O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 1 de 17
© Woodify

Pablo van der Lugt é arquiteto, autor de livros e palestrante. Sua pesquisa enfoca o potencial de materiais como bambu e madeira engenheirada para o setor da construção civil e seus impactos positivos no mundo. “Ao longo de minha carreira profissional na universidade (incluindo minha pesquisa de doutorado sobre a pegada de carbono de bambu e madeira engenheirada) e na indústria, nos últimos 15 anos, descobri que há muitos conceitos errôneos sobre esses materiais que dificultam sua adoção em larga escala. Por esta razão, eu ‘traduzi’ minhas descobertas de pesquisa em dois livros contemporâneos para designers e arquitetos sobre o potencial do bambu: Booming Bamboo e madeira projetada: Tomorrow’s Timber. Eles visam dissipar esses mitos e mostrar o incrível potencial da última geração de materiais de construção de base biológica na necessária transição para um ambiente de construção circular, saudável e neutro em carbono. ” Recentemente, tivemos a oportunidade de conversar com ele sobre esses temas. Leia mais abaixo.

Eduardo Souza (ArchDaily): Conte-nos um pouco sobre o potencial inexplorado do bambu. Como você vê sua contribuição para um futuro mais sustentável?

Pablo van der Lugt: O bambu é um recurso incrivelmente interessante; cresce mais rápido do que qualquer outra planta / árvore (a quase 1 metro / dia, detém o recorde no Guinness Book de planta de crescimento mais rápido) e tem uma infinidade de usos (David Farrely no Book of Bamboo relata mais de 1500 usos), incluindo o recente desenvolvimento de papel de bambu, têxteis e, o mais importante para designers e arquitetos, produtos de construção adequados para muitas aplicações internas (pisos, paredes, tetos, móveis) e externas (decks, revestimentos, móveis de exterior, marcenaria).

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 6 de 17
© Guillaume Bonnefont

Existem mais de 1600 espécies de bambu, das quais as espécies de bambu gigante (até 30-40 metros de altura, diâmetros de 10-20 cm), como Guadua (América Latina), Asper e Moso (Sudeste Asiático), que são mais interessantes para produtos engenheirados de bambu. Além disso, vários bambus são muito adequados para reflorestamento, mesmo em terras muito degradadas. Em combinação com seu rápido crescimento, isso faz de vários bambus gigantes uma planta pioneira muito adequada para parar a erosão e restaurar os lençóis freáticos e a biodiversidade em terras devastadas. Claro que o cultivo do bambu nunca deve ser feito às custas das florestas nativas (veja a tragédia do óleo de palma), mas este não é o caso dos 40 milhões de hectares de bambu em todo o mundo (com só na China já mais de 7 milhões de hectares, sendo estendidos por meio de reflorestamento todo ano).

Como o bambu é na verdade uma espécie de grama gigante; a planta está interligada através das raízes e a cada ano novos caules brotam. Após 4-5 anos, os caules estão prontos para a colheita. À medida que crescem novos caules a cada ano, isso significa que as florestas de produção de bambu são colhidas como uma safra agrícola; todos os anos, cerca de 20-25% dos caules maduros são colhidos, acelerando o crescimento da planta-mãe. Isso significa que o bambu, por padrão, não é suscetível ao desmatamento (um corte raso significaria que a planta morre = sem renda estável para o agricultor).

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 13 de 17
The Arc at Green School / IBUKU. Image © Tommaso Riva

Por causa do rápido crescimento, o bambu também é um sequestrador de carbono muito bom, não apenas na própria floresta, mas certamente também nos muitos metros cúbicos de produtos de bambu que podem ser feitos a partir do alto rendimento anual da floresta. No caso de esses produtos serem usados em vez de materiais altamente intensivos em dióxido de carbono, muitas vezes não renováveis, como metais, plásticos ou cerâmicas, também são evitadas emissões de CO2. Ao todo, no caso de reflorestamento de pastagens degradadas com bambu gigante, o benefício total de CO2 pode ser superior a 1000 toneladas de CO2 por hectare (1,5 campos de futebol); veja aqui para mais informações.

