Protótipos de habitações temporárias de bambu por rOOtStudio

Em 2015, após o catastrófico terremoto no Nepal, Maria da Paz convidou João Boto Caeiro do RootStudio a projetar e construir uma habitação modelo no país. Usando materiais locais e acessíveis, construíram dois protótipos de bambu e divisórias leves, através de uma colaboração entre moradores e voluntários que vieram para a região.

Os protótipos respondem à necessidade de habitação que possa ser construída rapidamente com o objectivo de proporcionar independência e abrigo imediato, ao mesmo tempo que introduzem técnicas básicas de construção utilizando bambu e tijolos. Deste modo, elas oferecem um conjunto de ferramentas que permitem que as comunidades continuem construindo no futuro. 

Protótipos de habitações temporárias de bambu por rOOtStudio - Mais Imagens+ 15

Dos arquitetos: A estrutura é composta por uma base de quatro colunas de tijolo que apoiam uma treliça de bambu que suporta o telhado. A estrutura de bambu é coberta com hastes de junco e, em seguida, chapas de zinco.

Cortesía de rOOtstudio

O tijolo utilizado, tanto nas colunas como no piso são os restos recuperados dos edifícios destruídos pelo terremoto. O bambu também é colhido na região e tratado contra umidade e pragas no próprio canteiro de obras. 

Cortesía de rOOtstudio

A continuidade deste projeto reside na transmissão do processo de construção através do exemplo. A estrutura de bambu pode ser adaptada, ampliado ou mesmo construída em uma escala maior, já que faz uso de conexões básicas de bambu.

Modelo preliminar

Projetos futuros podem ser baseados nesses protótipos, expandindo-os e fornecendo exemplos para construções de outros tipos.

Desenhos preliminares
Estrutura final

Projeto: João Boto Caeiro & Maria da Paz Braga
Capacitação e desenho: rOOtstudio
Localização: Vila de Bistanguan, Chapagaun, Kathmandu, Nepal
Equipe de trabalho: Anna Perearnau, bablu Kc, Bruno Costa, Dharma Raj Thapa, Hunter Iz Back, Jose Batalha, Karla Purnama, Pedro Queirós, Lya Huerta, Neelima Basnet, Pierrot, Suman, Tania, Walmyr Freire, Ondrej Brany, Lourenço Macedo
Área: 24 m²
Ano: 2015
Fotografias: João Boto Caeiro & Maria la Paz Braga
Patrocínio: Nos Tambem somos Portugal _ Linda Sarandes 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Protótipos de habitações temporárias de bambu por rOOtStudio" [Prototipos de vivienda en bambú para Nepal, por rOOtStudio] 11 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870907/prototipos-de-habitacoes-temporarias-de-bambu-por-rootstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.