Anunciado o projeto vencedor para o Pavilhão do México na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Por meio de comunicado, o Instituto Nacional de Belas Artes e Letras (Inbal) anunciou a proposta selecionada que representará o México na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023. A seleção contou com 44 equipes inscritas e 14 projetos apresentados. A proposta selecionada leva o nome de Infraestrutura utópica: a quadra campesina de basquete e é composta pelos seguintes participantes:

Rodrigo Escandón Cesarman participa como representante do escritório com sede na Cidade do México, APRDELESP, que ficará a cargo das tarefas de arquitetura, urbanismo e logística. Por sua vez, Mariana Botey será responsável pela expografia e pelo projeto teórico decolonial; Sergio Galaz conduzirá a parte sociológica e Antonio Turok desenvolverá a pesquisa de campo e documental. Por outro lado, Sam Law se encarregará da abordagem antropológica, Fabien Capello do design do mobiliário, emilio + erandi ficará a cargo do design gráfico, a Rádio Nopal da transmissão e, por fim, Mariana Botey, Salvador Amores e Pablo Escoto Luna se encarregarão da cinematografia.

Na chamada pública, divulgada em 2 de dezembro de 2022, arquitetos mexicanos foram convidados a participar e apresentar suas propostas nas quais foi alcançado um resultado espacial vinculado às diretrizes indicadas pela arquiteta ganesa-escocesa Lesley Lokko, nomeada para esta Bienal de Veneza como diretora artística e curadora, levantando o tema "O laboratório do futuro".

O júri foi integrado por Elena Tudela, Maya Segarra, Mariana Munguía, Juan Ignacio del Cueto e Lucina Jiménez López, diretora geral do Instituto Nacional de Belas Artes e Letras (Inbal), que analisaram as propostas recebidas. A avaliação foi realizada com o intuito de selecionar um projeto que representasse o México na referida Bienal de Arquitetura, com base nas seguintes considerações e premissas: participação coletiva inclusiva; diversidade cultural; técnica e material; visibilidade de lugares e territórios de identidade; projeto e construção ambiental, cultural e social, na qual a memória e a história de quem habita são incorporadas e valorizadas; e, por fim, viabilidade de produção no espaço destinado ao Pavilhão do México no Arsenal de Veneza.

O conceito baseia-se em uma quadra de basquete como um laboratório de pesquisa, além da temática esportiva, um espaço temporário de socialização para jogar, debater, trabalhar, conviver, etc. Criatividade, diversão e diálogo em um espaço reconhecido em ambientes urbanos e rurais.

Para mais informação visite INBAL.

Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Anunciado o projeto vencedor para o Pavilhão do México na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023" [Se anuncian los resultados de la convocatoria para el Pabellón de México en la 18 Bienal de Arquitectura de Venecia 2023] 01 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997047/anunciado-o-projeto-vencedor-para-o-pavilhao-do-mexico-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.