"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023

Muitos colaboradores em todo o mundo começaram a enviar propostas de pavilhão, todos lidando com o tema O Laboratório do Futuro da a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. Este ano, o Pavilhão Britânico terá a curadoria de Jayden Ali, Joseph Henry, Meneesha Kellay e Sumitra Upham. A exposição Dançando Diante da Lua exibirá várias instalações que incluem novas criações de seis arquitetos e artistas.

"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 2 de 20"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 3 de 20"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 4 de 20"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 5 de 20Dançando Diante da Lua: British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Mais Imagens+ 15

"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 11 de 20
Jayden Ali - Thunder and Şimşek, British Pavilion 2023. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council

"Dancing Before the Moon" é uma exploração do fenômeno arquitetônico intangível. Ela desconstrói nossa compreensão do ambiente construído, colocando o foco nas pessoas, comunidades, rituais, práticas sociais e costumes cotidianos. O Pavilhão rejeita a compreensão preconcebida da arquitetura que está enraizada em edifícios e estruturas econômicas, concentrando-se em refletir como as pessoas usam e ocupam o espaço. Ele oferece uma perspectiva alternativa de como as culturas se relacionam coletivamente com a terra e a geografia e como as comunidades cooperam para manter o espaço por meio de atividades sociais e produtivas.

"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 3 de 20
Mac Collins – Runout, British Pavilion 2023. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council

Na entrada do Pavilhão, os visitantes encontrarão uma instalação externa cinematográfica de tamanho considerável, projetada por Jayden Ali, e um filme produzido pelos curadores e colaboradores será exibido no salão principal, destacando o papel crucial que os rituais desempenham na reflexão dos costumes e valores comunitários das pessoas que vivem no Reino Unido. Dentro do pavilhão, cinco artistas e arquitetos do Reino Unido exibirão objetos com foco em práticas comunitárias que impactam o espaço. A exposição explorará meios como performance, artesanato e documentário – tudo através da estrutura do ambiente construído e como ele é inerentemente moldado pelas pessoas. Essas diferentes práticas serão destacadas ainda mais por meio da interdisciplinaridade, com arquitetos, urbanistas, artistas sonoros e escritores que fazem a curadoria da mostra.

Afinal, há uma razão para que algumas pessoas desejem colonizar a lua e outras dancem diante dela como uma velha conhecida. James Baldwin

"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 2 de 20
Sandra Poulson - Sãbao Azul e Água, British Pavilion 2023. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council

O British Council, uma instituição especializada em oportunidades culturais e educacionais internacionais, é responsável pelo Pavilhão Britânico nas Exposições Internacionais de Arte e Arquitetura organizadas pela La Biennale di Venezia desde 1937. O objetivo do conselho é criar espaços para conversas significativas que desafiam e influenciam o futuro do ambiente construído. A instituição tem sido responsável por convidar nomes como Zaha Hadid, Richard Rogers e Normal Foster para mostrar seus trabalhos nas exposições anuais de arquitetura. Em 2012, a organização iniciou as convocatórias através de chamada aberta, incentivando os curadores a utilizarem a plataforma como um espaço de exploração e pesquisa.

"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 18 de 20
Yussef Agbo-Ola - Muluku_ 6 Bone Temple, British Pavilion 2023. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council
"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 16 de 20
Shawanda Corbett - A healing is coming, British Pavilion 2023,. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council
"Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 14 de 20
Madhav Kidao – Bardo, British Pavilion 2023. Image © Taran Wilkhu, Courtesy of the British Council

Ao desdobrar a relação entre pessoas e espaços, o Pavilhão do Reino Unido visa abordar o tema abrangente da Bienal de Veneza, "O Laboratório do Futuro", com curadoria de Lesley Lokko. Muitos outros países anunciaram recentemente seus projetos curatoriais, como o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, intitulado "Aridamente Abundante ", que explora a abundância e novas formas de habitar os ambientes áridos, ou o Pavilhão Italiano, apresentando “Todos Pertencem a Todos que fornece um retrato original da arquitetura italiana em um contexto internacional. Da mesma forma, em "Infraestrutura utópica: a quadra campesina de basquete", o Pavilhão Mexicano desconstrói a socialização, o debate e as brincadeiras dentro da estrutura espacial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. ""Dançando Diante da Lua": British Council anuncia pavilhão para a Bienal de Veneza de 2023" ["Dancing Before the Moon" : British Council Announces Pavilion for the 2023 Venice Biennale] 08 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997346/dancando-diante-da-lua-british-council-anuncia-pavilhao-para-a-bienal-de-veneza-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.