Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague

Através de sua nova culinária nórdica, a cena gastronômica em Copenhague vem crescendo em popularidade e se tornando um grande atrativo para habitantes e visitantes. A sua gastronomia enraizada e sazonal, bem como os seus conceitos tradicionais de convívio, tornam qualquer experiência gastronômica na cidade uma experiência holística, uma vez que está ligada aos produtos e, claro, ao ambiente. Uma refeição agradável, naquela que é uma das cidades mais alegres do mundo, requer um lugar, um projeto e planejamento específicos que alimentem atividades comunitárias e de lazer. Esses espaços deverão se tornar ainda mais cobiçados, já que Copenhague sediará o Congresso Mundial de Arquitetos UIA.

Isso também inclui perpetuar o famoso Hygge nórdico, em que o conforto e o convívio são fundamentais para o bem viver. Esta ideia aplica-se tanto ao seu plano urbanístico em desenvolvimento quanto na atenção aos espaços comunitários, incentivando atividades recreativas e de bem-estar. Nesse sentido, o setor gastronômico evoluiu a ponto de ser considerado no planejamento da cidade. É dada uma atenção tipológica própria para sensibilizar para a agricultura e preparação de alimentos sustentáveis e saudáveis, e também promover este setor que faz parte da cultura dinamarquesa.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 8 de 12
NOMA 2.0 / BIG. Imagem © Rasmus Hjortshõj

Restaurantes à beira-mar

O porto de Copenhague (incluindo Nordhavnen - porto norte, Sydhavnen - porto sul e Inderhavnen - porto interior) vem passando por mudanças nos últimos anos, recuperando e transformando esta zona, anteriormente industrial, em uma grande área recreativa e integrando-a em áreas urbanas. Uma ação notável foi a limpeza das águas para transformar a zona ribeirinha numa área de lazer acessível e repleta de atividades, desenvolvendo sobretudo as ligações entre as zonas portuárias (iates, áreas de banho, atrações…) através de veículos aquáticos elétricos, pontes pedonais, passarelas, ciclovias e todos os meios para chegar a esses espaços às vezes de difícil acesso. O cenário resultante inclui projetos de uso misto de todos os tamanhos e naturezas, sendo os espaços gastronômicos um deles.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 6 de 12
Restaurante Silo / Cobe. Imagem © Rasmus Hjortshõj

Com grandes arquitetos dinamarqueses assumindo a tarefa, muitas unidades residenciais, restaurantes, atividades esportivas e banhos de sol, etc. surgiram não só através de novas construções, mas também através de muitas intervenções de reutilização adaptativa ao longo das margens. A história industrial do porto é lembrada através da arquitetura, resultando em algumas configurações e designs muito interessantes para os muitos restaurantes em suas margens. Em projetos como O Silo, da Cobe, que abriga o Restaurante Silo, um dos maiores edifícios originais da área, que anteriormente era um silo de grãos e foi transformado em um edifício de uso misto (principalmente residencial). A estrutura de concreto de 17 andares é coroada pelo Restaurante Silo, todo em vidro, que oferece uma bela vista da cidade e do porto em constante mudança, com vista para o resto dos restaurantes à beira-mar e flutuantes.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 2 de 12
Restaurante Silo / Cobe. Imagem © Rasmus Hjortshõj

Mercados de comida de rua

Outra configuração que sustenta a cena gastronômica de Copenhague é a disponibilidade e criação de grandes áreas públicas que acomodam seus renomados e dinâmicos mercados de comida de rua. Esses mercados certamente podem ser praças públicas, pátios de instituições culturais ou comerciais e parques para o formato mais tradicional. Mas essas instâncias de intercâmbio alimentar e cultural estão sendo organizadas de muitas outras maneiras, utilizando alguns espaços intermediários, como áreas e vagas de estacionamento adjacentes a estações de trem, ao longo de passagens ou sob pontes. Enquanto isso, as faixas de pedestres e ciclovias projetadas de maneira inteligente e os meios de se locomover pelo pequeno centro da cidade facilitam a experiência de comida de rua em Copenhague (Reffen, Torvehallerne, BaneGaarden, The Bridge Street Kitchen, Tivoli Food Hall). Um desses espaços é o Værftets Madmarked que fica perto do Museu Marítimo Nacional Dinamarquês, do BIG, do Culture Yard e do Castelo de Kronborg, patrimônio mundial da UNESCO, em Elsinore, uma cidade vizinha que fica a uma viagem de trem curta de Copenhague. O espaço com temática marítima, que antigamente era o estaleiro Elsinore, sugere um ambiente descontraído com seus tetos altos forrados com materiais de navegação e barcos antigos.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 4 de 12
Museu Marítimo Nacional Dinamarquês / BIG. Imagem © Rasmus Hjortshõj

