Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital

Você pode imaginar poder prototipar uma peça de mobiliário com o toque de um botão e testá-la em apenas algumas horas? Isso pode se tornar uma prática comum mais cedo do que podemos pensar. Alimentado pela inovação material, automação e tecnologia de ponta, uma nova era está surgindo; onde a impressão 3D abre um mundo de possibilidades criativas que transcendem os limites do design tradicional. Sim, móveis ainda são produzidos em massa usando os métodos convencionais - moldagem, corte, dobras -, mas a impressão 3D continua a romper com os aspectos tradicionais da indústria. À medida que a tecnologia revolucionária evolui e se torna mais acessível, isso desencadeou um nível incomparável de expressão e eficiência criativas. O conceito é simples: um design digital é criado usando o software de modelagem 3D e, em seguida, impresso, camada por camada, na forma de um objeto físico, dando vida a geometrias complexas. É um tipo totalmente novo de artesania digital.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 2 de 28Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 3 de 28Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 4 de 28Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 5 de 28Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Mais Imagens+ 23

A impressão 3D simplifica e reduz o custo de projetar móveis. Rapidamente e com grande precisão, é possível testar vários protótipos e desenvolver peças personalizadas que não são restringidas pelo gosto convencional. Arquitetos e designers têm a liberdade de experimentar novas formas e estilos, geralmente resultando em projetos intrincados que são impossíveis de produzir com moldes tradicionais. Ao mesmo tempo, métodos de fabricação aditiva abrem a porta para processos de produção mais sustentáveis: eles podem usar materiais reciclados; as peças de móveis podem ser produzidas em pequenas quantidades ou sob demanda, o que reduz o desperdício; e a capacidade de criar arquivos digitais remotamente e fabricar localmente pode reduzir as emissões de carbono cortando transporte de longo curso.

Para inspirar arquitetos, designers e interessados a se aprofundarem no mundo dos móveis impressos em 3D, abaixo apresentamos uma seleção de designs que despertam interesse. Explorando diferentes materiais, estéticas e processos criativos, eles fornecem um vislumbre do vasto potencial da tecnologia de impressão 3D na arquitetura contemporânea.

Gradient Furniture Collection por Philipp Aduatz & incremental3d

Gradient Furniture Collection evidencia uma série de objetos funcionais inspirados na beleza da estética matemática e gradientes de cores. A coleção possui bancos, cadeiras e vasos desenvolvidos usando um processo avançado de impressão tridimensional de concreto, que envolve a adição de corante ao material à medida que ele passa pelo bico. Isso se traduz em um esquema de cores fascinante graduado que não poderia ter sido alcançado através dos métodos tradicionais de tingimento.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 7 de 28
Gradient Furniture Collection by Philipp Aduatz & incremental3d. Image © Paris Tsitsos

Private Commission por Philipp Aduatz & incremental3d

Incluindo dois sofás grandes, duas cadeiras e um banco de 7,3 metros de comprimento, esta série é uma extensa comissão de móveis personalizados para um cliente particular. As peças independentes são feitas de concreto impresso em 3D, com base no cimento branco para permanecerem permanentemente ao ar livre. Como o concreto geralmente requer armaduras, Aduatz desenvolveu uma estratégia semi-automática personalizada usando uma combinação de hastes de fibra de vidro e materiais têxteis de carbono que foram integrados perfeitamente ao design e provaram ser eficazes e ter alto desempenho.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 9 de 28
Private Commission by Philipp Aduatz for Kara Mann. Image © Paris Tsitsos

Primavera por NYXO Studio

Evocando o mundo floral e a circularidade das estações, a estética fluida dessas mesas de café esculturais é o resultado de uma nova tecnologia material. Formas orgânicas e sinuosas "são combinadas com uma regularidade geométrica para simbolizar a regeneração de ciclos naturais, lembrando o material sustentável usado para as mesas", diz o NYXO Studio. Criado a partir de bioplásico de espuma leve impressa em 3D (PLA), os padrões de cada peça evoluem com a altura, tornando-se mais complexos e coloridos da base ao topo.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 11 de 28
Primavera by NYXO Studio. Image © Kamel Bitar

Desert por NYXO Studio

Para a Desert Collection, os designers foram inspirados nas dunas fósseis do deserto de Abu Dhabi. A camada da impressão 3D cria a mesa da mesma maneira que a camada da areia ao longo do tempo cria fósseis, replicando a textura da areia do deserto. Impresso em espuma PLA - derivado de fontes orgânicas renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar -, a geometria ousada se torna uma prova das possibilidades criativas oferecidas pelos métodos de fabricação aditiva.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 12 de 28
Desert by NYXO Studio. Image © Kamel Bitar

Second Nature Series por The New Raw para Blue Cycle

A segunda série de móveis é modelada após as formas e texturas da vida marinha e criada digitalmente a partir de plástico marinho reciclado. Dando uma segunda vida a redes fantasmas despejadas no oceano, os desenhos impressos em 3D - incluindo vasos, bancos e cadeiras - são 100% circulares e vêm em uma variedade de designs e cores. O objetivo é promover a sustentabilidade e conectar os usuários a um grande problema ambiental, usando a inovação tecnológica e cultural para repensar um ecossistema onde o plástico marinho é a nova matéria-prima para uma nova economia.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 13 de 28
Second Nature Series by The New Raw for Blue Cycle. Image © Alina Lefa

