O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Brasil
  5. Rafael Yanni
  6. 2016
  7. Estação da Cultura Presidente Itamar Franco / Jô Vasconcellos + Rafael Yanni + José Augusto Nepomuceno

Estação da Cultura Presidente Itamar Franco / Jô Vasconcellos + Rafael Yanni + José Augusto Nepomuceno

  • 05:00 - 10 Maio, 2017
Estação da Cultura Presidente Itamar Franco / Jô Vasconcellos + Rafael Yanni + José Augusto Nepomuceno
Estação da Cultura Presidente Itamar Franco / Jô Vasconcellos + Rafael Yanni + José Augusto Nepomuceno, © Jomar Bragança
© Jomar Bragança

© Jomar Bragança © Jomar Bragança © Bruna Brandao © Jomar Bragança + 35

  • Comissionado

    CODEMIG
  • Gerenciamento do Projeto

    Governo de Minas Gerais
  • Consultoria Técnica e Projeto

    Acústica & Sônica - José Augusto Nepomuceno.
  • Acústica

    Acústica & Sônica: José Augusto Nepomuceno; Akustiks: Christopher Blair.
  • Modelos Acústicos

    Michael Barron
  • Equipamento de Teatro e Luminotécnica

    Acústica & Sônica: Júlio Gaspar
  • Desenhos complementares

    SPM
  • Desenho Executivo /

    Fernando Brentano
  • Estrutura

    Charles Simon
  • Luminotécnica

    Sonia Mendes
  • Comunicação

    Greco Design
  • Paisagismo

    Jô Vasconcellos, Rafael Yanni, SPM
  • Arquiteta Assistente

    Joana Magalhães
  • Grafite

    Drin Cortes
  • Mais informações Menos informações
© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de um conjunto arquitetônico destinado a cultura, que atenda a demanda de uma orquestra Filarmônica, TV e Radio insere Belo Horizonte nas redes mundiais de cidades criativas e em transformação. A proposta é agenciar o espaço e transformá-lo em pólo de cultura e ponto turístico da cidade.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O conjunto deve contribuir significativamente para a transformação do espaço urbano circundante, resga-tando uma desejável área de socialização perdida com o fim do Mercado da Barroca. As edificações são implantadas no melhor nível de acesso do terreno com menor movimentação possível de terra. São organizadas de forma a gerar vazios entre estas e uma grande e convidativa praça de acolhimento e lazer é oferecida para toda a comunidade e usuários em um local carente de espaço público, trazendo para esta região da cidade uma nova identidade.

© Andre Fossati
© Andre Fossati

Resgata e confirma o caráter e o compromisso social que um equipamento deste porte deve conter. As sedes da Orquestra TV/Rádio refletem uma organização espacial pré-estabelecida e espelha exatamente a estratégia do programa de necessidades. Se tratando de uma obra nova, a estrutura é toda modulada racionalmente para otimizar custos e prazos.

Cortes
Cortes

Os critérios acústicos determinam as formas dos espaços sensíveis e a organização dos espaços circundantes. As necessidades acústicas de isolamento estrutural determinam a implantação preferencial da grande sala de concertos sobre terreno natural sem subsolos e isolada das outras estruturas. A grande sala é implantada estrategicamente de forma a receber em seu nível médio o público que chega pela praça e faz circular músicos e instrumentos diretamente no nível do palco. Os grandes estúdios da TV também são implantados sobre terreno natural com acesso de docas e equipamentos diretamente na cota natural.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

A zona multifuncional formada por estacionamento, pré-foyer e serviços é articulada pelas circulações horizontais e verticais estrategicamente localizadas e o pré foyer e entradas servem como áreas de transição entre o interior e exterior, tão necessária às regiões de clima tropical.

© Bruna Brandao
© Bruna Brandao
© Bruna Brandao
© Bruna Brandao

O público a pé chega pela praça no ponto mais alto do terreno onde o trânsito é leve e desimpedido. Os estacionamentos são dimensionados para a demanda das três instituições e garantem flexibilidade e generosidade durante os espetáculos. As entradas e saídas de veículos acontecem em ruas distintas, na cota natural e fluxo das ruas do quarteirão, sem cruzamento com o público.

Planta 12
Planta 12

O edifício tombado é resgatado e recebe a praça de alimentação que irá atender o público das três instituições e equipamentos próximos, com restaurante, café e lanchonete. Para os espetáculos, banheiros generosos e cafés em todos os níveis atendem a rápida demanda dos intervalos, e o café-terraço-jardim serve também de apoio e descanso para os músicos em dias de rotina. Atualmente, com a obra entregue a comunidade, vemos que a população apropriou-se dos espaços construídos e dos vazios, criando ai um lugar de encontro prazeroso e tornando-se um local referencial para a população.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação da Cultura Presidente Itamar Franco / Jô Vasconcellos + Rafael Yanni + José Augusto Nepomuceno" [Culture Station President Itamar Franco / Rafael Yanni + Jô Vasconcellos + Acústica & Sônica] 10 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870892/estacao-da-cultura-presidente-itamar-franco-jo-vasconcellos-plus-rafael-yanni-acustica-and-sonica-plus-jose-augusto-nepomuceno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.