Existem mais de 7 milhões de hectares de floresta de bambu na China - crescendo a cada ano em alguns pontos percentuais.

ES: O que é necessário para a adoção e aceitação do bambu como material de construção em todo o mundo? Existe alguma limitação quanto ao seu uso?

PvdL: Ampliando as aplicações arquitetônicas, existem duas opções básicas para o bambu.

Em primeiro lugar, o caule de bambu é um material de construção super ecológico (nenhum outro material de construção pode ser colhido, seco e usado diretamente como material de construção estrutural tão eficaz). Embora sua forma - e para climas ocidentais sua suscetibilidade a rachaduras - definitivamente apresentem desafios, arquitetos habilidosos podem usar a leveza e flexibilidade do caule para criar designs de contos de fadas de tirar o fôlego, como as estruturas do escritório Ibuku na Indonésia.

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 10 de 17
The Arc at Green School / IBUKU. Image © Tommaso Riva

Embora claramente muitas construções arquitetônicas de alta qualidade sejam possíveis com a haste do bambu, em certas regiões (por exemplo, América Latina) o bambu ainda é frequentemente considerado como "madeira de pobre", em particular quando aplicado em habitações de baixa renda.

Em segundo lugar, as placas, painéis e vigas de bambu projetadas possuem um vasto potencial como um material de acabamento muito duro, estável e estético para ambientes internos e externos.

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 8 de 17
© Lior Teitler

No entanto, cada haste de bambu é única, tornando mais difícil fornecer uma classificação de resistência para o bambu e fazendo com que ele atenda aos códigos de construção ocidentais.

Em menor medida, isso também se aplica ao bambu engenheirado; embora muito mais consistente em desempenho, o bambu projetado como material de construção e indústria é relativamente novo (os primeiros pisos de bambu foram inventados há cerca de 25 anos), o que significa que também não há sistemas de classificação claros que sigam os códigos de construção. Isso se aplica especialmente ao uso estrutural de bambu projetado, embora, caso a caso, algumas pequenas exceções sejam feitas; veja, por exemplo, a garagem solar de bambu da BMW:

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 4 de 17
Courtesy of Moso Studio

Isso limita o bambu engenheirado por enquanto como material de acabamento rígido, sustentável e bonito nos países ocidentais, o que o torna um encaixe perfeito com uma estrutura de apoio em madeira engenheirada.

ES: Mudando agora para a madeira engenheirada, como ela poderia impactar o setor da construção civil nos próximos anos?

PvdL: A conclusão é exatamente porque eu escolhi me especializar em madeira engenheirada. Com esta última geração de produtos de madeira - que podem ser pré-fabricados com base nas práticas do arquivo para a fábrica - edifícios de madeira de até 20 andares (o edifício de madeira mais alto do mundo é o edifício Mjorstarnet de 86 metros de altura na Noruega) podem ser construídos em períodos de tempo muito curtos, reduzindo o tempo de construção de até 50% em comparação com a construção tradicional. É claro que isso também se aplica a moradias isoladas com base na produção industrial.

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 14 de 17
Mjøstårnet The Tower of Lake Mjøsa / Voll Arkitekter. Image © Ricardo Foto

Como o material de origem é abetos e pinheiros de florestas geridas de forma sustentável disponíveis em abundância (por exemplo, na Europa, há um incremento líquido anual de estoque de madeira nas florestas de 200-300 milhões de m3 por ano), que armazenam carbono não apenas nas florestas (As florestas europeias mitigam cerca de 10% das emissões anuais de GEE da UE, o que pode aumentar para cerca de 23% até 2030 em caso de aumento das práticas de silvicultura inteligente para o clima), mas também no ambiente construído; embora substituindo materiais de construção tradicionais com alto uso intensivo de CO2 (veja a pegada de carbono de vários materiais de construção nesta perspicaz pirâmide de CO2), o benefício de CO2 no nível do edifício pode levar a mais de 5000 toneladas para um edifício de tamanho médio (equivalente a dirigir um carro 1000 voltas em torno da linha do Equador).

