O Airbnb contribui com a crise imobiliária?

Quando o Airbnb começou, há quase 15 anos, oferecia uma solução inovadora para reservar estadias de curta duração sem complicações. Ao alugar um quarto vago ou um apartamento inteiro, era oferecida uma alternativa aos modos tradicionais de reservar hotéis, muitas vezes superfaturados e lotados. O Airbnb agora enfrenta muitas críticas à medida que cresceu rapidamente, oferecendo centenas de milhares de estadias em todo o mundo. Entretanto, não escapou de passar por experiências negativas. Agora, planejadores e formuladores de políticas estão começando a ver os efeitos da abundância de anúncios do Airbnb e como isso afeta uma crescente crise imobiliária.

Os investidores que constroem impérios de aluguel do Airbnb tornaram-se cada vez mais populares na última década. Especialmente nos dias atuais, já que as pessoas estão voltando a viajar normalmente, os Airbnbs têm sido uma opção popular e têm desempenhado um papel significativo no mercado de aluguel de curto prazo. Em 2020, nos Estados Unidos, a compra de casas de veraneio superou o crescimento das vendas de casas existentes em mais de 40% em relação a 2019. Os proprietários estão vendo os benefícios de comprar essas casas e alugá-las com altas margens de lucro. Proprietários oportunistas podem pagar suas hipotecas em apenas alguns dias, apenas alugando suas casas para visitantes. No entanto, isso contribuiu em partes para a escassez de moradias que afetou o mundo, elevando os preços dos aluguéis em quase todas as grandes cidades. Essa correlação entre o aumento de casas que servem apenas como Airbnbs e o aumento das taxas de aluguel foi chamada de “Efeito Airbnb”.

O Airbnb contribui com a crise imobiliária? - Imagem 4 de 4
via AirDNA

Além da falta de aluguéis de longo prazo que poderiam atender melhor aos residentes, houve uma desaceleração significativa na construção de novos projetos habitacionais devido a problemas na cadeia de suprimentos global e condições de financiamento desfavoráveis. Leis de zoneamento excludentes que determinam os tipos de moradias de baixa densidade que podem ser construídas também contribuíram para a escassez de moradias. Enquanto algumas cidades começaram a impor leis sobre aluguéis de curto prazo, especialmente em lugares como a cidade de Nova York, que já relatou ter mais anúncios do Airbnb do que apartamentos vagos no mercado.

O Airbnb contribui com a crise imobiliária? - Imagem 3 de 4
© Kaley Overstreet

Outro relatório, publicado em 2016, estimou que, devido à quantidade esmagadora de anúncios do Airbnb, os nova-iorquinos estavam pagando mais de US $600 milhões em aluguel anual adicional devido ao aumento do custo do aluguel. Embora os Airbnbs certamente gerem alguns ganhos econômicos, especialmente em cidades que dependem fortemente do turismo, a maior parte da receita vai para um grupo desproporcionalmente pequeno de proprietários. O Inside Airbnb estima que cerca de um quarto dos anfitriões gerem cerca de dois terços das listagens. Além disso, o estudo revelou que a maioria dos anúncios são apartamentos inteiros que foram transformados em hotéis improvisados, que são muito mais rentáveis quando comparado a alugar o imóvel pelo preço de mercado. Proprietários menores não são os únicos a entrar na construção de impérios de aluguel de curto prazo. Grandes corporações e empresas de investimento imobiliário estão construindo suas próprias megacarteiras, investindo bilhões de dólares para criar holdings para seus ativos, apenas contribuindo ainda mais para o déficit habitacional.

O Airbnb contribui com a crise imobiliária? - Imagem 2 de 4
via Airbnb

Em todo o mundo, pessoas que procuram moradias acessíveis para alugar estão sendo repelidas pelo aumento dos aluguéis de curto prazo, incluindo Airbnbs. Na próxima década, espera-se que a construção não consiga atender à demanda por moradias populares, especialmente porque essas casas e apartamentos são retirados do mercado para serem usados ​​apenas como aluguel de temporada. Embora os aluguéis de curto prazo sejam um problema sério, isso levanta a questão de que, mesmo que a bolha econômica do Airbnb estoure amanhã, qual a garantia de que essas unidades se juntariam imediatamente ao estoque de moradias de longo prazo? Ou os Airbnbs sempre influenciaram a forma como administramos as moradias em nossas cidades? Há pontos negativos no Airbnbs, mas também há aspectos positivos. Ambos precisam ser considerados antes de decidirmos como lidar com eles.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "O Airbnb contribui com a crise imobiliária?" [Is Airbnb Contributing to the Housing Crisis?] 14 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993793/o-airbnb-contribui-com-a-crise-imobiliaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.