O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes
Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Claudio Bernardes projetou e construiu essa casa para sua família. É um projeto concebido em função das condições naturais da ilha que o abrigaria e da paixão de Claudio pelo lugar. É uma casa montada em peças de madeira numeradas que vieram flutuando, puxadas por uma traineira, até a Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis.

Claudio pensou sua casa como um grande espaço aberto, com ventilação e iluminação naturais, onde apenas os quartos se fechassem propondo um estilo despojado e fluido. O embasamento é feito em pedra a partir do qual a casa se desenvolve em dois pisos de madeira. O beiral de três metros permite que a grande cobertura de palha transpasse a casa, alongando o pé-direito e ampliando as dimensões da área interna, protegendo-a das chuvas e dos ventos.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Com o nível térreo aberto em todos os lados, as duas plataformas que abrigam os quartos (uma suíte de hóspedes e a suíte do casal) alcançadas por escadas, integra a natureza circundante. Nesse nível a grande sala com duas áreas de estar, uma área de jantar e uma cozinha-bar, compõe o ambiente.

A estrutura em madeira é totalmente exposta, com inspiração na arquitetura vernacular. Parte do impacto causado pelo projeto deriva da escala dessa estrutura que é pouco mais do que os grandes mezaninos que abrigam os quartos e o telhado.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

A poucos metros da casa principal, uma antiga casa de pescador foi reformada para abrigar quatro suítes que se abrem para um deck de madeira e para o mar.

A infraestrutura busca suprir as carências próprias de uma ilha. A falta de água doce, por exemplo, é equacionada por uma cisterna de extraordinária capacidade, localizada abaixo do embasamento e abastecida pelas águas das chuvas, captadas pela superfície do telhado.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Os espaços criados por Claudio Bernardes para sua casa proporcionam intimidade, conversa, convívio e integração com a natureza. A Casa feita em madeira, pedra, palhas, sapê, bambus, é uma espécie de manifesto pela simbiose entre arquitetura, natureza e homem.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes" 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901899/classicos-da-arquitetura-casa-do-claudio-claudio-bernardes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.