Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas

Embora as mulheres constituam metade da população, elas não são igualmente representadas quando imaginam, planejam, projetam e constroem o ambiente construído em todo o mundo. Prosperando para reequilibrar as forças e fechar a lacuna da desigualdade de gênero, o mundo está se movendo lentamente, mas seguramente para um futuro mais diversificado, equitativo e inclusivo. Olhando para 2021, este ano viu a seleção de Lesley Lokko como curadora da Bienal de Veneza 2023, Anne Lacaton ganhando com seu parceiro Jean-Philippe Vassal o Prêmio Pritzker 2021, a 6ª mulher a receber o prêmio, e o Museu MAXXI celebrando o papel transformador das arquitetas na evolução da profissão ao longo do último século.

O Dia Internacional da Mulher 2022, segundo a ONU, está centrado na “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, com foco nas mulheres envolvidas na construção de um futuro sustentável, enquanto a plataforma oficial de 8 de março concentra seus esforços em quebrar o preconceito e eliminar a discriminação. Reconhecendo a cada dia a força feminina que molda o ambiente construído, neste ano, o ArchDaily, por outro lado, voltou-se para seu público global, buscando informações para lançar luz sobre ainda mais mulheres arquitetas, dos quatro cantos do mundo. Sempre tentando alcançar novos domínios, esta seleção de 25 profissionais busca ajustar a narrativa histórica, destacando as pioneiras do campo, apresentar profissionais estabelecidas moldando o mundo em que vivemos e compartilhar perfis de ativistas e acadêmicas envolvidas na mudança.

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 2 de 22Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 3 de 22Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 4 de 22Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 5 de 22Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Mais Imagens+ 17

Continue lendo para descobrir figuras femininas indicadas por nossos leitores, divididas em três subcategorias: As pioneiras, as profissionais estabelecidas, as ativistas e acadêmicas. Para mais informações sobre Mulheres na Arquitetura, confira o artigo índice, a tag Mulheres na Arquitetura, a colaboração com Arquitetas Invisíveis, e encontre mais nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.

As pioneiras

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 17 de 22
Working group in the shed during the construction of Flamengo Park: Lota Macedo Soares, Magu Leão, Burle Marx and Jorge Moreira. Image Courtesy of Divulgação/16-8-1965 / CPDoc JB; Under Fair Use
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 3 de 22
Cachaça Museum / Jô Vasconcellos. Image © Junia Mortimer

Lilla Hansen

Noruega

Lilla Hansen foi a primeira mulher arquiteta na Noruega. Desde a criação de seu escritório de arquitetura em 1912, ela projetou muitas vilas, hospitais e acomodações estudantis para mulheres. Seu famoso trabalho inclui a Casa de férias em Nesøya em Asker para médico norueguês e professor de pediatria Theodor Frølich, e Trosterudveien 10 em Oslo para Lil e Nils Roede.

Rosa Grena Kliass

Brasil

Nascida em 1932 em São Roque, Estado de São Paulo, Rosa Grena Kliass é sem dúvida uma das arquitetas paisagistas mais influentes da história brasileira. Formada pela Universidade de São Paulo nos anos 50, Kliass é responsável por uma ampla gama de publicações sobre paisagismo que ajudaram a abrir caminho para as gerações mais jovens. Entre seus projetos mais famosos estão o projeto paisagístico da Avenida Paulista em São Paulo, o projeto urbano do Vale do Anhangabaú, na mesma cidade, e o projeto paisagístico do Parque do Abaeté, em Salvador.

Svetlana Kana Radević

Montenegro

Radovic é uma arquiteta iugoslava que é creditada como a primeira arquiteta montenegrina mulher. Sua experiência profissional foi adquirida em Paris, Moscou e Japão, o que influenciou sua abordagem estilística. Sua seleção de materiais e processo de fusão das estruturas com o ambiente externo tornaram seu estilo bastante único entre os outros da indústria da época, marcando o movimento Moderno em Montenegro e definindo um padrão na arquitetura. Ela é a vencedora mais jovem, a única vencedora feminina e a única arquiteta montenegrina a ganhar o prêmio federal Borba de arquitetura em 1968.

Lota de Macedo Soares

Brasil

Lota de Macedo Soares nasceu em Paris em 1910 e foi uma arquiteta paisagista e urbanista brasileira autodidata, uma das responsáveis pelo projeto do Parque do Flamengo no Rio de Janeiro. Também trabalhou em conjunto com outros arquitetos brasileiros para desenvolver projetos residenciais, como a Casa Samambaia, junto com Sérgio Bernardes.

