Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea

A história e a formação cultural das Filipinas estão refletidas na paisagem construída por todo o país, com suas estruturas e habitações que expressam várias influências das nações que ocupavam as ilhas.

Quando falamos sobre arquitetura e habitações filipinas, de modo geral, podemos pensar na primeira casa filipina conhecida: Bahay Kubo. A Bahay Kubo é uma pequena cabana composta por nipa, bambu e outros materiais regionais. Comumente, muitas pessoas ainda optam por adotar este tipo de habitação, que se modernizou com o passar do tempo e permanece como conceito em casas contemporâneas.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 2 de 13Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 3 de 13Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 4 de 13Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 5 de 13Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Mais Imagens+ 8

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 2 de 13
© SJ / Unsplash

Apesar dos avanços na tecnologia de construção, dos materiais e métodos construtivos, muitos proprietários ainda desejam manter elementos de design tradicional filipino em suas casas, fazendo escolhas conscientes para integrar no projeto o uso de materiais locais e peças que destacam o artesanato de características únicas de seus moradores. Neste artigo, falaremos sobre alguns materiais de origem local e usados pelos nativos que estão presentes ​​na arquitetura filipina até os dias de hoje.

Bambu

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 7 de 13
© James Lee / Unsplash

O uso do bambu como material de construção para usos internos e externos permanece tão relevante nos tempos atuais quanto quando a habitação predominante nas ilhas era a Bahay Kubo. As casas da província geralmente usavam o bambu como material para móveis, como estrados de cama, sofás e mesas, mostrando que, mesmo nas casas contemporâneas, o material resiste ao teste do tempo e é muito versátil.

Hoje, além de sua versatilidade para usos interiores, o foco na construção de casas com bambu está ressurgindo, pois as casas construídas com o material provaram ser mais seguras do que concreto e aço em condições climáticas extremas, como terremotos e tufões, eventos comuns nas Filipinas. Além do fator de durabilidade do bambu, há também uma grande recompensa que vem de materiais de origem local. Desde a interrupção econômica das cadeias de suprimentos durante a pandemia global, o valor da produção local e das cadeias de valor tem sido mais incentivado entre os consumidores.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 8 de 13
© Keriliwi / Unsplash

Nas Filipinas, várias empresas têm sido inflexíveis em aumentar a conscientização sobre a beleza do uso de bambu na construção de casas modernas. A Kawayan Collective agrega, processa e distribui bambu filipino como um material de construção sustentável, bonito e durável. Eles organizam a coleta e o tratamento de varas de bambu para construção e competem com blocos de cimento, aço e materiais de construção importados. Sua missão é elevar o bambu como um material de construção sustentável e durável para criar casas melhores para todos os filipinos.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 5 de 13
© Beth Macdonald / Unsplash

Abacá

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 13 de 13
© Julien Lanoy / Unsplash

Entre os muitos estilos de móveis de vime disponíveis hoje, o abaca pode ser aquele com o qual muitos não estão familiarizados. Abacá, também conhecido como cânhamo de Manila, é uma das 35 culturas de fibra do país e é considerada a “fibra natural mais forte do mundo”. As Filipinas são responsáveis ​​por fornecer 87,5% da demanda mundial de fibra de Abaca, sendo o fornecedor número 1 do mundo. Abacá tem grande importância econômica e é colhido por sua fibra forte e versátil que pode ser tecida em acessórios para casa e moda.

Inicialmente usado como material para fabricar cordas, o abacá entrou nas casas locais como um material durável, sustentável e prontamente disponível para móveis, com o qual os designers trabalham. Em sua coloração natural, os móveis de abacá exalam um ar exótico que é trazido à tona em ambientes internos inspirados nas ilhas. O abacá muitas vezes pode ser encontrado em resorts com o objetivo de manter uma sensação tradicional das ilhas, bem como casas de luxo.

