Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso

Através da exposição “Search History” (Histórico de busca) no Museu MAXXI em Roma, Lara Lesmes e Fredrik Hellberg, diretores do estúdio de arquitetura e arte Space Popular, se propuseram a explorar a obra de Also Rossi e traduzir suas noções de “fato urbano” e “ cidade análoga” ao mundo virtual. A instalação é uma reflexão sobre a proliferação de plataformas do metaverso e o conceito de urbanismo virtual. A exposição está na quinta edição da Studio Visit, uma parceria entre a Alcantara e o MAXXI Museo nazionale delle arti del XXI secolo, que desafia os designers a propor uma reinterpretação pessoal das obras dos mestres das MAXXI Architecture Collections.

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 2 de 34Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 3 de 34Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 4 de 34Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 5 de 34Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Mais Imagens+ 29

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 28 de 34
© Matthew Blunderfield

Search History é ao mesmo tempo um objeto, um limiar e um ambiente. Em seus estágios intermediários, é uma paisagem abstrata de camadas. Ela reflete sobre como Rossi idealiza o edifício como uma entidade que absorve, registra e reproduz a história da cidade em si. – Space Popular

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 25 de 34
© Matthew Blunderfield

O terreno virtual está começando a se desenvolver com a recriação de modelos de mercado imobiliário existentes que vendem terras virtuais. O Studio Popular quer propor uma nova abordagem, baseada numa perspetiva cívica. Segundo eles, a “Internet Imersiva”, termo que usam para o metaverso, deve ser construída e gerenciada coletivamente. Ela também deve se posicionar para aproveitar ao máximo os conceitos específicos dos ambientes online, como navegação, favoritos, teletransporte e a mudança no entendimento da privacidade.

Para entender melhor essas perspectivas, eles se voltam para a obra de Aldo Rossi, especificamente para “a arquitetura da cidade”. Lá, Rossi apresenta e abraça uma experiência subjetiva. Ele apresenta a cidade como uma sequência de experiências espaciais que, embora únicas para cada indivíduo, permanecem como um “fato universal e necessário”. Essa teoria se presta facilmente à noção de metaverso e à maneira como navegamos nas plataformas online.

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 15 de 34
© MAXXI

A Space Popular se desafiou a apresentar ambientes virtuais por meio de poucos ou nenhum meio digital. A exposição Search History apresenta a experiência de transitar pelos domínios digitais na Internet Imersiva por meio de uma homenagem a Aldo Rossi. Uma estrutura de múltiplas camadas se adapta ao ritmo de uma paisagem sonora original composta pela dupla espanhola de música San Jeronimo. No movimento contínuo, as lâminas têxteis criam uma arquitetura mutante cujo movimento cria novas paisagens e abre perspectivas.

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 26 de 34
© Matthew Blunderfield

Assim como nas edições anteriores do Studio Visit, a obra da Space Popular passará a integrar o acervo permanente da MAXXI Architecture. No ano passado, o Museu MAXXI celebrou as mulheres na arquitetura por meio de uma exposição que documentou o papel transformador das arquitetas na evolução da profissão ao longo do último século.

Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso - Imagem 13 de 34
Space Popular 2022 - Search History. Imagem © Space Popular

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Space Popular adapta os conceitos de urbanismo de Aldo Rossi ao metaverso" [Space Popular Adapts Aldo Rossi’s Concepts of Urbanism to the Virtual Realms of the Metaverse] 20 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995234/space-popular-adapta-os-conceitos-de-urbanismo-de-aldo-rossi-ao-metaverso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.