Restaurantes orgânicos e agricultura urbana

A agricultura orgânica urbana e a preparação de alimentos são, de fato, outra configuração que se encontra em Copenhague. O uso de coberturas, em particular as verdes, e a regeneração dos espaços ribeirinhos, utilizando sistemas de irrigação e recursos naturais para o cultivo de colheitas sazonais, são características de alguns dos mais notáveis restaurantes da cidade. O GRO eatery, por exemplo, é uma fazenda e restaurante em uma cobertura que oferece refeições orgânicas em um ambiente mais familiar e informal, com uma única mesa em uma estufa e ingredientes vindos diretamente de fora. O Noma 2.0, do BIG, é outro exemplo de transparência culinária e uso de ingredientes orgânicos/sazonais.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 12 de 12
ØsterGRO. Imagem © Giuseppe Liverino

Por meio dessas pequenas injeções urbanas, esses espaços únicos, mas importantes, promovem as ideias de agricultura e abastecimento seguro e sustentável na comunidade. Eles exemplificam uma consideração essencial para o futuro através desses ambientes acessíveis ao público, não apenas em termos de saúde, mas também educando sobre consciência e adaptabilidade agrícola sustentável e sazonal. Assim, na maioria desses casos, o consumidor está envolvido e se aproximando do processo de cultivo e preparo da comida.

Imaginado como uma vila com horta e culinária íntima, os hóspedes são convidados a experimentar um novo menu e filosofia que redefinirão o Noma nos próximos anos.

 Fællesspisning

O Fællesspisning (alimentação comunitária) é uma situação muito interessante onde a gastronomia ativa espaços comunitários. A ideia principal é reunir as pessoas para uma refeição; tradicionalmente, isso teria sido o centro da cidade, um conselho, ou algo semelhante. Hoje em dia, existem muitos restaurantes e centros comunitários que acolhem o Fællesspisning. Então haverá uma apropriação do espaço, não importa qual seja inicialmente, e através de uma grande mesa comum ou banquete, haverá troca de culturas, saberes e conhecimento através da alimentação; assim como no espaço Ku.BE do MVRDV, em Frederiksberg. Embora possa parecer um local improvável, além de hospedar todos os tipos de atividades para uma refeição farta, desde ioga e parkour a exposições de arte, shows etc. Uma vez por semana é o dia do fællesspisning no KU.BE, e as mesas do café são movidas em longas filas e as pessoas se reúnem para uma refeição saudável.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 11 de 12
Ku.Be House of Culture in Movement / MVRDV + ADEPT. Imagem © Adam Mørk

Parece haver um belo paralelismo entre a cena gastronômica da cidade e seu desenvolvimento urbano recente. Há um respeito definido pela história da comida e convívio dinamarquês (Hygge), assim como pelos marcos anteriores e pelo passado industrial das áreas portuárias. A isto junta-se a aplicação de novas cozinhas experimentais, que se refletem no seu urbanismo com a exploração e utilização de tecnologias inovadoras e intervenções urbanísticas e arquitetónicas. Mas o mais importante é que o conforto e o bem-estar do consumidor ou do habitante da cidade são alguns dos grandes objetivos, e eles estão sendo alcançados através de meios sustentáveis, seja com a agricultura biológica e a gastronomia sazonal, seja através de iniciativas urbanas, como a limpeza das águas portuárias, promoção do deslocamento com bicicletas, maior integração de novas ciclovias, parques urbanos, novas áreas residenciais ou espaços públicos inclusivos.

Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague - Imagem 7 de 12
NOMA 2.0 / BIG. Imagem © Rasmus Hjortshõj

Para mais informações e dicas sobre a cidade, acesse VisitCopenhagen.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "Como a gastronomia ativa espaços comunitários em Copenhague" [How Gastronomy Activates Community Spaces Across Copenhagen] 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995807/como-a-gastronomia-ativa-espacos-comunitarios-em-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.