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 17 de 17
© Heutink Groep BV

ES: Além do fator de crise climática, existem outros, como circularidade e bem-estar, que os edifícios de madeira podem proporcionar. Você pode elaborar sobre isso?

PvdL: Circular é uma palavra da moda; todos os produtores de materiais hoje em dia afirmam ser circulares; no entanto, na prática, as taxas de reciclagem em todo o mundo estão abaixo de 9% (Relatório de lacuna de circularidade), sem material secundário suficiente para atender à demanda.

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 3 de 17
© Tomorrow’s Timber (MaterialDistrict)

A construção com materiais de base biológica de fontes geridas de forma sustentável tem uma circularidade dupla; devido ao peso leve e fácil trabalhabilidade, os edifícios de madeira engenheirada podem ser construídos com conexões secas desmontáveis ​​(em vez de fundição de concreto) que merecem uma segunda vida de alto nível, pois os elementos de madeira manterão seu valor e desempenho técnico. Apenas em uma terceira ou quarta vida, os elementos podem ser lascados para a produção de materiais de painel, o tempo todo retendo o carbono armazenado no material (também conhecido como Carbono Armazenado na Construção - uma métrica de financiamento climática interessante desenvolvida pela Climate Cleanup e banco ASN). Existem muitos projetos interessantes desenhados para serem desmontados dessa maneira, tanto de alto nível (veja o escritório do banco Triodos) quanto de baixo custo (veja a escola modular Epos em Rotterdam). Isso é circularidade simples. A madeira engenheirada é duplamente circular devido ao fato de que durante o tempo de vida de várias madeiras (> 100 anos, portanto definindo-a como armazenamento permanente de carbono de acordo com as diretrizes do IPCC), as árvores de fibra longa cresceram pelo menos 2 vezes em florestas manejadas de forma sustentável fornecer um excedente de material utilizável para muitas aplicações (além da construção também papel, têxtil, energia, bioquímica, etc).

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 16 de 17
© Luuk Karmer fotografie

Além desse efeito positivo da construção em madeira engenheirada, a aplicação visível de materiais naturais, incluindo bambu e madeira, se encaixa muito bem nas práticas de design biofílico, mostrando maior produtividade e bem-estar (níveis mais baixos de estresse) por parte dos usuários - este é um novo campo de pesquisa, que pode ter enormes implicações para a adaptação de edifícios de escritórios, educacionais, residenciais e até mesmo de saúde. Para vencer a guerra contra o talento, as grandes empresas multinacionais optam cada vez mais por construções e equipamentos de base biológica.

ES: Como a madeira e os materiais orgânicos podem ajudar na crise climática que enfrentamos?

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 5 de 17
© BMW South-Africa

PvdL: Há 3 alavancas relacionadas com a crise climática que a cadeia de valor de base biológica (madeira, bambu e outras fibras renováveis, como linho, cânhamo, junco, etc.) combinada pode ajudar a mitigar: reflorestamento / florestamento (ao mesmo tempo que evita o desmatamento tropical), carbono armazenado na construção , e substituição de materiais fósseis. Se feito em grande escala (por exemplo, 90% de edifícios de base biológica em 2050 em vez de materiais fósseis em cidades globais), isso pode levar a um benefício climático de 100 Gt (ainda excluindo carbono em novas florestas), quase 15% da redução necessária para atender ao limite de 1,5 graus.

O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt - Imagem 15 de 17
Het Epos School / SeARCH. Image © Ossip van Duivenbode

Definir essas condições requer liderança local, como mostrado pelo governo francês (50% de uso de base biológica em edifícios públicos até 2023) e a região metropolitana de Amsterdã se comprometendo com 20% da construção de madeira em 2025.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "O potencial do bambu e da madeira engenheirada para a indústria da construção: entrevista com Pablo van der Lugt" [The Potential of Bamboo and Mass Timber for the Construction Industry: An Interview with Pablo van der Lugt ] 11 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972319/o-potencial-do-bambu-e-da-madeira-engenheirada-para-a-industria-da-construcao-entrevista-com-pablo-van-der-lugt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.