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 16 de 22
Hotel Podgorica in the Montenegrin capital, built in 1967. Image Courtesy of APSS Institute
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 18 de 22
Brasília Airport by Rosa Grena Kliass. Image © L.F. Landscape 2015 Por 42i

Jelisaveta Načić

Sérvia

Uma arquiteta modernista sérvia conhecida por projetar o "Museu de Arte Contemporânea" de Belgrado e o "Museu 21 de Outubro" de Kragujevac. Seus projetos mais proeminentes foram a construção de fábricas e hospitais. Ela trabalhou na construção da fábrica de viscose em Loznica, projetou o refeitório dos trabalhadores em Obrenovac, um hospital de tuberculose em Prizren, armazenamento de frutas nas proximidades de Tetovo, uma loja de departamentos em Bečej e co-projetou a zona industrial em Pribo.

Montserrat Palmer

Chile

Palmer é uma arquiteta, designer, professora, pesquisadora e editora. Ela é considerada a voz de autoridade na cultura arquitetônica do Chile entre o final do século XX e o início do século XXI, devido a seus debates disciplinares sobre arquitetura e trabalho como editora-chefe das Ediciones ARQ. Seu trabalho na revista colocou a arquitetura e os arquitetos chilenos em destaque, sendo a primeira revista em espanhol a ser credenciada com a categoria ISI.

Wenche Selmer

Noruega

Considerada como uma das pioneiras na arquitetura norueguesa, a linguagem de Selmer se destaca na arquitetura de madeira, através de suas cabines e casas que foram inspiradas pela natureza e projetadas para não se sobrepor ou dominar, mas sim se misturar com a paisagem natural. Sua arquitetura combinou tradições locais de construção com conveniências modernas, evocando a Noruega em todas as suas paisagens pitorescas e o pragmatismo escandinavo.

Jô Vasconcellos

Brasil

Maria Josefina de Vasconcellos, mais conhecida como Jô Vasconcellos, nasceu em Belo Horizonte em 1947 e se formou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1971. Na década de 1980 fazia parte do grupo "3 Arquitetos", juntamente com Éolo Maia e Sylvio de Podestá, cuja produção foi caracterizada por uma evidente aproximação à arquitetura pós-moderna internacional. Jô Vasconcellos trabalha nas áreas de arquitetura, paisagismo e urbanismo, e atualmente é diretora da Jô Vasconcellos Arquitetos Associados, responsável por projetos como o Museu da Cachaça e o Estação de Cultura Presidente Itamar Franco.

Marina Waissman

Argentina

Marina Waissman (1920-1997) estudou arquitetura na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) em 1944. Sua produção teórica na arquitetura analisa os problemas da América Latina e propõe ferramentas adequadas para entender este contexto.

As profissionais estabelecidas

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 8 de 22
JUSTINIEN 38 by Simone Kosremelli. Image via Simone Kosremelli; Under Fair Use
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 15 de 22
Doreen Adengo (right) leads a guided tour of the “African Modernism: Architecture of Independence” exhibition in her hometown of Kampala. Image credit: Tony Musiimwe. Image Courtesy of Yale University; Under Fair Use

Doreen Adengo

Uganda

Doreen é uma arquiteta registrada nos Estados Unidos e em Uganda. Após concluir seus estudos de graduação e pós-graduação na Universidade Católica (Bacharelado em Arquitetura) e Yale (Mestrado em Arquitetura), respectivamente, ela trabalhou para escritórios em Londres, Washington DC e Nova York. Atualmente baseada em Kampala, ela fundou a Adengo Architecture em 2015. A prática de Doreen vai desde o design de móveis e edifícios, até a pesquisa e advocacia voltada para as escalas urbana e regional. Ela ajudou a produzir exposições e oficinas explorando o urbanismo e a arquitetura ugandesa no Goethe-Zentrum Kampala e no Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique. Ela também lecionou na The New School and Pratt Institute em Nova York, a Escola Superior de Arquitetura da Universidade de Johannesburg, e atualmente leciona na Uganda Martyrs University.

Beatrice Jullien

França

Nascida em 10 de novembro de 1960, ex-residente da Villa Medici, Béatrice Jullien também é graduada pela Associação de Arquitetura de Londres e possui mestrado em história e teoria da arquitetura. Ela leciona nas Escolas Nacionais de Arquitetura desde 1996, em Lille e depois em Paris Belleville. Ela publicou The Villa Pietrangeli (Éd. de l'Imprimeur, 1994), uma investigação sobre uma casa desaparecida, assim como vários estudos e pesquisas sobre a história da arquitetura. Ela faz parte do duo frenak + jullien architectes.

