Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial

Conhecido por seus projetos que se localizam no território de sobreposições entre pesquisa, design, biomimese e sustentabilidade, o Atelier Marko Brajovic desenvolveu recentemente uma proposta para os Laboratórios Criativos da Amazônica, um conjunto de bioesferas compostas por estruturas geodésicas inspiradas pela geometria interna do fruto do cacau. O projeto está alinhado às premissas e propósitos da iniciativa Amazônia 4.0, que visa agregar as potencialidades econômicas da sociobiodiversidade amazônica às novas tecnologias e possibilidades que emergem da Quarta Revolução Industrial.

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 2 de 12Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 3 de 12Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 4 de 12Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 5 de 12Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Mais Imagens+ 7

Do escritório:
Estava subindo de barco pelo rio Tapajós quando um engenheiro agrônomo, especializado em agroecologia, me sinalizou uma série de árvores de grande porte no horizonte e comentou; “essas são castanheiras plantadas por civilizações indígenas, possivelmente praticada há 10.000 anos atrás. Passei o resto da viagem, remodelando as minhas cognições sobre a ecologia, entendendo que de fato, existia já dos tempos ancestrais uma prática produtiva de coexistência mutualista entre ser humano e bioma amazônico. Finalmente a minha visão de ativismo binomial, conceito geral que já se demonstra totalmente ineficaz e obsoleto na dialética entre preservar sem interferir ou interferir sem preservar, se moldou num terceiro caminho de entender a possibilidade da atividade humana em convivência simbiótica e regenerativa com a Natureza.

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 7 de 12
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

Uma década depois aprendi que esse pensamento já foi amplamente desenvolvido e se chama; “Terceira Via Amazônica" o qual principal objetivo é fornecer conhecimento baseado em ciência, tecnologia, inovação e planejamento estratégico para o desenvolvimento de uma economia de floresta em pé com rios fluindo, uma bioeconomia movida pela rica biodiversidade Amazônica. 

Para operar essa inovadora transformação foi idealizada a iniciativa Amazônia 4.0 pelo pesquisador Dr. Carlos Nobre do Instituto de Estudos Avançados da USP, visando agregar as potencialidades econômicas da sociobiodiversidade Amazônica às novas tecnologias e possibilidades que emergem da Quarta Revolução Industrial. Diz respeito à ampla utilização de tecnologias modernas desta revolução industrial em curso-a junção de tecnologias digitais, biotecnologias e ciências dos materiais. Tal diferencial impulsiona os “ecossistemas de inovação”, as associações planejadas de (1) conhecimento avançado, tanto científico quanto tradicional, (2) novos tipos de negócios e consumidores e (3) novas formas de produção e equipamentos inteligentes, trazidos pela Quarta Revolução Industrial. 

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 2 de 12
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

Porém foi somente no ano de 2020, quando assisti uma apresentação online do Dr. Carlos Nobre, que entendi como poderíamos ajudar. Sob o paradigma da Terceira Via Amazônica estava se falando na live de um projeto concreto, altamente tecnológico e integrado com processo formativos e produtivos com as comunidades e os povos da floresta amazônica chamados os “Laboratório Criativo da Amazônia (LCA)”. Estruturas portáteis e itinerantes que viajarão pela Amazônia promovendo a capacitação de populações no uso de novas tecnologias em cadeias produtivas existentes e principalmente para geração de novos usos e produtos a partir dos ativos biológicos e biomiméticos da floresta. 

No mesmo dia mandei um email para o Dr. Nobre oferecendo uma cooperação do Atelier Marko Brajovic para desenvolver a infraestrutura arquitetônica dos Laboratórios Criativos da Floresta. Pois os nossos estudos, projetos atuais na Amazônia e experiência na construção e logística no local, poderiam ser úteis na criação de um projeto inovador alinhado com as premissas e propósitos do projeto da Amazônia 4.0.

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 6 de 12
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

O programa da biofábrica LCA C-C (Cacau-Cupuaçu) foi apresentado pelo coordenador Dr. Ismael Nobre e seu equipe, onde a infraestrutura precisava fornecer os ambientes abrigados necessários para todo o processo de capacitação, compostos seis módulos: Casa de Fermentação, Estufa e Secagem Solar, Laboratórios de Produção (Biofábrica), Oficina de Modelagem 3D, Plenária e Centro de Comunicação e Energia. O módulo Laboratório de Produção concentra os equipamentos e tecnologias que produzem os produtos da cadeia e terá 3 ambientes fechados e conjugados; quente normal, quente asséptica e refrigerada asséptica.

Após quatro meses de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de processo de produção, materiais, tecnologias e sistemas construtivos, logística, biomimética e arquitetura indígena, chegamos num conceito arquitetônico entendido no contexto metabólico do fluxo da energia, matéria e informação no sistema da Biosfera. Onde tudo está em tudo, as paredes viram membranas e as construções casulos temporários, veículos em metamorfose interdependentes e multi-específicos da produção regenerativa humana.

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 10 de 12
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

O projeto de arquitetura metabólica dos Laboratórios Criativos da Amazônica manifesta uma visão orgânica da arquitetura, a qual transcende a dialética romântica do natural/artificial. A nossa proposta expande a visão mecanicista para uma “ecologia aumentada” a qual envolve e integra o mundo biótico e abiótico, a fibra e o plástico, a tecnologia construtiva ancestral e futura. Para esse movimento arquitetônico criamos o conceito de “Futurismo Ancestral”.

A arquitetura composta por elementos modulares se instala com leveza sobre o solo, adaptando-se à operação logística e contexto natural/artificial. Módulos que se montam e desmontam em componentes multifuncionais e transportáveis. A implantação da arquitetura se inspira na tipologia das aldeias indígenas, criando percursos e áreas que favorecem o fluxo da multiplicidade dos processos, produtos, energia, água, funcionários, convidados e comunidade de forma clara e visualmente permeável.

O segundo tema que inspirou o processo criativo da formação espacial dos módulos foi a organização do fruto do cacau na ordem das sementes, membranas e geometrias.

Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial - Imagem 8 de 12
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

Os módulos, por sua vez, se baseiam no sistema estrutural geodésico composto de conectores de aço e um segundo sistema independente de divisão das áreas funcionais internas. Finalmente, as membranas que revestem os módulos das estruturas geodésicas são pensadas de forma multi-funcional permitindo o controle da incidência térmica do sol, ventilação natural e impermeabilidade a partir de diferentes características de camadas dos polímeros. O metabolismo da implantação gera o programa produtivo, formativo, energético, operacional e regenerativo. 

Ficha Técnica

  • Projeto: Atelier Marko Brajovic
  • Diretor de criação:Marko Brajovic
  • Diretor de projeto: Bruno Bezerra
  • Coordenador de projeto: Mayra Shinzato
  • Arquitetos colaboradores: Lucas Bio, Paula Thyse
  • Design Gráfico: Bárbara Morais
  • Cliente: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON e Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Atelier Marko Brajovic desenvolve projeto na Amazônia que explora o potencial da biofilia e da quarta revolução industrial" 05 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961649/atelier-marko-brajovic-desenvolve-projeto-na-amazonia-que-explora-o-potencial-da-biofilia-e-da-quarta-revolucao-industrial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.