Atelier Marko Brajovic projeta biblioteca flutuante na Floresta Amazônica

O Atelier Marko Brajovic divulgou recentemente o projeto de uma Biblioteca Comunitária Flutuante no lago Mamori, na Floresta Amazônica. Desenvolvido em estreita colaboração com a comunidade local, o projeto pretende se tornar uma referência para a construção sustentável e educação ambiental.

Atelier Marko Brajovic projeta biblioteca flutuante na Floresta Amazônica - Mais Imagens+ 7

O lago Mamori tem uma população de cerca de dois mil habitantes, muitas delas crianças, que vivem ao longo da extensa margem do lago. Depois de quase duas década de pesquisas e experimentações em design e arquitetura com um forte relacionamento com a comunidade local (no workshop do Architectual Association Visiting School Amazon) a equipe envolvida no projeto descobriu que os principais problemas locais estão diretamente relacionados a tecnologias e materiais de construção industrializados.

Cortesia de Atelier Marko Brajovic

O uso de tais materiais e técnicas de construção introduzidos de fora resultaram em novas tipologias arquitetônicas que não atendem às condições climáticas, desgastando a qualidade de vida da cultura local. "Nosso projeto apresenta um protótipo de arquitetura experimental com uso de materiais locais e reciclados", acrescentam os arquitetos. 

Cortesia de Atelier Marko Brajovic

O projeto tem também como objetivo se tornar uma referência para a construção sustentável e educação ambiental. A infraestrutura simples, porém eficaz, abriga uma biblioteca para crianças e adultos com uma seleção de livros relacionados à preservação cultural e natural, ecologia, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem. A biblioteca será administrada localmente pela líder feminina da comunidade e atualizado com livros da ONG Vaga Lume, que começará já com uma doação do primeiro ano de 200 livros e, a cada ano, um novo suprimento de 100 livros.

Cortesia de Atelier Marko Brajovic

A produção do projeto em andamento é possível graças ao programa do Goethe Institut e Prince Claus Fund "ARTISTIC RESPONSES TO ENVIRONMENTAL CHANGE", à colaboração com a bióloga e biomimetista Alessandra Araujo do Bio-inspirations, a Nacho Marti, designer e co-diretor do Architectural Association Visiting School Amazon, à ONG Vaga Lume, e à comunidade do Lago Mamori

Via Atelier Markop Brajovic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Atelier Marko Brajovic projeta biblioteca flutuante na Floresta Amazônica" 19 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939849/atelier-marko-brajovic-projeta-biblioteca-flutuante-na-floresta-amazonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.