Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído

O trabalho do Bjarke Ingels Group para o bairro CityLife de Milão foi oficialmente iniciado. O prédio de escritórios de última geração marca a conclusão da área CityLife na cidade italiana, um projeto de regeneração urbana para fornecer um ambiente habitável caracterizado pela sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida e serviços com tudo incluído. A estrutura pretende “ser um novo paradigma para os escritórios do futuro, fruto de uma nova ideia de local de trabalho baseada em soluções inovadoras que colocam a qualidade de vida no centro e redefinem o conceito de sustentabilidade”.

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 2 de 19Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 3 de 19Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 4 de 19Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 5 de 19Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Mais Imagens+ 14

Em 2019, o BIG revelou seu projeto para The Portico, um empreendimento de 53.500 metros quadrados nos últimos dois terrenos do CityLife. A proposta apresentava dois edifícios individuais chamados Leste e Oeste, conectados por uma estrutura suspensa de 140 metros de comprimento que conforma uma generosa entrada em escala urbana. Todos os andares de ambos os edifícios contam com pé-direito de três metros de altura, permitindo a entrada de grande quantidade de luz natural pelas fachadas de vidro.

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 7 de 19
© STRUTTURA LEGGERA

O edifício Oeste será composto por dois pavimentos subterrâneos, um térreo inferior e vinte e um níveis acima do solo. Destes, dezessete serão utilizados como escritórios, os restantes três como restaurante e sky bar e o último como pavimento técnico. O térreo incluirá instalações compartilhadas e um auditório principal. O edifício inspira-se em um conceito de relação estrutural entre os pavimentos: os cinco primeiros estão ligados por uma escada escultural enquanto os restantes estão conectados visualmente pelo espaço aberto sob a cobertura.

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 6 de 19
© B&TB

O edifício Leste terá dois pavimentos subterrâneos, um térreo inferior e onze pavimentos acima do solo. No térreo e no primeiro andar, o edifício abrigará um átrio com jardim de inverno e instalações compartilhadas. À semelhança do outro edifício, o desenho interior da torre apresenta uma abordagem baseada na relação entre os vários níveis: os dois primeiros são unidos por uma escada monolítica enquanto os restantes estão ligados visualmente pelo átrio e pelas varandas que circundam o pátio interno.

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 12 de 19
© LUCIANR
Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 9 de 19
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

O volume será o primeiro prédio de escritórios a "ir além do impacto zero" movido exclusivamente por fontes renováveis. Ambas as torres serão revestidas com painéis para captação de energia solar, tornando o projeto um dos maiores parques fotovoltaicos urbanos da Itália. O sistema também permitirá a captação e reaproveitamento da água da chuva, além de disponibilizar uma vasta área coberta de espaços verdes públicos. O edifício foi projetado para consumir 45% menos energia do que os escritórios padrão, por meio de soluções ecologicamente corretas, como o uso térmico de águas subterrâneas.

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 17 de 19
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

A grande cobertura do CityWave une os dois últimos edifícios do City Life com um único gesto. As placas solares alimentam os locais de trabalho internos, enquanto a parte inferior de madeira cobre um novo espaço público. Como uma interpretação contemporânea no enorme local público coberto da Galleria Vittorio Emanuele II, a cobertura solar oferece aos cidadãos de Milão um espaço urbano protegido, palco para a vida e a cultura desta vibrante parte nova da cidade. A silhueta resultante une o espaço interno e externo em uma forma de monumentalidade sem peso. - Bjarke Ingels

Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído - Imagem 4 de 19
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

CityLife é um projeto de remodelação do antigo centro histórico de exposições e feiras comerciais de Milão. O projeto oferece uma combinação de serviços públicos e privados, incluindo residências, escritórios, lojas e áreas de lazer, todos construídos no segundo maior parque público do centro da cidade. O plano diretor cobre uma área de 366.000 metros quadrados e inclui obras de arquitetos de renome mundial, como Zaha Hadid, Arata Isozaki, Daniel Libeskind e Bjarke Ingels. O núcleo do projeto é o inovador Business & Shopping District, que inclui três torres de escritórios, lojas e entretenimento com vista para a Piazza Tre Torri e o Parque. O Business District agora será complementado com o projeto CityWave do BIG.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Projeto CityWave de requalificação urbana do BIG em Milão começa a ser construído" [Construction Begins on BIG's CityWave Urban Regeneration Project in Milan] 21 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968407/iniciada-a-construcao-do-projeto-de-regeneracao-urbana-citywave-do-big-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.