Kalliope Kontozoglou 

Grécia

Kalliope Kontozoglou estudou arquitetura no Polytechnic of Central London (Universidade de Westminster) sob a tutela de David Greene e em 1981 obteve seu Diploma em Arquitetura pela Architectural Association, tendo frequentado o ateliê de Dalibor Vesely. Ao retornar a Atenas, ela cooperou com T. Spanomarides e I. Zahariades durante um ano antes de montar seu próprio escritório sob o nome de Axis Mundi. Em 2003 ela fundiu seu escritório com A. & B. Stylianides e K. Sionis formando a 3SK Architects, a prática venceu o concurso de projeto arquitetônico de 2003 para transformar a cervejaria FIX de Atenas no Museu Nacional de Arte Contemporânea. Desde 2010 ela trabalha como freelancer na Grécia e no exterior.

Simone Kosremelli

Líbano

Arquiteta e urbanista, Simone Kosremelli fundou seu estúdio em 1981. Em seu trabalho, ela se apropria de técnicas de arquitetura vernacular utilizando o mesmo vocabulário arquitetônico de maneira moderna, adotando materiais de construção locais, respeitando a natureza e as pessoas que vivem nas proximidades de suas construções. Como professora de desenho arquitetônico, ela compartilha com seus alunos a paixão pelo refinamento da disciplina, respeitando seus futuros usuários.

Anna Liu

Taiwan, EUA

Nascida em Taiwan e criada nos EUA, Liu é uma arquiteta com mais de 15 anos de experiência em arquitetura, arte e paisagem, com trabalhos realizados em Taiwan, Japão, China, EUA e Reino Unido. Ela começou sua carreira na Rocco Design e na Arup Associates em Hong Kong, depois em Londres e Manchester. Seu escritório Tonkin Liu, que ela co-fundou com Mike Tonkin, explora padrões na natureza e no organismo humano, e já ganhou 20 prêmios RIBA.

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 13 de 22
Completion of the construction of Milenija Marušić's Cerak vineyard. Image Courtesy of MoMA; Under Fair Use
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 9 de 22
My First School / Biome Environmental Solutions. Image © Vivek Muthuramalingam

Milenija Marušić

Sérvia

Marušić é considerada uma das mais proeminentes arquitetas sérvias. Formada pelo Valjevo Gymnasium e na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Belgrado, foi projetista e assessora estrutural do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Sérvia, assim como membro da Academia de Arquitetura da Sérvia e da Seção de Arquitetura da ULUPUDS, sendo delegada da Câmara de Engenharia por dois mandatos. Entre suas muitas realizações, ela co-projetou um dos mais proeminentes conjuntos habitacionais da Sérvia: Cerak Vinogradi (construído em 1978-1985), que foi declarado um bem cultural da República da Sérvia em 2019.

Ingrid Taillandier 

França

Arquiteta desde 2000, Ingrid Taillandier muito rapidamente se concentrou em três atividades: a prática da arquitetura, a escrita e o ensino. Ela é formada pela Escola de Arquitetura Paris-Belleville e tem mestrado pela Universidade de Columbia, em Nova York. Entre o novo mundo e o velho continente, a francesa desenvolveu um pensamento atrelado a um rigor assumido, a partir de fortes conceitos e ética social. Em 2006, ela fundou seu escritório ITAR, e participa regularmente de consultas nacionais (reinvenção de Paris, Jogos Olímpicos, etc.), enquanto realiza pesquisas teóricas sobre habitação ou arranha-céus.

Chitra Vishwanath

Índia

Vishwanath é uma arquiteta indiana baseada em Bengaluru que trabalha com temas relacionados à ecologia e arquitetura. Ela dirige seu próprio escritório de arquitetura, o BIOME Environment Solutions Private Limited, desde 1991, trabalhando com outros arquitetos em muitos projetos na Índia e na África. Ela já esteve envolvida em mais de 500 projetos, de diferentes escalas, passando por estruturas de captação de água e saneamento, enquanto destaca a ecologia local e o uso de materiais sustentáveis.

Daniella Urrutia & Constance Zurmendi

Uruguai

Do Uruguai, elas fundaram o UZ:AA architecture studio em 1996. Elas tentam criar uma plataforma que integra a arquitetura em um campo variado de atividades: prática profissional, ensino, competições, seminários, etc.

