Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic

Com sede na cidade de São Paulo, o Atelier Marko Brajovic foi fundado em 2006 pelo arquiteto Marko Brajovic. Com uma prática multidisciplinar, a ideia do híbrido se manifesta como norte conceitual do escritório que atua em diversas frentes: arquitetura, cenografia, expografia, direção criativa, design de interiores e produtos. Com uma linguagem vasta que explora diferentes áreas, formatos e estéticas, seus projetos são, sobretudo, reconhecidos por romper com o cânone moderno e buscar soluções na natureza.

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 2 de 11Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 3 de 11Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 4 de 11Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 5 de 11Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Mais Imagens+ 6

Além da direção criativa do arquiteto croata-brasileiro, Bruno Bezerra cumpre a função de direção de projetos arquitetônicos. Estes são instrumentalizados a partir de três fases: o estudo comportamental, a fenomenologia e a biomimética. Sendo o último ponto fundamental para o escritório, pois, para eles, a natureza é vista como a tecnologia do futuro, onde é possível encontrar soluções sistemáticas altamente desenvolvidas e inteligentes, e, por esse motivo, inspira uma arquitetura resiliente e com sentindo de existir, que junta propósito com essência.

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 9 de 11
Projeto Amazônia 4.0. Imagem Cortesia de Atelier Marko Brajovic

A aproximação da natureza aconteceu principalmente na Amazônia, há mais de dez anos Marko Brajovic é um dos professores da Architectural Association Visiting School Amazon, onde pesquisa e leciona sobre como a natureza pode ajudar a conceber novos pensamentos para a arquitetura e os desafios climáticos da contemporaneidade. Sua proximidade com a floresta amazônica trouxe projetos como a Amazônia 4.0 e uma Biblioteca Flutuante nos rios da região. Além disso, na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2021, seu ateliê foi convidado para expor o projeto ROOTS - mangrove ecosystem, um espaço para humanos se conectarem com sua natureza interior, com conhecimentos ancestrais e consciência ecológica.

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 10 de 11
Projeto Biblioteca Flutuante na Amazônia. Cortesia de Atelier Marko Brajovic

Para saber mais sobre a filosofia do Ateliê, é possível ler alguns textos publicados por Marko Brajovic, como "As cidades no fim do mundo", onde ele comenta que "para a espécie humana permanecer nesse planeta, os nossos paradigmas de organização, logística, consciente coletivo e relacionamentos devem se redefinir sobre paradigmas orgânicos e não mecânicos", e o "Como viveremos juntos com todas as outras espécies?", no qual, ao buscar uma resposta para a questão colocada por Harshim Sarkis na última Bienal de Arquitetura de Veneza, Brajovic afirma que os "edifícios como árvores e cidades como florestas propõem uma evolução dos paradigmas da arquitetura modernista do mecânico para o orgânico e isso muda tudo. Onde a arquitetura é projetada através de processos regenerativos que imitam a inter-relação ecológica."

A seguir, veja alguns projetos realizados pelo Atelier Marko Brajovic que já foram publicados no ArchDaily Brasil:

Casa ARCA / Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 6 de 11
Casa ARCA / Atelier Marko Brajovic. Foto: © Victor Affaro

Casa Macaco / Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 2 de 11
Casa Macaco / Atelier Marko Brajovic. Foto: © Rafael Medeiros

Casa Proa / Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 4 de 11
Casa Proa / Atelier Marko Brajovic. Foto: © Rafael Medeiros

Hortifruti Vila da Terra / Atelier Marko Brajovic + Daniela Ruiz

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 8 de 11
Hortifruti Vila da Terra / Atelier Marko Brajovic + Daniela Ruiz. Foto: © Victor Affaro

Camper Together Milano / Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 7 de 11
Camper Together Milano / Atelier Marko Brajovic. Foto: © Zeto Zotti

Parada Coca-Cola / Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 3 de 11
Parada Coca-Cola / Atelier Marko Brajovic. Foto: © Fernando Martins

Expo Milão 2015: Pavilhão do Brasil / Studio Arthur Casas + Atelier Marko Brajovic

Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic - Imagem 5 de 11
Expo Milão 2015: Pavilhão do Brasil / Studio Arthur Casas + Atelier Marko Brajovic. Foto: © Filippo Poli

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Inspirado pela natureza: conhecendo a obra do Atelier Marko Brajovic" 12 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977305/inspirado-pela-natureza-conhecendo-a-obra-do-atelier-marko-brajovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.