Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático

Ao longo dos últimos anos, muitos arquitetos e arquitetas têm expressado seu compromisso para com o desenvolvimento de uma arquitetura mais ética e sustentável, apropriando-se amplamente de materiais locais e técnicas tradicionais de construção. Neste âmbito, muitos deles foram buscar inspiração em sistemas construtivos vernáculos e na própria cultura e identidade local, ressignificando antigas soluções em contextos contemporâneos.

Em nossa constante busca por materiais locais e ecológicos, onde quer que estivermos, sempre vamos nos deparar com um dos materiais mais conhecidos, sustentáveis e recorrentemente utilizados por diferentes povos e culturas ao redor do mundo: o ratã. Atualmente estima-se que quase setecentas milhões de pessoas fazem uso constante do ratã em suas atividades diárias, sendo que em muitos países do sudoeste asiático este material é até considerado um importante elemento da própria cultura e identidade local. Neste artigo, procuramos analisar as formas como arquitetos e arquitetas têm explorado este versátil material em seus projetos de arquitetura contemporânea.

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 2 de 22Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 3 de 22Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 4 de 22Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 5 de 22Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Mais Imagens+ 17

Acredita-se que o ratã seja o produto florestal mais explorado e utilizado no mundo depois da madeira. Ele pertence à família das palmeiras (Calamoideae) e suas hastes flexíveis variam entre 2,5 e 5 centímetros de diâmetro, podendo alcançar de 6 até 15 metros de comprimento. Quando atingem a maturidade, as hastes de ratã são cuidadosamente cortadas e retiradas das copas das palmeiras. Depois disso, o ramo é descascado e cortado em partes menores para facilitar o processamento e transporte. Além disso, ele cresce muito mais rapidamente que as árvores comuns e é mais fácil de se manusear e processar do que a madeira.

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 21 de 22
via Shutterstock by Widhibek

No entanto, a crescente procura pelo ratã no sudoeste da Ásia tem causado certa preocupação e até ameaçado as florestas nativas. O corte prematuro dos caules evita que a planta volte a brotar naturalmente, o que têm obrigado os produtores a incorporar materiais sintéticos para atender a crescente demanda pelo material. Além disso, o desmatamento das florestas de muitos países do sudoeste asiático está levando a uma escassez de produto no mercado mundial.

O ratã é um material leve, flexível, durável e de fácil manipulação—muitas vezes confundido com o vime, material também muito utilizado para a confecção de móveis. Diferentemente do ratã, o vime é um tipo de arbusto que acredita-se ter se originado no antigo Egito, enquanto o ratã é uma planta parecida com uma palmeira escandente de espécies originárias da Ásia, Austrália e África. Atualmente, a maior parte da produção mundial de ratã vem das Filipinas, da Malásia e do Sri Lanka.

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 19 de 22
Cortesia de nitton architects

No início do século 20, móveis de ratã se tornaram muito populares nos Estados Unidos, impulsionando a importação de produtos manufaturados das Filipinas. Amplamente utilizados em terraços e varandas, os móveis de ratã foram os grandes responsáveis pela gênese de um novo estilo de design no país chamado de “Tropical Deco”, o qual viria a se tornar uma tendência de design no mundo todo. Mais recentemente, os móveis de ratã voltaram com força total, sendo utilizados por arquitetos e designers de interiores em cadeiras, mesas, armários, luminárias e também divisórias, ressignificando este tradicional material em um contexto mais contemporâneo. Com características muito semelhantes ao bambu, principalmente no que diz respeito a arranjos de interiores e móveis, o ratã é um produto bastante ‘atemporal’ e versátil, podendo ser adaptado de diversas formas e em diferentes contextos.

Divisórias e painéis

Escritório 0219 GHTK / iplus Architecture

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 22 de 22
© Hoang Le

Screen Pavilion / Ray&Emilio Studio

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 6 de 22
© Yilong Zhao

JOHN ANTHONY / Linehouse

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 8 de 22
© Johnathon Leijonhufvud

A Gentle Abode / nitton architects

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 12 de 22
Cortesia de nitton architects

Forros

Ma's Kitchen / Chengdu Hummingbird Design Consultant Co., Ltd.

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 11 de 22
Cortesia de Chengdu Hummingbird Design Consultant Co., Ltd.

Hotel Odori / Nimara Architects

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 18 de 22
© Mario Wibowo

Pavilhão Jardim INBAR / Studio Cardenas Conscious Design

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 9 de 22
© Pan ZhenYu

Mobiliário

City Oasis Apartments / K.A Studio

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 7 de 22
© Hiroyuki Oki

Dream House / JINGU PHOENIX

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 13 de 22
© Ouyang Yun

Light & Shadow / Studio 10

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 15 de 22
© The Other Place

Armários

Lilong Modular / LUKSTUDIO

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 3 de 22
© Dirk Weiblen

H Dining / PHTAA Living Design

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 14 de 22
© Jinnawat

LAMAISON Hotel & Guesthouse / CBAG.Studio Architects

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 17 de 22
© Brigida Gonzalez

Rattan in Concrete Jungle Apartment / Absence from Island

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 5 de 22
© Chi, Ireen Sit

Luminárias

Light & Shadow / Studio 10

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 4 de 22
© Chao Zhang

Pizzaria 4P no Landmark 72 / ODDO architects

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 2 de 22
© Hoang Le

Fachada

THE-Studio - Edifício no Parque de Inovação de Gui'an / SUP Atelier

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 16 de 22
© Zhi Xia

Cilandak Stackhouse / Atelier Riri

Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático - Imagem 10 de 22
© William Sutanto

Fontes:

Descubra outros projetos que utilizam o ratã em seus interiores e móveis nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Materiais Locais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato conosco.

Este artigo é parte da nossa série do ArchDaily que procura por em evidência alguns dos principais projetos de nosso próprio banco de dados. Todos os meses, procuramos destacar como arquitetos e arquitetas estão utilizando antigas soluções e novos elementos, ressignificando materiais e técnicas tradicionais em projetos de arquitetura contemporânea. omo sempre, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você tem alguma ideia para compartilhar conosco ou já sabe quem você gostaria de ver nessa seção, preencha nosso formulário e envie suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático" [Southeast Asia's Woven Local Gem: 18 Projects that Explore the Versatility of Rattan] 16 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967237/rata-projetos-contemporaneos-que-usam-este-material-tradicional-do-sudeste-asiatico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.