Urbanismo e cinema: sete cidades em documentários

Detroit, Berlim, Seul, Los Angeles, Sarajevo, Nova York e Brasília. Selecionamos documentários que apresentam parte da história e do desenvolvimento de cada uma dessas cidades para você explorar o mundo pelo cinema, sem sair de casa. Confira a nossa lista:

Detropia (2012)

A história de Detroit é emblemática no colapso econômico da base manufatureira dos EUA, em especial o da indústria do automóvel. Símbolo decadente do ‘sonho americano’, nas últimas décadas a sua população enfrenta os desafios de ficar em uma cidade que não pode ser grandiosa como antes ou a dor de abandoná-la para perseguir novos sonhos. No filme, a demolição de milhares de casas, o desemprego e a segregação no espaço urbano são reflexos da deterioração da capital mundial do automóvel. 

As pontes de Sarajevo (2014)

Treze diretores de diferentes gerações e origens europeias, entre eles Jean-Luc Godard, exploram o que a cidade de Sarajevo, o epicentro da Primeira Guerra Mundial, representa na história passada do continente e o que representa hoje, a partir de curtas-metragens com estilos e visões singulares. Entre cada filme surgem desenhos do ilustrador e cenógrafo belga François Schuiten, animados pelo português Luís da Matta Almeida.

Bitter, Sweet, Seoul (2014)

Durante 98 dias, 2.821 pessoas de todo o mundo enviaram 11.852 vídeos apresentando diferentes aspectos de Seul e da vida na megalópole coreana, sem a visão apaixonada da ficção. Os 154 selecionados pelos diretores Park Chan-Kyong e Park Chan-Wook foram editados e transformados em um filme.

Brasília, contradições de uma cidade nova (1968)

Em 1967 o cineasta Joaquim Pedro de Andrade foi convidado pela empresa italiana Olivetti para produzir um curta-metragem sobre a nova capital brasileira, Brasília. Tendo o arquiteto Luís Saia e o cineasta belga Jean-Claude Bernardet como roteiristas, o filme reúne imagens e entrevistas com habitantes de diferentes classes sociais de Brasília, seis anos após a sua inauguração, além de depoimentos de Oscar Niemeyer. O documentário explora como a cidade projetada para inibir desigualdades sociais apenas replicou os mesmos problemas presentes em cidades brasileiras não-planejadas. A narração do documentário é feita pelo poeta Ferreira Gullar e a trilha sonora conta com Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Berlin Babylon (2001)

O documentário dirigido por Hubertus Siegert tem em seu foco os extensos projetos de reconstrução na capital alemã após a queda do Muro de Berlim, passando pela mudança radical no centro da cidade, as demolições e o anseio pela conclusão das obras. Arquitetos aclamados internacionalmente, como Rem Koolhaas e Renzo Piano, fazem parte da obra.

Los Angeles: Skid Row is my home (2012)

O Skid Row de Los Angeles é o lar de uma das maiores populações de desabrigados dos EUA. O documentário apresenta uma visão sobre a vida de oito indivíduos notáveis que hoje vivem no interior dessa comunidade: a comovente realidade de atletas olímpicos, advogados formados em Harvard, músicos talentosos e acadêmicos que passaram a conviver com a pobreza, as drogas e as doenças mentais.

Pretend it's a city (2021)

Em 'Pretend it’s a city', o diretor Martin Scorsese apresenta a visão de Nova York da humorista e escritora Fran Lebowitz. No documentário de sete partes, é possível acompanhar as andanças de Lebowitz pela cidade, da biblioteca à Time Square. Cada um dos episódios de aproximadamente meia hora introduz um tópico central, como cultura, trânsito e serviços de biblioteca em Nova York. Os comentários de Lebowitz deixam transparecer a sua visão pessoal sobre a cidade e tudo o que a envolve, seja na forma de crítica, como em “Times Square é o pior bairro do mundo“, ou no elogio: “Nova York nunca é entediante”.

Via Urban Studies.

Sobre este autor
Cita: Ágatha Depiné. "Urbanismo e cinema: sete cidades em documentários" 06 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969787/urbanismo-e-cinema-sete-cidades-em-documentarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.