O que é necessário para um bom subúrbio?

Os subúrbios experimentaram uma espécie de renascimento na última década. Durante a pandemia de Covid-19, as pessoas fugiram dos núcleos urbanos em busca de espaços abertos e equipamentos descentralizados. Para algumas pessoas, a palavra “subúrbio” remete à imagens de gramados bem cuidados e fileiras de casas idênticas, mas o que torna um subúrbio bem-sucedido pode ter mais em comum com as cidades do que se imagina.

É importante entender o que é um subúrbio e como ele pode ser definido. Em 2017, o HUD e o U.S. Census Bureau entrevistaram mais de 75.000 pessoas que foram solicitadas a definir se seus bairros eram rurais, suburbanos ou urbanos. Dessa população, 21% afirmaram residir em área rural, 27% afirmaram residir em área urbana e 52% identificaram-se como residentes de bairros suburbanos. Curiosamente, quando a pesquisa foi repetida três anos depois, muitas pessoas afirmaram estar morando nos subúrbios, quando na verdade suas casas foram identificadas como estando dentro dos limites urbanos. No entanto, a definição mais amplamente aceita de subúrbios descreve as áreas do pós-guerra com edifícios e habitações de baixa densidade. Essas áreas ficam além do perímetro de uma cidade e são em grande parte residenciais.

O que é necessário para um bom subúrbio? - Imagem 2 de 4
© Jimmy Conover via Unsplash

A maneira como pensamos em subúrbios versus cidades costuma ser uma abordagem polarizada. De um lado estão as pessoas que preferem morar em arranha-céus urbanos com 400 apartamentos versus aquelas que moram em residências unifamiliares nos subúrbios. Embora um não seja necessariamente melhor do que o outro, a maneira como enquadramos esses estilos de vida, especialmente como pensamos sobre densidade e acessibilidade em nossos subúrbios, moldará como eles se misturam. Quando os residentes dos subúrbios ouvem que seus bairros estão se adensando, muitas vezes pensam que isso significa que as coisas pelas quais lutaram, incluindo segurança, amplas condições de vida e acessibilidade, desaparecerão. Mas, quando bem projetados, certos elementos podem contribuir para áreas suburbanas bem-sucedidas.

A primeira coisa a considerar é como as cidades são capazes de comercializar a ideia de proximidade com sucesso. Se você mora em um lugar como a cidade de Nova York, é fácil ter muitas de suas atividades e necessidades diárias a uma distância de 15 minutos a pé. Tudo o que você pode querer parece próximo, mas este não é necessariamente o caso dos subúrbios que foram historicamente projetados. Dada a dependência de carros, uma mercearia, uma escola e um escritório podem facilmente estar a mais de 15 minutos de carro. Ao reconsiderar o que as pessoas realmente precisam e como isso afeta suas vidas cotidianas, faz sentido construir certos usos próximos de outros para que um subúrbio possa se tornar mais bem-sucedido. É possível morar em uma casa, caminhar até o parque e também caminhar até um café, tudo sem a agitação da vida na cidade.

O que é necessário para um bom subúrbio? - Imagem 3 de 4
Brooklyn Bridge Park in Columbus, Ohio. Imagem via Dublin Bridge Park

Uma questão a qual permite que as cidades ofereçam proximidade é como elas são organizadas. A navegação pelas cidades costuma ser mais fácil, especialmente em locais planejados com base em redes viárias previsíveis. Os subúrbios geralmente não seguem esse tipo de organização e apresentam becos sem saída sinuosos, vias principais e sistemas rodoviários. Todas essas ruas têm estradas adicionais que se conectam, fazendo com que os lugares pareçam ainda mais distantes. Subúrbios bem-sucedidos também estabelecem um senso de lugar. As cidades, devido à sua densidade, conseguem ter características identificáveis em cada bairro. Elas adaptam sua própria personalidade, de uma forma que os subúrbios muitas vezes lutam para fazer. Ao criar seus próprios centros urbanos e núcleos, os subúrbios podem gerar epicentros de comunidade e comércio.

Muitas vezes nos concentramos em discussões sobre como podemos planejar cidades melhores e densificar determinadas áreas. Talvez seja hora de reconsiderarmos como definimos os subúrbios e os planejamos de forma a aproveitar as melhores qualidades das áreas urbanas e aplicá-las aos subúrbios. O futuro se assenta numa mistura das características que levam as pessoas a procurarem mais espaço e sossego e a proximidade e facilidade de ter tudo a uma curta distância.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "O que é necessário para um bom subúrbio?" [What Makes a Good Suburb?] 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996211/o-que-e-necessario-para-um-bom-suburbio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.