Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia

A Prefeitura de Santiago de Cali, o Fundo Especial de Habitação FEV e a Sociedade Colombiana de Arquitetos - Valle del Cauca (SCA Valle) promoveram um concurso público para um projeto preliminar envolvendo o desenho urbano, arquitetônico e paisagístico de um protótipo de habitação social rural sustentável destinado ao reassentamento de famílias com vocação produtiva.

Por estar localizado na cidade de Santiago de Cali, mais precisamente no Valle del Cauca, Colômbia, o júri decidiu conceder o primeiro lugar ao escritório de arquitetura DARP - De Arquitectura y Paisaje + Ana Elvira Vélez.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 7 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Descrição enviada pelos autores. A habitação rural é um sistema de relações com diferentes atividades e escalas onde as pessoas vivem e trabalham simultaneamente, um lugar que mistura o doméstico e o produtivo. Um lar para viver, trabalhar, se proteger e se relacionar com a paisagem. Deve construir um lugar baseado na identidade territorial, no reconhecimento dos modos de vida e na identificação dos valores da paisagem local. O objetivo é construir um habitat coletivo: uma aldeia.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 2 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje
Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 6 de 26
Aldea. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Uma estratégia de transição é proposta com base na estruturação do território a partir da água. Os canais, áreas úmidas e rios, determinam um sistema de caminhos e rotas que ligam as áreas urbanas e rurais, para os quais são propostos usos que se concentram na educação, turismo e produção sob critérios agro-ecológicos. A Aldeia Navarro é definida em 3 escalas: Aldeia = Bairro, Vizinhança = Agrupamento e Lote = Unidade (casa com módulo produtivo e terreno para desenvolvimento agrícola).

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 11 de 26
Esquema del sistema estructurante ambiental. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje
Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 12 de 26
Implantación. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

A moradia rural faz parte de um coletivo, portanto, deve ser entendida nestas 3 escalas: a unidade é a propriedade, o agrupamento são os blocos de vizinhanças que compartilham serviços como água ou estradas e, finalmente, a aldeia é o agrupamento de vizinhanças. A Aldeia Navarro é um grupo de propriedades rurais individuais e coletivas, estruturadas pelo Paseo Samán e estradas de integração local e rural que definem essas vizinhanças.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 17 de 26
Esquema de Asociaciones de Parcelas. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje
Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 23 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Paseo Samán. É o principal palco da vida comunitária onde se localizam as atividades recreativas, esportivas, comerciais (lojas ecológicas) e os pontos de abastecimento de serviços (reservatórios de água).

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 3 de 26
Paseo Samán. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Trata-se de uma estrada sinuosa com árvores do tipo samanea saman, conhecida como árvore da chuva, ao longo de toda sua extensão, que liga a estrada de acesso à aldeia e ao eco-parque Navarro e tem uma conexão direta com o parque associado ao Jarillón do Rio Cauca. É proposta uma continuidade para os pedestres sobre o rio que o liga ao município da Candelária, pois isso permitirá a mobilidade de mão-de-obra para as pessoas do setor. O Paseo Samán é acompanhado por canais de água em um de seus lados, que atualmente existem e que a proposta incorpora como um elemento que permite a estruturação das circulações e a organização espacial do projeto.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 4 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Vizinhança. Se define pelo coletivo de lotes de terra entre as estradas locais. É um sistema de lotes mistos, com lotes coletivos no perímetro do lote e no Paseo Samán, e lotes individuais no meio desses coletivos. Os lotes coletivas variam de 4 a 12 unidades.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 5 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

São chamadas de vizinhanças porque são constituídas em torno de uma atividade comum, a da produção. A localização das habitações corresponde a diretrizes específicas que têm a ver com a sua relação com a aldeia e seus vizinhos imediatos. É assim que cada moradia tem um espaço (varanda) que permite uma relação intermediária com a rua, o espaço interno da vizinhança é organizado em torno de suas áreas produtivas. A circulação e sistemas como o gerenciamento da água giram em torno dessas áreas produtivas, permitindo que elas sejam organizadas e oferecendo-lhes diferentes possibilidades de uso.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 8 de 26
Porche. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje
Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 9 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Lote. O terreno individual é definido em forma retangular de 15 x 46,6 (700 m2), com acesso pela estrada em um de seus lados menores, dividindo a propriedade em: zona doméstica (casa Ibis) em direção à frente da estrada, zona de desenvolvimento agrícola no meio e o módulo produtivo em direção à parte de trás.

Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 19 de 26
Esquema de Parcela. Image Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje
Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia - Imagem 26 de 26
Cortesía de DARP - De Arquitectura y Paisaje

Nome do Projeto: Aldeia Navarro. Modelo de habitação coletiva rural ao redor da água
Escritório de Arquitetura: DARP – De Arquitectura y Paisaje + ANA ELVIRA VÉLEZ VILLA
País do escritório: Colômbia
Arquitetos responsáveis: Jaime Eduardo Cabal Mejía, Jorge Emilio Buitrago Gutiérrez, Ana Elvira Vélez
Colaboradores: Verónica Henriques, Alejandro Pérez, Sebastián Aguirre, Steven Ríos Marín, Mariana Gil Flórez, Sara Sánchez Montoya, Samuel Acevedo Martínez, Santiago Londoño Morales, Camila Calle Rodas, Santiago Atehortúa, Estefany Muñoz, Sebastián Mejía, Adriana García Londoño, Alex Jiménez, Camilo Guerrero, Allison Ortiz, Juan Diego Marulanda.
Ano de construção: 2025
Localização: Santiago de Cali, Valle del Cauca

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Aldeia Navarro: um protótipo de habitação social rural na Colômbia" [Aldea Navarro: un prototipo de vivienda social rural sostenible para reasentar familias de vocación productiva en Colombia] 07 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975984/aldeia-navarro-um-prototipo-de-habitacao-social-rural-na-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.