architecture Classics

Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes - Costa, FlorestaClássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes - Dormitório, CadeiraClássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes - Viga, MesaClássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes - Viga, Corrimão, BancoClássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes - Mais Imagens+ 9

Descrição enviada pela equipe de projeto. Claudio Bernardes projetou e construiu essa casa para sua família. É um projeto concebido em função das condições naturais da ilha que o abrigaria e da paixão de Claudio pelo lugar. É uma casa montada em peças de madeira numeradas que vieram flutuando, puxadas por uma traineira, até a Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis.

Claudio pensou sua casa como um grande espaço aberto, com ventilação e iluminação naturais, onde apenas os quartos se fechassem propondo um estilo despojado e fluido. O embasamento é feito em pedra a partir do qual a casa se desenvolve em dois pisos de madeira. O beiral de três metros permite que a grande cobertura de palha transpasse a casa, alongando o pé-direito e ampliando as dimensões da área interna, protegendo-a das chuvas e dos ventos.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames

Originalmente conhecida como a Case Study House No. 8, a Casa Eames era uma residência moderna tão agradável espacialmente que se tornou a casa dos próprios arquitetos. Charles e Ray Eames começaram a projetar a casa em 1945 para o Programa Case Study Houses, da Revista Arts and Architecture de Los Angeles, em que foram publicadas e construídas residências de estudo de caso que focassem na utilização de novos materiais e tecnologias desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção era que a casa fosse feita de materiais pré-fabricados que não interrompessem o terreno, fossem fáceis de construir e exibissem um estilo moderno.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Casas, Porta, Fachada, Cerca, Corrimão, EscadaClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - CasasClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Casas, Porta, Fachada, Pilar, MesaClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Casas, Porta, Cadeira, Iluminação, MesaClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Mais Imagens+ 13

Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera

A Casa Malaparte, construída em 1938 pelo arquiteto racionalista Adalberto Libera, em Punta Massullo na Ilha de Capri, Itália, é considerada um dos exemplos mais icônicos da arquitetura moderna italiana. A residência, um bloco retangular vermelho recortado por uma escadaria na cobertura, está construída em um penhasco, 32 metros acima do Golfo de Salerno. Encontra-se completamente isolada da civilização, acessível apenas de barco ou a pé.

Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: Casa Malaparte / Adalberto Libera - Mais Imagens+ 8

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto

No município de Bazoches-sur-Guyonnes, a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Paris, encontra-se uma das mais importantes casas particulares desenhadas por Alvar Aalto: a Maison Louis Carré. O cliente, Louis Carré, era um negociante de arte francês proeminente que também tinha muito interesse em arquitetura. Ele desejava uma casa que fosse capaz de acomodar muitos convidados para exibições de arte, mas que também incorporasse um componente privado. Encomendou a Aalto para projetar sua casa em 1956, e Louis Carré e sua esposa, Olga, mudaram-se para sua nova casa três anos mais tarde.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - CasasClássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - CasasClássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - CasasClássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - CasasClássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Mais Imagens+ 11

Clássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake

Na década de 1960, quando a Rodovia Rio Santos ainda não existia, dois amigos, e arquitetos paulistas, Julio Katinsky e Ruy Othake se juntaram para comprar terrenos vizinhos na histórica cidade de Paraty no Rio de Janeiro. Essa parceria tinha como intenção compartilhar o jardim e projetar casas sem muros ou divisões entre os terrenos. Seguindo a poesia de uma cidade histórica icônica e tocados também pela natureza exuberante da nossa mata atlântica, as materialidades e o sistema construtivo foram definidos pelos recursos tradicionais e existentes no local, como pedra, madeira, telha e alguma alvenaria. Da mesma forma, a mão de obra empregada na construção também foi local.

Clássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Porta, Fachada, Mesa, CadeiraClássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake - Fotografia de Interiores, Porta, Viga, Corrimão, CadeiraClássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake - Fotografia de Interiores, Fachada, BancoClássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake - Fotografia de Exterior, Jardim, Fachada, PortaClássicos da Arquitetura: Duas Casas em Paraty / Julio Katinsky + Ruy Ohtake - Mais Imagens+ 16

Clássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert

Clássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Museus E Espaços De Exposições
© Denis Esakov

Localizada na colina de Montjuic em Barcelona, a Fundação Joan Miró, projetada por Josep Lluís Sert, arquiteto de estilo racionalista, é um espaço singular imaginado por Miró com o anseio de aproximar a arte de todos.

