Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

A República do Kosovo apresentará Transcendent Locality na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, explorando o papel significativo que a migração desempenha no desenvolvimento social do país. O pavilhão também mergulha no processo migratório e suas diferentes fases, incluindo o retorno para casa após a migração: temporária, sazonal ou permanente. No entanto, em sua essência, celebra as conexões com a pátria e sua relação com a terra de acolhimento. O pavilhão propõe que a localidade trans, conectada a mais de um lugar simultaneamente, tornou-se o modelo de vida predominante. Com efeito, manter as conexões entre a terra de acolhimento e a pátria supõe uma forma de comunicação, de transferência de conhecimento, informação, de bens materiais e imateriais.

Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 3 de 5Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 4 de 5Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 1 de 5Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Mais Imagens

O ponto de partida da pesquisa do Pavilhão é o conflito da população albanesa marginalizada durante o colapso da República Iugoslava no final dos anos 1980. Centenas de milhares buscaram refúgio e proteção no exterior durante a guerra sem saber quando retornariam. Esse status legal para muitos refugiados representou uma longa espera e aflição porque o motivo da migração foi imposto de fora e não autodeterminado.

Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5
Kompleksi memeorial UCK - Terstenik, Drenas. Cortesia do Pavilhão Kosovo

A instalação é montada modularmente a partir de partes individuais, simbolizando a composição transcendente da localidade. Fragmentos individuais, que guardam memórias e histórias da Pátria, são complementados por novas experiências na terra da Anfitriã. Além disso, o pavilhão comporta uma moldura exterior e interior, alusivas a este processo migratório. As esquadrias de alumínio exteriores e interiores são construções fixas que representam fronteiras formais. Entre elas, uma moldura de tubos de néon multiplicados horizontalmente sugere a sensação da diáspora e do "estar no meio".

Nasce uma narrativa filosófico-espacial da localidade transcendente. O conceito de transcendência implica cruzar uma fronteira que separa duas esferas diferentes. Além disso, a transcendência geralmente se refere a uma experiência do mundo exterior além do reino físico. Para indivíduos que vivem em migração ou refugiados, a impossibilidade de retornar à sua Pátria por tempo indeterminado causa profunda cesura em suas vidas. Eles estão fisicamente presentes na terra Anfitriã, mas sua presença emocional ainda não chegou totalmente. O "estado intermediário" que essas pessoas estão experimentando: entre limites, entre casas e entre fases, é a principal exploração do Pavilhão de Kosovo na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 4 de 5
Cortesia do Pavilhão Kosovo

Transcendent Locality discute como o planejamento urbano pode responder a essas condições imateriais para criar resiliência urbana e cidades habitáveis. Sob o tema deste ano: “O Laboratório do Futuro”, com curadoria de Lesley Lokko, muitos outros países apresentaram seus pavilhões abordando temas semelhantes. No Pavilhão Suíço, “Vizinhos” explora as relações territoriais entre o Pavilhão Suíço e seu vizinho venezuelano. Da mesma forma, no Pavilhão Britânico, “Dançando Diante da Lua”, aborda um fenômeno arquitetônico intangível, com foco em pessoas, comunidades e rituais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão Nacional de Kosovo explora transcendência migratória na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023" [The National Pavilion of Kosovo Explores Migratory Transcendence at the 2023 Venice Architecture Biennale] 31 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998599/pavilhao-nacional-de-kosovo-explora-transcendencia-migratoria-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.