Cidades 8-80: como projetar espaços urbanos para pessoas de todas as idades?

Um dos maiores desafios que o planejamento urbano encontra hoje é como prever e sistematizar o inevitável crescimento de uma cidade. Os anos se passam e as grandes cidades continuam expandindo suas fronteiras em direção à periferia, e de fato, estima-se que 70% de todos os habitantes do planeta deverão estar vivendo em cidades até o ano de 2050. Neste contexto, como poderíamos construir cidades mais sustentáveis, saudáveis e equitativas para enfrentarmos os desafios do futuro?

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Plaza Superilla de Sant Antoni / Leku Studio. Image © Del Rio Bani

Foi pensando nisso que surgiu o conceito de Cidade 8-80, uma ideia que busca prescrever novas formas de se conceber e construir cidades com a finalidade de promover a qualidade de vida em territórios urbanos. A noção de cidade 8-80 procura considerar as necessidades e demandas de todos os moradores, desde crianças de 8 anos a adultos maiores de 80, com o principal objetivo de estabelecer cidades mais seguras e agradáveis de se viver. Percursos caminháveis, parques, áreas verdes, ciclovias, espaços comerciais e serviços de atendimento à população são alguns dos elementos fundamentais para toda e qualquer cidade, especialmente para os grupos mais vulneráveis. Buscando incluir as crianças e também a terceira idade, pessoas em situação de pobreza, com limitações físicas ou mentais e sem qualquer distinção de raça, credo ou gênero, as cidades 8-80 procuram criar espaços acessíveis e democráticos para todos.

“Ao planejar nossos espaços públicos pensando, em primeiro lugar, no bem estar e na segurança das crianças e idosos, seguramente estaremos construindo cidades melhores para todos,” Guillermo Peñalosa, Fundador do movimento Cidades 8-80 em Criando Parques e Espaços Públicos para Pessoas de Todas as Idades: Um Guia Passo a Passo.

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Superkilen / Topotek 1 + BIG Architects + Superflex. Image © Iwan Baan

Cidades 8-80 é uma organização canadense sem fins lucrativos cuja intenção é promover a criação de cidades mais inclusivas e democráticas pensadas a partir da qualidade de vida e do bem estar de seus moradores, considerando especialmente as condições e vida dos grupos mais vulneráveis da população. Um de seus fundadores, Guillermo Peñalosa, é um importante e reconhecido gestor e consultor de projetos de planejamento urbano. Nascido em Bogotá, ele prestou consultoria em mais de 400 projetos de planejamento urbano além de ser um dos principais líderes do projeto urbano que transformou a cidade de Bogotá no final dos anos 1990. Atualmente vivendo no Canadá, mais precisamente na região metropolitana de Toronto, Peñalosa presta consultoria a projetos de planejamento urbano participativo que procuram promover a qualidade de vida e o bem estar de seus moradores. 

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10 ciudades que adoptan la bicicleta en su planificación urbana. Image © Municipalidad de Bogotá

A grande maioria das cidades enfrenta hoje problemas semelhantes em questões relacionadas a mobilidade, as mudanças climáticas e a poluição ambiental. Em se tratando dos principais centros urbanos, estima-se que em média, um 18% da população utiliza veículos automotores individuais para deslocar-se diariamente, ocupando até um 80% da infraestrutura viária disponível. Por outro lado, os 82% restantes, ou seja, pedestres, ciclistas e pessoas que se utilizam do transporte público para deslocar-se pelo território urbano, contam apenas com 20% do espaço total dedicado à infraestrutura de mobilidade urbana nestas mesmas cidades. É fato que as ruas e avenidas, assim como as calçadas e ciclovias, são elementos fundamentais que compõe o espaço público de uma cidade, e como tal, deveriam estar à disposição de todos e não apenas de alguns poucos que costumam deslocar-se rapidamente dentro de suas pequenas caixas herméticas motorizadas. Espaços públicos acolhem uma multiplicidade de diferentes usos de acordo com a hora do dia e o dia da semana em questão, e além disso, são importantes espaços de convívio e troca entre as pessoas.

Para avaliar a qualidade de um espaço urbano ou de uma cidade, devemos estar atentos a como ela trata seus cidadãos mais vulneráveis (…) Deixemos de construir cidades para carros e para pessoas jovens e bem sucedidas apenas. – Guillermo Peñalosa, Fundador do movimento Cidades 8-80 em entrevista para o El Universo.

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Plaza Superilla de Sant Antoni / Leku Studio. Image © Del Rio Bani

O projeto Cidades 8-80 busca construir comunidades, promover a mobilidade urbana e estabelecer espaços mais seguros, democráticos e acessíveis. Segundo um de seus fundadores, Guillermo Peñalosa, o urbanismo 8-80 se baseia em cinco os elementos principais, os quais influenciam decisivamente na saúde no no bem estar das pessoas: a atividade física, a manutenção de uma alimentação saudável, o descanso, o contato com a natureza e o convívio, ou seja, o contato com outras pessoas. A proposta representa uma busca por construir cidades melhores para todos, espaços urbanos pensados de forma a promover comunidades mais saudáveis e que incorporem sistemas de mobilidade urbana integrados e que incentivem o uso de modalidades alternativas de transporte como a bicicleta e principalmente o transporte público. Cidades 8-80 são aquelas que se propõe a repensar os espaços da ruas, das calçadas e parques a partir de um ponto de vista mais humano, buscando construir cidades mais agradáveis de se viver.

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Bryant Park, Nueva York. Image via Wikipedia user: Edward Pan. Licencia bajo CC BY 3.0. Autor de la imagen: Jean-Christophe Benoist

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Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Cidades 8-80: como projetar espaços urbanos para pessoas de todas as idades?" [Ciudades 8-80: ¿Cómo diseñar ciudades para personas de todas las edades?] 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963610/cidades-8-80-como-projetar-espacos-urbanos-para-pessoas-de-todas-as-idades> ISSN 0719-8906

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