12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa

Ao abordar o projeto de espaços culturais, como museus, locais de espetáculos ou locais de pesquisa e estudo, os profissionais de arquitetura e design muitas vezes têm que montar peças de um quebra-cabeça desafiador para fazer a estrutura dialogar com uma variedade de visitantes e ocupantes. Isso pode ser difícil, especialmente ao tentar combinar formas em um todo que respeite o uso pretendido para o edifício e seja atemporal em sua universalidade.

Uma maneira de garantir que o senso de cultura seja onipresente: a reutilização adaptativa. A prática de dar vida a estruturas históricas tem aumentado nos últimos anos e é particularmente adequada para criar espaços que abordam e incorporam questões contemporâneas enquanto conectam seus habitantes ao passado. Mas não é apenas um senso de herança atualizado que os faz sobressair; edifícios de reuso adaptável podem combater a expansão urbana e práticas de construção insustentáveis simplesmente por existir.

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 2 de 1512 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 3 de 1512 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 4 de 1512 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 5 de 1512 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Mais Imagens+ 10

Esses projetos não apenas usam menos materiais do que a construção convencional, mas também aceleram o cronograma de construção e reduzem os custos gerais – tornando-os uma opção atraente para comunidades que precisam de uma revitalização. O CARE, uma nova ferramenta digital que permite que projetistas e arquitetos calculem com precisão o benefício de carbono da construção adaptativa em vez de nova, é a prova de que o método continua sua ascensão meteórica em nossos centros urbanos.


Artigo Relacionado

Centros culturais: 50 exemplos em planta e corte

Enquanto todas as tipologias de edifícios podem se beneficiar da reutilização adaptativa, os espaços culturais que ampliam ou modificam espaços históricos podem ser particularmente poderosos. Abaixo, analisamos diferentes maneiras pelas quais os projetos culturais podem melhorar seu efeito pretendido, apoiando-se no passado para se impulsionar para o futuro.

Restauração de marcos de uma comunidade

Uma maneira de assegurar uma recepção positiva ao adaptar um edifício histórico é renovar o marco de um bairro. Exemplos como a revitalização de uma antiga cooperativa operária ou de um clube social querido na Espanha, bem como a transformação de uma antiga instalação esportiva em Portugal em novos polos culturais, são a prova de que as comunidades integradas seguem a memória coletiva. Muitas vezes conduzidas por organizações de bairro, como foi o caso do Centro Cívico de mais de 100 anos no distrito de Sants, em Barcelona, essas restaurações vêm com seus próprios desafios e muita discussão, mas os resultados valem o esforço extra. Os detalhes originais são mantidos intactos, mas abrem espaço para novos propósitos e experiências que permitem que lugares célebres acrescentem muitos mais anos à sua vida já substancial.

Civic Centre Lleialtat Santsenca 1214 / HARQUITECTES

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 14 de 15
© Adrià Goula

Sala Beckett / Flores & Prats

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 4 de 15
© Adrià Goula

Reabilitação Atlético Sporting Clube e Adaptação a Associação Cultural / Estudio ODS

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 12 de 15
© Estudio Peso Arquitectura

Repensando a cultura de forma crítica

Em vez de se apoiar em uma reputação positiva dentro da comunidade local, os três projetos abaixo demonstram um esforço de arquitetos e designers para repensar a cultura e aplicar uma lente crítica às estruturas históricas estabelecidas. Seja a transformação de uma igreja em um local de apresentações que subverte os elementos seculares existentes ou mesmo a conversão de uma antiga prisão em um conglomerado de serviços sociais e culturais - redefinir um edifício cultural contra seu passado pode levar a poderosos efeitos arquitetônicos que jogam em nossa conexão emocional e reação ao espaço. Assim como com a ampliação do QARTA architektura a um campus universitário em Jihalva, República Tcheca (anteriormente o local de um controverso julgamento de um partido comunista e suas subsequentes execuções), estruturas apropriadas desta forma podem ser participantes ativos "na redescoberta de ... identidade política, social e cultural".

Transformation of Saint Rocco's Church into a Theater / Luigi Valente + Mauro Di Bona

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 15 de 15
© Stefano Pedretti

New Lecture Center VŠPJ / QARTA architektura

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 2 de 15
© BoysPlayNice

Centro Social El Roser / Josep Ferrando Architecture + Gallego Arquitectura

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 7 de 15
© Adrià Goula

Preservação Histórica

Talvez a razão mais comum - e óbvia - para a reutilização adaptativa seja a preservação histórica. Quando edifícios são protegidos devido a sua importância arquitetônica ou histórica, qualquer alteração é limitada por um conjunto estrito de diretrizes que determinam detalhes como altura, volumetria, forma e paisagismo. Nestes casos, as estruturas são frequentemente adaptadas o mais próximo possível do uso original, levando a projetos como a transformação do local de nascimento de um poeta no século XVIII na Alemanha em um museu ou a restauração do teatro francês de estilo Beaux-Arts à sua antiga glória. Em outros casos, principalmente na renovação de uma antiga fábrica de motores a diesel na China, mais liberdades podem ser tomadas dentro dos parâmetros definidos; o que os projetos abaixo têm em comum, no entanto, é que são exemplos da presença histórica mais forte e palpável. Ao alterar o mínimo possível as estruturas originais e, em alguns casos, ao expor facetas antes invisíveis, estas construções são a conexão mais direta com nosso passado e reverberam com significado cultural.

Renovação da Antiga Fábrica de Motores de Pingyao / Architectural Design and Research Institute of Tsinghua University

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 11 de 15
© Shengliang Su

Legendre Theater / Opus 5 architectes

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 5 de 15
© Luc Boegly

Hölderlinhaus / VON M

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 10 de 15
© Zooey Braun

Ampliações

No outro extremo do espectro estão as ampliações de edifícios históricos. Embora eles possam se apoiar apenas em estruturas preexistentes para suporte (muitas vezes literalmente), os três projetos abaixo imediatamente criam uma poderosa conexão visual entre passado e presente, muitas vezes reapropriando-se de materiais de fachada ou cores de uma forma que ecoe a contrapartida mais antiga no novo. A incorporação de partes completas do edifício ou paredes individuais e outras estruturas ajuda a aprofundar este diálogo tanto para espaços exteriores quanto interiores, como visto na adição da FABG a um auditório em Montreal, o desenvolvimento de uma biblioteca na República Tcheca, ou a expansão de um espaço de apresentação de dança em Helsinque. Ao adicionar extensões modernas a edifícios históricos e justapor ativamente o antigo e o novo, os arquitetos podem criar uma complexidade adicional para o espectador e conduzir o diálogo cultural entre as gerações.

Verdun Auditorium / FABG

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 6 de 15
© Steve Montpetit

Casa da Dança Helsinki / JKMM Architects + ILO architects

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 8 de 15
© Tuomas Uusheimo

IGI Library / atakarchitekti

12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa - Imagem 9 de 15
© Tomáš Souček

Explore mais projetos de reutilização adaptativa cultural nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "12 Espaços culturais projetados a partir da reutilização adaptativa" [12 Cultural Spaces That Owe Their Power to Adaptive Reuse] 06 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999469/12-espacos-culturais-projetados-a-partir-da-reutilizacao-adaptativa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.