De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos

Em teoria, as vagas de estacionamento têm apenas uma função: estacionar um carro com segurança até que ele seja usado novamente e, em termos de projeto, as garagens são flexíveis e simples, exigindo intervenções mínimas. No entanto, os estacionamentos hoje em dia não são mais considerados espaços de função única. Quanto mais vazio o local, mais potencial ele tem para integrar funções adicionais. Arquitetos e urbanistas redefiniram os estacionamentos tradicionais, acrescentando instalações recreativas e comerciais à estrutura. Em vez de uma planta típica com marcações amarelas e brancas no chão, agora estamos vendo estruturas convidativas que incorporam fachadas verdes e playgrounds na cobertura, com lava-carros, cafeterias e áreas de trabalho / estudo.

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 2 de 25De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 3 de 25De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 4 de 25De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 5 de 25De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Mais Imagens+ 20

Embora as vagas de estacionamento sejam frequentemente esquecidas, elas têm uma grande influência na forma como as pessoas respondem aos espaços por onde dirigem. A menos que o motorista encontre um amplo estacionamento vazio, uma enorme fila de carros é formada cada vez que alguém deseja estacionar. Sendo assim, esses espaços podem ser muito prejudiciais para o humor se não forem bem projetados, com fardos que incluem estar rodeado por um grande número de colunas, não ter espaço suficiente para mudar a direção do carro ou para os pedestres caminharem ao lado do carro, etc.

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 21 de 25
Park'n'Play by JAJA Architects. Imagem Cortesia de JAJA Architects

Em termos de padronização, não existem regras universais que se apliquem a todas as nações. No entanto, existem várias semelhanças em termos de espaçamento, dimensões, orientação e infográficos. Listras brancas e amarelas são frequentemente pintadas no piso para demarcar o contorno das zonas de estacionamento e instruções de direção. Para uma melhor visibilidade, as linhas estendem-se até às paredes circundantes a uma altura de aproximadamente 1 metro. Os tetos são tão importantes como as paredes e o chão, razão pela qual as saliências são sempre levadas em consideração ao conceber um espaço de estacionamento.

Dimensões de vaga para um carro

  • Comprimento mínimo do estacionamento individual:> 5 m
  • Largura mínima do estacionamento individual: ~ 2,30 m
  • Largura mínima do estacionamento individual para deficientes:> 3,50 m
  • Altura mínima do estacionamento único:> 2,15 m (até 2,40 m para caminhões)

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 6 de 25
Cortesia de Ernst Neufert Architect's Data

Layouts de estacionamento e suas dimensões

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 7 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: paralelo

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 8 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: vagas oblíquas de 30° em via de mão única

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 9 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: vagas oblíquas de 45° em via de mão única

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 10 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: vagas de 90° em via de mão dupla

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 12 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: corredor duplo de 45° em vias de mão única idênticas

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 14 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: corredor duplo de 45° em vias de mão única opostas

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 11 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: corredor duplo de 60° em vias de mão única idênticas

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 13 de 25
© ArchDaily

Tipo de estacionamento: corredor duplo de 90° em vias de mão dupla idênticas

Embora exista um plano em andamento para substituir os carros por veículos elétricos, bicicletas e transportes públicos ecológicos, o mundo ainda não alcançou essa meta de forma completa e definitiva. Em vez disso, os prédios de estacionamento adotaram novas funções para aproveitar o espaço vazio e fornecer funções complementares aos usuários. Open Platform (OP) e JAJA Architects, junto com Rama Studio e Søren Jensen Engineers estão projetando o primeiro estacionamento construído em madeira da Dinamarca.

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 23 de 25
Open Platform e JAJA Architects vencem a competição para projetar o primeiro estacionamento de madeira da Dinamarca. Imagem© JAJA Architects + Open Platform

Outro projeto da JAJA Architects é o Park'n'Play, que transforma a cobertura de um estacionamento em um espaço urbano vivo com equipamentos esportivos e lúdicos.

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 20 de 25
Park'n'Play by JAJA Architects. Imagem © Rasmus Hjortshøj

THIRD NATURE projetou uma solução para os problemas urbanos modernos: inundações, estacionamento e falta de espaços verdes, com seu projeto, POP-UP, um espaço verde com estacionamento e reservatório de água.

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos - Imagem 19 de 25
Estrutura All-In-One Resolve Inundações, Estacionamento e Falta de Espaço Verde nas Cidades. Cortesia da imagem de THIRD NATURE

Layouts de estacionamento e suas dimensões fazem parte do livro Ernst Neufert Architect's Data

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos" [From Empty Grids to Interactive Playgrounds: Parking Lots and their Evolving Identities] 06 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961094/de-estruturas-vazias-a-parques-interativos-a-evolucao-dos-estacionamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.