Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos

Áridamente Abundante é o título da pesquisa que será exibida no Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. O Pavilhão tem curadoria de Faysal Tabbarah, Reitor Associado e Professor de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura, Arte e Design da Universidade Americana de Sharjah. A exposição explora possibilidades arquitetônicas em, com e para paisagens áridas.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 2 de 8Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 3 de 8Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 4 de 8Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 5 de 8Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Mais Imagens+ 3

O tema da bienal deste ano é O Laboratório do Futuro, com curadoria geral da arquiteta, pesquisadora, educadora e romancista Lesley Lokko. Alinhado com isso, o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos irá explorar como práticas tecnológicas futuras e contemporâneas podem ser integradas ao ambiente construído para paisagens como dunas, uádis, planaltos desérticos e planícies costeiras.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 7 de 8
Cortesia do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos - La Biennale di Venezia

O pavilhão será transformado em um reflexo desses tipos de terreno. O ambiente terá qualidades espaciais, materiais e tácteis de ambientes áridos. Estes se tornarão o cenário para as diferentes simulações arquitetônicas que investigam maneiras futuras de construir em, com e para esses contextos.

As três áreas que serão exploradas na exposição são:

  1. Construção na aridez: como práticas baseadas na terra podem ser combinadas com tecnologias contemporâneas para reagir aos desafios criados pelas condições de aridez.
  2. Construção com aridez: quais materiais que emergem dessas paisagens podem começar a construir ambientes contextualmente válidos e sustentáveis.
  3. Construção para a aridez: um chamado para todas as práticas arquitetônicas explorarem os recursos e e o conhecimento incorporado nessas paisagens. Esta área se concentra em como o futuro do ambiente construído pode influenciar esses fatores críticos para construir o futuro como resultado da crise climática.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 4 de 8
Cortesia do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos - La Biennale di Venezia

O curador mencionou especificamente que esta pesquisa é uma iniciativa colaborativa para entender como os Emirados Árabes Unidos e quaisquer outras nações com crises climáticas semelhantes podem começar a contornar isso no futuro. O objetivo da exposição no cenário da Biennale Architettura é ter um discurso aberto e uma troca de ideias que criem soluções para o futuro.

Acompanhando a exposição, há uma publicação, chamada de travelogue. Ele servirá como um guia para fundamentar o conceito: explorar a aridez e destacá-la da escassez. Além disso, orienta a aridez como uma condição dinâmica que pode ser uma identidade compartilhada ou um estado de espírito. A publicação experimentará estilos como ficção, poesia, ensaios científicos, histórias de viagens e fotografia, com os Emirados Árabes Unidos como o principal estudo de caso para a base da aridez. O livro é co-editado por Faysal Tabbarah, o curador, e Meitha Almazrooei, Ph.D. estudante de História, Teoria e Crítica da Arquitetura no Massachusetts Institute of Technology, graduado pela Columbia University e fundador da WTD Magazine.

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos - Imagem 8 de 8
Cortesia do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos - La Biennale di Venezia

Abundantemente Árido será apresentado na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia, de 20 de maio a 26 de novembro de 2023. O Pavilhão Italiano, “Todos Pertencem a Todos” também será exibido na Bienal de Veneza de 2023. O Pavilhão da Romênia também anunciou recentemente sua exposição, explorando as inovações tecnológicas do passado e como elas podem ser aplicadas no futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza explora a abundância em ambientes áridos" [UAE Pavilion at the Venice Biennale Explores Abundance in Arid Environments] 23 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996636/pavilhao-dos-emirados-arabes-unidos-na-bienal-de-veneza-explora-a-abundancia-em-ambientes-aridos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.