Ermis por The New Raw

Seguindo uma abordagem de desperdício zero, o assento monolítico da cadeira Ermis é caracterizado por linhas simples e ergonômicas. É criado roboticamente com uma única linha plástica em espiral que segue a geometria e cria uma textura gráfica exclusiva em sua superfície, usando materiais mínimos. As cadeiras impressas em 3D são feitas a partir dos próprios resíduos, transformando-os em objetos duráveis, de alta qualidade e única que podem ser reutilizados várias vezes até chegarem ao seu fim de vida.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 15 de 28
Ermis Chair by The New Raw. Image Courtesy of The New Raw

Bow por Zaha Hadid Architects para Nagami

Juntamente com a Rise Chair, a Bow Chair é o mais recente exemplo do compromisso de Zaha Hadid Architects em ultrapassar os limites da impressão 3D e da experimentação material. A cadeira se inspira nas estruturas normalmente encontradas na natureza e as solidifica em espuma. Com seus intrincados padrões espaciais e gradientes de cores, a cadeira transcende a definição típica de móveis, demonstrando como o design imaginativo pode levar os mobiliários a novos patamares.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 17 de 28
Bow by Zaha Hadid Architects for Nagami. Image © Angel Fernandez Nuñez

Robotica TM por Ross Lovegrove para Nagami

Atuando como um banco alto, mesa, escultura independente ou o que quer que o usuário precise, a cadeira Robotica TM toma forma na convergência de dois campos: botânica e robótica. O braço robótico de dispensação de polímeros permite uma deposição vertical, subindo para fora ou para dentro para criar gradualmente a forma. Assim, o design combina a programação natural na natureza com a programação robótica para criar um produto multifuncional feito de PLA.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 19 de 28
Robotica TM by Ross Lovegrove for Nagami. Image Courtesy of Nagami

Mawj Chair por MEAN para Nagami

Mawj - palavra árabe para “onda, ondulado, nítido ou ondulado” - é um nome que reflete o conceito por trás desse design. Usando materiais mínimos, a cadeira Mawj investiga as possibilidades de impressão 3D robótica para produzir móveis sob medida. Baseada em uma forma contínua, é impressa de lado com uma espessura de apenas 6 mm, usando polímeros plásticos avançados. Lembrando o Mar da Arábia, os padrões ondulados da superfície verde auxiliam na rigidez estrutural da cadeira, além de garantir a praticidade, o conforto e uma estética atraente.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 21 de 28
Mawj Chair by MEAN for Nagami. Image © Luis Filipe

Kelp Collection por Interesting Times Gang

Em um esforço para impedir que acabem no oceano, a Times Gang usa redes de pesca recicladas em um material inovador usado para a cadeira de Kelp impressa em 3D - nomeada após as florestas de algas que desaparecem afetadas pela poluição marinha. Com uma geometria inspirada nas linhas e silhuetas encontradas na vegetação do oceano, o projeto circular combina redes de pesca recicladas com fibra de madeira, introduzindo uma nova visão do que pode ser alcançado com móveis impressos em larga escala em 3D feitos de resíduos reciclados.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 23 de 28
Kelp Collection by Interesting Times Gang. Image © Matilda Kurtson Bellman

CORAIL por Antoine Fritsch & Vivien Durisotti para Roche Bobois

A mesa de jantar corail possui uma base de concreto impressa em 3D com paredes que suportam um tampo de vidro temperado. Embora a forma ondulada seja uma reminiscência de fungos encontrados em árvores, colônias de recifes de coral ou conchas gigantes, sua forma e textura são totalmente personalizáveis. A Roche Bobois desenvolveu um software inovador que os clientes podem usar em casa ou com um consultor na loja para ajudar a criar o objeto. O "código" resultante alimenta a impressora 3D, criando designs completamente exclusivos que atendem às necessidades específicas dos usuários.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 25 de 28
CORAIL Dining Table by Antoine Fritsch & Vivien Durisotti for Roche Bobois. Image © Flavien Carlod and Baptiste Le Quiniou

Reform Lounge Chair por Reform Design Lab

Transmitindo uma expressão inovadora, porém orgânica, a Reform Lounge Chair transmite a beleza da natureza. O design escultural e ousado é feito inteiramente de um biocompósito à base de madeira criado com tecnologia 3D, tornando sustentável produzir, usar e reciclar. A arte e a tecnologia se fundem em peças de alta qualidade que são confortáveis, duráveis e adequadas para uso interno e externo - tudo pensado em direção à produção circular de móveis sustentáveis.

Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital - Imagem 27 de 28
Reform Lounge Chair Black by Reform Design Lab. Image Courtesy of Reform Design Lab

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Mobiliários impressos em 3D: 12 designs que exploram a artesania digital" [3D Printed Furniture: 12 Designs That Explore Digital Craftsmanship] 01 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997708/mobiliarios-impressos-em-3d-12-designs-que-exploram-a-artesania-digital> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.