As ativistas e acadêmicas

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 20 de 22
BSL Interpreted Artist’s Tour: Samantha Donnelly: Contour States. Image via HOME; Under Fair Use
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 12 de 22
Urban Cabin / Francesca Perani Enterprise. Image © Francesca Perani

Taneha Kuzniecow Bacchin

Brasil / Holanda

Taneha K. Bacchin é arquiteta, urbanista e pesquisadora especializada na integração da arquitetura paisagística e da ecologia territorial (hídrica) no projeto urbano. Ela é professora assistente de Teoria e Métodos de Desenho Urbano e coordenadora da Seção de Pesquisa em Desenho Urbano da Faculdade de Arquitetura e Ambiente Construído da Delft University of Technology. Em seus projetos e ensino, ela investiga a relação entre espaço, ecologia, cultura e política no desenho e planejamento de paisagens críticas e altamente dinâmicas. Seu trabalho atual se concentra na fragilidade ambiental, climas extremos e escassez de recursos em relação aos processos de desterritorialização e re-territorialização, com projetos no Mar do Norte, no Ártico, no Brasil e na Índia.

Samantha Donnelly

Austrália

Samantha Donnelly é professora da UTS na Faculdade de Design, Arquitetura e Construção Civil. Ela tem ampla experiência de ensino nas três principais universidades de Sydney, com foco em design participativo, projetos de impacto social e práticas sustentáveis na arquitetura. Ela trabalha com o Centro de Pesquisa de Inovação em Design da UTS na concepção de ambientes para prevenir a violência. Samantha é atualmente doutoranda na Universidade de Monash no XYX Lab - Gender + Place dentro da Faculdade de Arte, Design e Arquitetura. Sua tese analisa os possíveis efeitos ou benefícios do projeto arquitetônico realizado para mulheres e crianças, assim como a importância da acomodação segura e de longo prazo para esse público em Nova Gales do Sul. O estudo mais recente de Samantha explora a avaliação pós-ocupação de alojamento para mulheres idosas em Melbourne.

Victoria Jolly Mujica

Chile

A chilena tem mestrado em arquitetura e é uma artista visual. Trabalha como professora assistente na PUC ministrando cursos experimentais sobre tecnologia de materiais de concreto. Co-fundadora e membro residente da Ciudad Abierta desde 2007. Presidente da Corporación Cultural Amereida 2020. Ela tem participado de projetos experimentais e locais específicos relacionados à arquitetura e artes cênicas.

Zaida Muxí

Argentina / Espanha

Nascida na Argentina, mas baseada na Espanha, Zaida Muxí é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo (Universidade de Buenos Aires). Também é doutora pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilla e professora da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona. Ela é conhecida por sua experiência em questões de espaço e gênero.

Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 22 de 22
constellation collective frontelevation. Image Courtesy of Mattaforma under "fair use"
Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas - Imagem 21 de 22
Will I Cause Harm?: Practising Ethics Guides for Built Environment Research. Image Courtesy of RIBA

Francesca Perani

Itália

Formada como arquiteta na Itália, Bélgica, Austrália, Reino Unido, trabalhou como designer e atua a partir de um ativismo criativo. Antes de fundar seu estúdio, ela colaborou com vários escritórios internacionais, incluindo ENZO MARI em Milão (IT), Russell Hall em Brisbane (AU), e TTSP The Thomas Saunders Partnership em Londres (UK). Desde 2007 ela é proprietária e dirige o FrancescaPeraniEnterprise studio, trabalhando com arquitetura de interiores, design e direção de arte. Atualmente trabalha em iniciativas sociais: Cutoutmix, uma plataforma de código aberto que oferece um mundo mais inclusivo e diversificado de recortes gratuitos para a comunidade de arquitetura e a RebelArchitette. Desde 2017 ela está curando, junto com 14 criativas, o projeto cultural sem fins lucrativos Architette = Women Architects, promovendo o trabalho das mulheres na arquitetura.

Jane Rendell

EUA

Sua pesquisa, redação e prática educativa cruzam arquitetura, arte, feminismo, história e psicanálise. Ela introduziu os conceitos de 'prática espacial crítica' e 'site-writing' através de vários livros. Ela é professora de Prática Espacial Crítica na Escola de Arquitetura Bartlett, UCL, onde também ensina sobre Prática Situada e História Arquitetônica no Mestrado. Ela também é uma das vencedoras do Prêmio Presidencial de Pesquisa da RIBA 2021.

Lindsey Wikstrom

EUA

Lindsey é a co-fundadora do Mattaforma e professora assistente adjunta da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Columbia, liderando cadeiras que estudam os materiais comuns de Lower Manhattan e estudo de madeira. Sua pesquisa atua diretamente na discussão sobre como o design responde e atua no clima.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Dia Internacional da Mulher 2022: sobre o reequilíbrio das forças e o ajuste das narrativas" [International Women’s Day 2022: On Rebalancing Forces and Adjusting the Narratives] 08 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978116/dia-internacional-da-mulher-2022-sobre-o-reequilibrio-das-forcas-e-o-ajuste-das-narrativas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.