A construção em 1975 desse museu consitui-se de um acontecimento importante em Barcelona, uma vez que na época havia uma carência de infraestruturas culturais na cidade. Atualmente, já fazem 40 anos que a Fundação acolhe em seus espaços a obra de Joan Miró, assim como exposições temporárias sobre artistas emergentes dos séculos XX e XXI.

Clássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Fundação Joan Miró / Josep Lluís Sert - Mais Imagens+ 19

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - ApartamentosClássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - ApartamentosClássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - ApartamentosClássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - ApartamentosClássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Mais Imagens+ 48

Walden 7 é um projeto que aplica algumas das mais antigas ambições de Ricardo Bofill, abordando grande parte dos problemas da vida urbana moderna. Construído em 1975, localiza-se no mesmo lote de The Factory, sobre as ruínas restauradas de uma antiga fábrica de cimento. O projeto foi concebido a partir de investigações deste renomado arquiteto espanhol, com a ideia de proporcionar espaços e jardins públicos para que os residentes pudessem desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Copan / Oscar Niemeyer

O Copan constitui um marco na paisagem da capital paulista. Mesmo quem nunca entrou no edifício identifica, de longe, as curvas que o compõem. Em meio à intensa verticalização do centro, os brises horizontais reforçam a presença do edifício no céu de São Paulo.

Clássicos da Arquitetura: Teatro Nacional Rubén Darío / José Francisco Terán

O Teatro Nacional Rubén Darío na Nicaragua é considerado um marco da arquitetura moderna na região da América Central e uma referência nas artes a nível internacional.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers

  • Arquitetos: Richard Rogers Richard Rogers
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1986

Clássicos da Arquitetura: Laboratórios JORBA (La ‘Pagoda’) / Miguel Fisac

Quais são as condições e fatores que fazem com que uma obra de arquitetura se transforme em um ícone, um clássico? E o que isso tudo tem a ver com a construção da memória coletiva do lugar? Primeiramente, uma obra de arquitetura icônica deve ser capaz de despertar a admiração por suas características e formas únicas. O nascimento de um ícone da arquitetura tem a ver com uma série de fatores históricos, e principalmente em como ela ecoa o espírito de seu tempo. Ainda assim, algumas destas obras perecem e desaparecem prematuramente, passando a habitar um outro território: o território mítico da memória. La ‘Pagoda’ de Miguel Fisac, é um destes ícones míticos da arquitetura, o qual começou a ser construído em 1965 e foi demolido - em um evento carregado de teatralidade e dramas sociais - em poucos dias durante o mês de julho de 1999, trinta e poucos anos depois.

Carinhosamente apelidado de La ‘Pagoda’ pelos madrilenhos, evidenciando sua semelhança com as construções asiáticas, o icônico edifício de Fisac nunca foi  uma obra unânime entre a comunidade de arquitetos. Ao longo de sua construção, auge e declínio, o Edifício de Laboratórios JORBA passou por uma centena de episódios e eventos trágicos: denúncias movidas por instituições religiosas, negligência por parte de seus administradores, especulação imobiliária, ciúmes profissionais e uma comunidade incapaz de compreender e apreciar a qualidade de uma obra de arquitetura que, nos dias de hoje, é vista como um mito ou mártir; vítima de uma injusta demolição. 

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Monterrey / Ricardo Legorreta - Mais Imagens+ 15

O Museu de Arte Contemporânea de Monterrey (MARCO), localizado na esquina da Macro Plaza e ladeado pela Catedral e pelo Palácio Municial, foi projetado de modo a se integrar à paisagem urbana, tomando como base a planta tradicional das casas mexicanas que se estruturam a partir de um pátio central cercado por arcadas que dão acesso a galerias internas.

Clássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones

Escondida no meio das florestas que cercam as Montanhas Ozark no estado americano de Arkansas, a capela Thorncrown descansa entre os carvalhos, os pinheiros e plátanos. A capela humilde, projetada por Euine Fay Jones, tem menos de 35 anos - ainda assim, figura no registro de edifícios histórico dos Estados Unidos, tendo sido nomeada um dos dez maiores edifícios do século XX, pela Associação de Arqutetos Americanos, e até chamada de melhor edifício americano desde 1980.

Clássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - PatrimônioClássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - PatrimônioClássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - PatrimônioClássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - PatrimônioClássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - Mais Imagens+ 15

Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno

Clássico dos Clássicos por sua representação arquitetônica na imaginação dos peruanos, por ser um lugar onde se jogam os clássicos ou icônicos resultados, como a classificação da Copa do Mundo depois de tantos anos; este edifício é também, e acima de tudo, um clássico da arquitetura moderna peruana. O que esta apresentação pretende é ir desde o mais visível e familiar até os dias de hoje, para compreendê-lo em sua estrutura e projeto originais.

Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno   - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno   - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno   - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno   - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: Estádio Nacional do Peru / Alberto Jimeno   - Mais Imagens+ 42

Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer

O cinema Tauro é uma jóia arquitetônica (esquecida) no centro histórico de Lima.

Sua construção data de 1957 a 1959. Esta obra de Walter Weberhofer, incansável arquiteto moderno dos anos 50 e 60, foi concebida como um complexo misto de entretenimento, comércio e escritórios que faria parte de um sistema de uma torre de 10 andares. Do projeto original chamado "Washington Cinema" só foi possível construir 3 andares comerciais com seu respectivo porão e o complexo de cinema cuja fachada era orientada para uma praça triangular, dando à esquina - compreendida pelas ruas Washington e Delgado - uma imagem urbana cinematográfica que rompeu com o cotidiano.

Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Mais Imagens+ 9

Clássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro

A construção do Terminal Rodoviário Rita Maria, projeto ganhador de concurso nacional de arquitetura, remonta ao final dos anos 1970, período de execução do Aterro da Baía Sul na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O aterro, que recebeu projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, foi parte de estratégia, à época, de renovação do sistema viário da cidade.

Clássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro - Rodoviária, FachadaClássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro - Rodoviária, Viga, FachadaClássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro - Rodoviária, Fachada, Porta, PilarClássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro - Rodoviária, VigaClássicos da Arquitetura: Terminal rodoviário Rita Maria / Enrique Brena Nadotti e Yamandú Carlevaro - Mais Imagens+ 13

Clássicos da Arquitetura: Edifício Esther / Álvaro Vital Brasil e Adhemar Marinho

Este artigo foi originalmente publicado em 01 de fevereiro de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

Com o exponencial crescimento populacional paulistano na década de 1930 e o incentivo do mercado privado da construção civil, uma série de arquitetos foram convidados a projetarem edifícios com usos variados no centro da cidade. Álvaro Vital Brasil e Adhemar Marinho foram os responsáveis pela concepção do Edifício Esther, ícone na primeira fase de verticalização da Praça da República. [1]

Em 1933, quando a cidade ultrapassou a marca de um milhão de habitantes, um considerável número de edifícios verticais passaram a ser construídos. [2] Em decorrência da expansão demográfica urbana e verticalização em massa entre os anos 30 e 40, o elevado preço dos aluguéis e valorização da terra na região do centro expandido marcaram transformações no quadro residencial e urbano. [3]

Clássicos da Arquitetura: Edifício Esther / Álvaro Vital Brasil e Adhemar Marinho - Residencial

Clássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina / Ivone Macedo Arantes

Clássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina  / Ivone Macedo Arantes - Edifícios Religiosos, Fachada, FlorestaClássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina  / Ivone Macedo Arantes - Edifícios Religiosos, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina  / Ivone Macedo Arantes - Edifícios Religiosos, CadeiraClássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina  / Ivone Macedo Arantes - Edifícios Religiosos, Cerca, FachadaClássicos da Arquitetura: Crematório Vila Alpina  / Ivone Macedo Arantes - Mais Imagens+ 15

Este artigo foi originalmente publicado em 04 de junho de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

Com atividade iniciadas em 1974 e projeto desenvolvido pela arquiteta Ivone Macedo Arantes – na época funcionária do Departamento de Cemitérios da Prefeitura de São Paulo - o Crematório Jayme Augusto Lopes, popularmente conhecido como Crematório de Vila Alpina, localiza-se no Jardim Avelino, zona leste da cidade de São Paulo, e é tido como o primeiro crematório do Brasil e da América latina e considerado um dos maiores do mundo.