Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia

Os filipinos acreditam que o homem e a mulher surgiram dos nós de uma haste de bambu. Os chineses veem a cana como um símbolo de sua cultura e valores, recitando “não há lugar para se viver sem bambu”. A planta é um símbolo de prosperidade no Japão e amizade na Índia. Junto com mitos e histórias, fortes estruturas feitas de bambu floresceram na Ásia pré-moderna. As formas construídas variaram nas paisagens em mudança dos países orientais, todas compartilhando um aspecto em comum - o respeito pelos ecossistemas naturais.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 2 de 8Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 3 de 8Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 4 de 8Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 5 de 8Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Mais Imagens+ 3

Na Ásia do século 21, as estruturas de bambu predominam, embora sejam incomuns quando comparadas a edifícios sintéticos. A planta é nativa de uma ampla gama de biótopos - das regiões tropicais quentes da Indonésia às montanhas frias do Tibete. Em toda a Ásia, o bambu se ofereceu como um material de construção viável devido à sua força, flexibilidade e disponibilidade. Agora, ele luta para competir com materiais feitos pelo homem, como cimento e aço, para atender às questões imediatas da urbanização.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 2 de 8
Coberturas e Pavilhões de Bambu / IILab. Imagem © Arch-Exist

O bambu fica para trás na lista de materiais futuristas devido à falta de consciência, noções culturais, limitações materiais e fatores econômicos. Ao contrário dos materiais fabricados, a planta cultivada naturalmente vem em uma variedade de formas e tamanhos, tornando difícil generalizar normas e padrões em torno dos métodos de construção. Códigos de construção restritivos e a incapacidade de classificar o material também dificultam a adoção do bambu. As técnicas de construção exigem habilidade, especialmente quando usadas em com aço, concreto ou vidro.

Com o discurso arquitetônico internacional destacando conceitos de sustentabilidade e materiais locais, o bambu está provando seu valor. Seus ativos mais fortes são o sequestro de carbono e a fitorremediação - processos que capturam a poluição do ar e limpam o solo contaminado. Os primeiros assentamentos de bambu asiáticos foram construídos em harmonia com os ecossistemas locais, resultando em um ambiente construído equilibrado. As estruturas contemporâneas de bambu são muitas vezes iniciadas por motivos estéticos, com a ecologia sendo uma vantagem adicional.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 6 de 8
Residência e Ateliê para Artesãos de Piyandeling / Realrich Architecture Workshop. Imagem © Eric Dinardi

A urbanização revelou desafios semelhantes em muitos países asiáticos. Suas cidades estão crescendo rapidamente, estimando-se que detenham 55% da população dos países até o ano de 2030. Gigantes populacionais como China, Índia, Bangladesh e Indonésia enfrentam a responsabilidade de desenvolver exponencialmente habitação e infraestrutura. Assim como no resto do mundo, os danos ambientais são o efeito colateral mais visível da proliferação da expansão urbana. Um desafio único para o Sul Global – que diz ainda mais respeito à Ásia – é a busca de redescoberta da identidade cultural na paisagem construída. As cidades asiáticas podem recorrer ao passado para resolver crises urbanas com tecnologias vernáculas e materiais locais.

O bambu - por meio de suas propriedades inerentes e adequação ao contexto - pode ajudar a resolver problemas decorrentes da urbanização. A capacidade de crescimento rápido e a produção contínua de novas superfícies foliares fazem do bambu uma escolha de material interessante para as cidades asiáticas em expansão. A planta pode ser colhida em 3 a 5 anos, enquanto as fontes tradicionais de madeira exigiriam 10 vezes mais tempo. No Nepal e em Bangladesh, as estruturas de bambu foram rapidamente erguidas e reproduzidas como abrigos para vítimas de desastres.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 3 de 8
Millenium Bridge / IBUKU. Imagem cortesia de IBUKU

O contexto asiático muitas vezes exige material acessível, juntamente com a construção alucinante. Forte, versátil e localmente disponível, o bambu é um material de construção prático e de baixo custo para a região. Uma alternativa mais econômica à madeira, com qualidades estruturais semelhantes, se não melhores. O bambu tem sido amplamente usado para moradias de baixo custo em locais em desenvolvimento e bairros economicamente mais vulneráveis na Ásia. O crescimento e a produção do bambu devolvem o poder às mãos das comunidades, muitas vezes criando economias circulares em torno de seus processos.

As cidades asiáticas estão enfrentando os maiores riscos de problemas ambientais, como poluição, calor extremo, mudanças climáticas e desastres naturais. Sendo um material de construção natural com poucos processos de refinamento, o bambu é ótimo para o planeta. Quanto mais é colhido, mais rápido cresce, fornecendo habitat para a vida selvagem, restaurando bacias hidrográficas e apoiando comunidades indígenas. O bambu é capaz de capturar e armazenar carbono atmosférico em seu estado sólido, dando-lhe uma pegada de carbono negativa. As plantações de bambu também ajudam a restaurar solos e terras degradadas.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 7 de 8
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

Existe uma lacuna no conhecimento vernacular quando se trata de arranha-céus, um estereótipo comum das cidades desenvolvidas. Estruturas altas fornecem uma maneira prática de descongestionar a expansão urbana, especialmente em cidades com grandes densidades demográficas como Mumbai, Manila, Tóquio e Pequim. Arranha-céus de bambu podem ser uma realidade usando o material em combinação com aço, concreto ou madeira.

As juntas da estrutura são as mais importantes para a segurança do edifício e muitas vezes são reforçadas com aço. A triangulação - o arranjo de hastes de bambu em triângulos para otimização estrutural - é outra técnica que permite que o mato se eleve ao céu. Experimentos com estruturas leves de bambu impressas em 3D abrem oportunidades para um uso mais amplo do material. Híbridos de bambu e concreto, e bambu e madeira, permitem maior resistência estrutural e utilidade, mantendo um ar tradicional e ecológico nos edifícios.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 4 de 8
Proposta da CRG Architects no Bamboo Skyscraper Competition. Imagem cortesia de CRG Architects
Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 8 de 8
Sombra Verde / AIRLAB. Imagem © Aurelia Chan

O maior papel do bambu como material de construção na Ásia é recuperar a identidade arquitetônica tradicional. Desde sempre, o bambu ocupou um lugar significativo no coração da cultura asiática. Para se parecer com as nações “desenvolvidas”, as cidades asiáticas tornaram-se ecos do mundo ocidental por abrigarem estruturas de vidro e aço, mais adequadas a ambientes frios. Há muito tempo o bambu é rotulado como uma “madeira de homem pobre” com base em ideias sobre inferioridade em relação às práticas indígenas e “não colonizadas”.

Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia - Imagem 5 de 8
Pavilhão The Arc na Green School / IBUKU. Imagem © Tommaso Riva

Um renascimento da arquitetura com bambu está em andamento na Ásia. É hora dos arquitetos asiáticos reinterpretarem o significado de “desenvolvido” e usarem o bambu para reivindicar seu lugar como importantes contribuintes para o mundo. Com a promoção de tecnologia avançada e experimentação na construção com bambu, estruturas experimentais podem ser encontradas em cidades asiáticas em crescimento. O material lembra aos asiáticos suas raízes e sua profunda conexão com o mundo natural, abrindo caminho para habitats humanos do futuro, avançados e sustentáveis.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Por que o bambu é o futuro da construção na Ásia" [Why Bamboo is the Future of Asian Construction] 04 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987368/por-que-o-bambu-e-o-futuro-da-construcao-na-asia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.