Cascas de coco

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 6 de 13
© Zibik / Unsplash

As Filipinas são um dos maiores produtores de coco e produtos de coco do mundo e, a cada ano, cerca de 9 bilhões de cascas são queimadas ou descartadas, o que pode levar anos para se degradar naturalmente. A destruição contínua das florestas tropicais não apenas aumentou as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, mas a disponibilidade limitada de madeira também aumentou os preços das matérias-primas em meio à crescente demanda. Entretanto, existem até 21 milhões de toneladas de casca de coco não utilizada em todo o mundo.

Os laminados de casca de coco são frequentemente considerados do mesmo nível em qualidade e aparência das conchas turquesa ou do marfim. No entanto, mais recentemente, os laminados de casca de coco são usados ​​​​como material de construção. As fibras de casca de coco são usadas há mais de um século nas Filipinas, embora em escala local e pequena, envolvendo produtos como cordas, redes, tecidos e outros pequenos artefatos.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 11 de 13
Cortesia de Naturloop

Usando a casca do coco como matéria-prima, uma equipe de especialistas suíços e filipinos da Naturloop projetou o painel de fibra, apelidado de Cocoboard, que espera substituir o painel de fibra de média densidade normalmente usado em projetos habitacionais. Como a casca de coco é abundante nas Filipinas, o material de construção também é sustentável e acessível.

A Naturloop colaborou com a Fundação Hilti e Base Bahay em um empreendimento de habitação social para promover tecnologia alternativa na construção de habitação social nas Filipinas. Protótipos Cocoboard de baixa e média densidade foram testados como revestimento de paredes e painéis de teto em Tacloban, Filipinas. Depois de ser usado por um longo período, o desempenho dos painéis recebeu feedback positivo dos usuários e melhorias foram feitas desde então.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 12 de 13
Cortesia de Naturloop

Ratã

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 4 de 13
© Nicola Dreyer / Unsplash

Ratã é uma palmeira, de caule lenhoso e interior fibroso, encontrada nas florestas filipinas de dipterocarpus e distribuída por todo o país. Historicamente conhecido como cana de Malacca ou cana de Manila, o ratã é conhecido por ser flexível, durável e transmitir sensação de conforto, proporcionando um toque natural e tropical ao ambiente.

Sua versatilidade assume muitas formas curvas maravilhosas e sua cor clara e dourada pode facilmente iluminar uma sala ou ambiente externo. Como material, o ratã é leve, impermeável, fácil de mover e manusear, e capaz de suportar condições extremas de umidade e temperatura, com resistência natural a insetos. Devido a essas propriedades, os móveis de vime são adequados para ambientes internos e externos, especialmente quando utilizados em climas do Sudeste Asiático. Uma abundância de conjuntos de móveis feitos de naturais e sintéticos podem ser encontrados no mercado para atender a todas as preferências de design.

Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 10 de 13
© Deoconovo / Unsplash
Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea - Imagem 3 de 13
© Austin Nicomedez / Unsplash

Os materiais e métodos construtivos listados acima são apenas alguns exemplos de como podemos garantir que a arquitetura e o projeto da casa contemporânea continuem a prestar homenagem à sua antiga influência e a suas raízes. Em um país como as Filipinas, onde os avanços na construção estão sendo feitos em ritmo acelerado, especialmente nas áreas metropolitanas de Manila, não esqueçamos que o país já não era uma nação que empregava exclusivamente estruturas de concreto. Há sempre beleza em manter os toques da cultura filipina tradicional, não importa quão avançado o futuro da paisagem urbana do país possa parecer.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O que é uma boa arquitetura?, orgulhosamente apresentado pelo nosso primeiro livro: The ArchDaily Guide to Good Architecture. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Como as Filipinas estão usando materiais nativos e locais na arquitetura contemporânea" [The Use of Indigenous and Locally Sourced Materials in Philippines Architecture] 05 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989934/como-as-filipinas-estao-usando-materiais-nativos-e-locais-na-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.