Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar

Em seu ensaio clássico de 1983 Por um regionalismo crítico: seis pontos para uma arquitetura de resistência, Kenneth Frampton discutiu uma abordagem alternativa para a arquitetura definida pelo clima, topografia e tectônica como uma forma de resistência à placidez da arquitetura moderna e a ornamentação gratuita do pós-modernismo. Uma atitude arquitetônica, o Regionalismo Crítico propôs uma arquitetura que abraçasse as influências globais, embora firmemente enraizada em seu contexto. O seguinte artigo explora o valor e a contribuição das ideias de Frampton para a arquitetura contemporânea.

Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 5 de 6Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 4 de 6Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 6 de 6Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 1 de 6Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Mais Imagens+ 1

Um conceito arquitetônico influente, o Regionalismo Crítico surgiu no contexto da primeira Bienal de Arquitetura de Veneza em 1980, com curadoria de Paolo Portoghesi e intitulada The Presence of The Past. Essa edição da Bienal buscou descobrir os rumos da prática após o modernismo e, por meio de sua Strada Novissima, catalisou a internacionalização do pós-modernismo. Parte da equipe curatorial, Kenneth Frampton, discordou dessa interpretação um tanto mimética da herança cultural, argumentando que há uma maneira diferente da arquitetura ir além do modernismo sem retornar à linguagem arquitetônica do passado. Sua contraproposta passou a ser definida como Regionalismo Crítico.

O que é regionalismo crítico?

Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 4 de 6
Säynätsalo Town Hall por Alvar Aalto. Imagem © Fernanda Castro

Cunhado pela primeira vez pelos teóricos da arquitetura Alexander Tzonis e Liane Lefaivre no início dos anos 1980, o termo regionalismo crítico foi usado por Frampton para definir uma atitude de resistência contra uma arquitetura genérica e globalizada. Não confundindo com regionalismo - uma arquitetura específica para uma determinada região - ou uma versão do vernáculo, o Regionalismo Crítico era uma posição mediadora onde a universalidade encontrava elementos derivados das particularidades de um lugar, no que Frampton, como principal teórico do conceito, descrevia como "as idiossincrasias do lugar" encontrando "sua expressão sem cair no sentimentalismo". Citando como exemplos o trabalho de Alvar Aalto, Jørn Utzon ou Alvaro Siza e, posteriormente, Louis Barragan ou Carlos Ruis Villanueva, o texto de Frampton também foi direcionado a trazer à tona arquitetos da periferia do sistema starchitect.

Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 1 de 6
A construção na água por Álvaro Siza + Carlos Castanheira. Imagem © Fernando Guerra | FG + SG

"Regionalismo crítico", escreve Frampton em seu ensaio seminal, "necessariamente envolve uma relação dialética mais direta com a natureza do que as tradições formais mais abstratas da arquitetura de vanguarda moderna permitem". Como método, o Regionalismo Crítico defende uma arquitetura que valorize as qualidades da paisagem, em contraste com a sobreposição da forma na topografia existente. Ao mesmo tempo, envolve uma relação recíproca entre o contexto e os novos objetos arquitetônicos e propõe referências a definições locais de espaço, limites, público e privado. Mais do que uma colagem pós-moderna de elementos locais e influências globais, o regionalismo crítico busca integrar qualidades como luz e tectônica na estrutura arquitetônica contemporânea. Além disso, promove “uma sensibilidade tátil”, enfatizando o valor experiencial do local.

Seu valor para a arquitetura contemporânea

Ao definir um método, uma atitude, o Regionalismo Crítico não chegou a definir uma arquitetura particular, com suas interpretações e expoentes variando amplamente. No entanto, o seu valor reside no fato de ter destacado uma prática onde a arquitetura é reconectada ao contexto e ao lugar. As ideias de Frampton de uma arquitetura que é sensível à tectônica, materialidade e às particularidades de um local são igualmente válidas hoje. Vários arquitetos, como o escritório belga BC Architects & Studies, ainda consideram o conceito relevante para a sua prática, uma vez que fornece uma estrutura de mediação entre o local e o global, entre referências históricas, culturais e estratégias de design contemporâneo. O que definiu uma nova abordagem na década de 1980 está agora totalmente integrado à prática da arquitetura.

Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 6 de 6
Pré-Escola Bioclimática. Imagem Cortesia de BC Architects

Ao mesmo tempo, em um ambiente cada vez mais globalizado, onde a arquitetura parece se tornar mais uniforme, o regionalismo crítico ainda fornece uma estrutura para formas sutis de referenciar o local, não apenas como um ato de resistência contra a mercantilização da arquitetura, mas como um esforço para criar uma arquitetura mais sustentável. O design bioclimático contemporâneo, a utilização de materiais com baixo teor de carbono ou locais são caminhos para uma prática informada pelo conhecimento local, portanto, para uma forma de Regionalismo Crítico.

Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar - Imagem 5 de 6
PC CARITAS por architecten de vylder vinck taillieu. Imagem © Filip Dujardin

Embora os conceitos de regionalismo crítico tenham se tornado prática padrão nas últimas décadas, seu texto seminal foi relegado principalmente à história da arquitetura. À luz das atuais releituras de outros momentos históricos da arquitetura, como o pós-modernismo, esta reavaliação do regionalismo crítico fornece uma estrutura para posicionar atitudes contemporâneas dentro da prática arquitetônica.

Referências

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Materiais Locais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Reavaliando o regionalismo crítico: uma arquitetura do lugar" [Re-evaluating Critical Regionalism: An Architecture of the Place] 04 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966570/reavaliando-o-regionalismo-critico-uma-arquitetura-do-lugar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.