Como o Renascimento influenciou a arquitetura

Após um período prolongado de escassez cultural e intelectual conhecido como Idade das Trevas, a Europa precisava urgentemente de um renascimento. Um desejo crescente de estudar e imitar a própria natureza começou a surgir, com uma vontade descobrir e explorar o mundo. Entre 1400-1600, a Europa testemunhou um renascimento das belas artes, da pintura, da escultura e da arquitetura.

Antes do alvorecer do Renascimento, a Europa era dominada pela arquitetura gótica, ornamentada e assimétrica. O período inaugurou uma nova era da arquitetura após uma fase da arte gótica, com o surgimento do “Humanismo”: a ideia de dar muita importância à essência do individualismo e minimizar os temas religiosos. O efeito do Humanismo incluiu o surgimento da figura individual, maior realismo e atenção aos detalhes.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 2 de 12Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 3 de 12Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 4 de 12Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 6 de 12Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Mais Imagens+ 7

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 7 de 12
The Ancient Pantheon, Rome / Emperor Hadrian . Image Courtesy of Phil Whitehouse / Flickr

A Florença do século XV viveu, então, um período de grande prosperidade e marcou o início do estilo renascentista na arquitetura. Aqui começou o renascimento, de fato, com o incentivo dos Médici que queriam conscientemente reviver uma era de ouro, iniciando um fascínio pelas artes e pelo aprendizado clássico. De Florença, sua influência se espalhou para o resto da Itália e depois para a Europa Ocidental.

O renascimento desse aprendizado clássico buscou a influência dos edifícios simétricos e de proporções geométricas da Roma e da Grécia clássicas. Características predominantemente arquitetônicas como colunas, arcos plenos, arranjos das colunas, vergas e cúpulas.

Fillippo Brunelleschi (1377-1446) é considerado o arquiteto símbolo do renascimento e projetou a cúpula do primeiro edifício deste período: a Catthedrale di Santa Maria del Fiore (catedral de Florença). A catedral permaneceu inacabada por dois séculos, até que Brunelleschi projetou a maior cúpula de alvenaria do mundo, financiado pelos Medici. Os elementos góticos da catedral foram mantidos e a solução apresentada por Brunelleschi tem influência das grandes cúpulas da Roma Antiga, como a do Panteão.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 11 de 12
Catthedrale di Santa Maria del Fiore, Florence / Filippo Brunelleschi. Image © Petar Milosevic

Construída sem o uso de cimbramento ou de andaimes, a cúpula representa uma compreensão das leis da matemática e da física em seu design. Brunelleschi propôs a construção de duas cúpulas, uma cúpula interna com pedras na horizontal e aros que reforçam a cúpula octogonal da camada de cima. Além disso, Brunelleschi desenvolveu um novo padrão de espinha de peixe que permitiu que a alvenaria se auto suportasse enquanto era erguida. Uma cúpula dessa magnitude e técnica nunca havia sido construída antes e ainda é considerada um marco na história da engenharia.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 10 de 12
Catthedrale di Santa Maria del Fiore, Florence / Dome Interior . Image Courtesy of Peter K Burian / WikiCommons CC BY-SA 4.0
Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 2 de 12
Maquete de madeira da cúpula de Brunelleschi. Imagem © Antonio Quattrone

Outra peça chave no desenvolvimento da arquitetura renascentista foi Leon Battista Alberti (1402-1472), teórico e projetista humanista, cujo livro sobre arquitetura 'De re Aedificatoria' foi o primeiro trabalho formal arquitetônico escrito do renascimento. Sua obra inclui o Palazzo Rucellai e a fachada da igreja de Santa Maria Novella na Florença do século XV, ambos fortemente influenciados pela arquitetura dos antigos e correspondiam à nova visão individualista do homem.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 3 de 12
Santa Maria Novella, Florence . Imagem cortesia de Commonists / WikiCommons CC BY-SA 4.0

O Palazzo Rucellai (1446-51) contempla as características da arquitetura renascentista, fazendo uso de pilastras e entablamentos proporcionais entre si e seguindo as ordens clássicas. A incorporação de diferentes ordens clássicas cria um efeito semelhante ao do Coliseu, a estrutura das obras renascentistas tornam-se mais elegantes que as de aspecto de forte militar, usadas até então.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 8 de 12
Palazzo Rucellai, Florence / Leon Battista Alberti . Image Courtesy of Morphart Creation / Shutterstock

Os arquitetos durante esse período foram influenciados pelas ordens romanas de colunas: as toscanas, jônicas, coríntias, compósitas e dóricas. Essas ordens eram estruturais ou decorativas, usadas como um sistema integrado. A cúpula também se tornou popular após o sucesso do Brunelleschi, um recurso muito raro durante a Idade Média. Após sua construção, Donato Bramante projetou a Basílica de São Pedro em Roma e o recurso se tornou um elemento indispensável na arquitetura das igrejas renascentistas, permanecendo popular na transição para o período barroco.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 6 de 12
Basilica di San Pietro, Vatican / Principally Donato Bramante, Michelangelo, Carlo Maderno and Gian Lorenzo Bernini . Image Courtesy of Alvesgaspar / WikiCommons CC BY-SA 4.0

A essência do individualismo foi criada, expressando o interesse em criar interiores espaçosos e bem iluminados, refletindo a filosofia do Humanismo. A chegada da tecnologia da impressão colocou a teoria arquitetônica no centro das atenções. A arquitetura não era mais apenas prática; era assunto para discussão teórica não apenas por arquitetos, mas pelos patronos, agora. Andrea Palladio (1508-1580) publicou 'l Quattro Libri Dell'architetura' em 1570 (traduzido como Os Quatro Livros da Arquitetura). Muitos acreditam que a distribuição desta impressão foi responsável por espalhar as ideias do Renascimento por toda a Europa.

O surgimento do renascimento em Florença, na Itália, ecoou por toda a Europa Ocidental, passando a existir na Inglaterra, Boêmia, Espanha, Portugal, Hungria etc. Suas próprias variantes se materializaram a partir de elementos de estilos góticos. O renascimento revolucionou a forma como a arquitetura era percebida, como uma arte e ciência que deveria ser estudada através da teoria arquitetônica. A arquitetura tornou-se mais cativada pelo design feito para o usuário, em vez de apenas para fins simbólicos ou religiosos. A ascensão do Humanismo mudou nossa forma de projetar e continua a influenciar projetos até hoje.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 12 de 12
The Tempietto, Rome / Donato Bramante . Image Courtesy of Space Odissey / Flickr / WikiCommons CC BY-SA 2.0

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Estética. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 5 de 12
Palazzo Massimo alle Colonne, Rome / Baldassare Tommaso Peruzzi. Image Courtesy of Jensens / WikiCommons

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 4 de 12
Royal Summer Palace, Prague / Paolo della Stella. Image Courtesy of Øyvind Holmstad / WikiCommons CC BY-SA 3.0

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Imagem 9 de 12
Hardwick Hall, Derbyshire / Robert Smythson. Image Courtesy of WikiCommons CC BY-SA 3.0

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leete, Rebecca Ildikó. "Como o Renascimento influenciou a arquitetura" [How the Renaissance Influenced Architecture ] 24 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979584/como-o-renascimento-influenciou-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.