Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 2 de 28Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 3 de 28Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 4 de 28Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 5 de 28Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Mais Imagens+ 23

A conexão entre interior e exterior é quase sempre citada nos projetos de arquitetura, afinal, trazer vislumbres do espaço externo para um edifício é um dos artifícios mais utilizados ao pensar o bem-estar de seus habitantes. Além do contato com as paisagens do entorno, um fator importante desta estratégia está em permitir a entrada da luz natural no espaço, uma vez que ela pode transmitir uma mensagem visual que transforma a percepção espacial.

Para isso, a instalação de claraboias ou outros tipos de aberturas zenitais surgem como uma boa alternativa, pois elas permitem a compreensão da passagem das horas de um dia através da luz que se manifesta no ambiente - sendo esta uma sensação fundamental para a compreensão do nosso ritmo circadiano, responsável por regular o funcionamento do corpo humano e, por consequência, pelo nosso bem-estar.

Conjuntamente, além de interferir na qualidade da luz, este tipo de solução tem o potencial de trazer maior conforto ao usuário uma vez que pode influenciar também na circulação do ar, de acordo com o equipamento que for instalado. Para exemplificar todos esses benefícios, reunimos treze projetos que adotam as aberturas zenitais através de distintas abordagens.

Iluminação zenital no espaço residencial

Como é comum no centro do Porto, os lotes são estreitos, longos e com apenas duas frentes, brindando aos arquitetos o desafio de trazer mais luz para para os espaços interiores. No caso da GreenHouse, realizada por OTTOTTO, a solução foi dada pelo desenho de um único corte na cobertura - um "anel quadrado", com largura constante de 70 cm, que atravessa os três pisos e para o qual espreitam oito janelas.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 10 de 28
GreenHouse / OTTOTTO. Foto: © Alexander Bogorodskiy
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 24 de 28
Detalhe - GreenHouse / OTTOTTO

Ao entrar na Casa Vodanovic, de Duarte Fournies Arquitectos, é possível observar a geometria da cobertura, que confere a este local um pé-direito mais alto do que o do resto da casa, realçando a ideia de que ali seria um ponto de encontro. Essa geometria da cobertura também destaca uma abertura zenital que permite não só a entrada de luz natural, mas também permite olhar ao céu, possibilitando, assim, os moradores e visitantes de acompanharem as mudanças de coloração típicas do céu do sul do Chile.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 9 de 28
Casa Vodanovic / Duarte Fournies Arquitectos. Foto: © Pablo Casals Aguirre
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 18 de 28
Corte - Casa Vodanovic / Duarte Fournies Arquitectos

No exemplo da Casa Ninho Flutuante, assinada por atelier NgNg, uma malha de bambu se deixa ver desde o interior através da abertura zenital do jardim. Acima do volume da escada, este elemento vazado se transforma em uma espécie de anteparo vertical, permitindo uma conexão visual direta entre os espaços da casa. Ao deixar a luz penetrar no interior do espaço, as sombras parecem dançar ao som alegre que chega da rua, ou com o vento que assovia ao preencher os espaços da casa.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 12 de 28
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg. Foto: © Quang Dam
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 28 de 28
Corte - Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg

Já o G+F Arquitectos, ao fazer a reforma e adaptação de um antigo celeiro em moradia afirmaram que reabilitar, neste caso específico, significou trazer a luz natural para os espaços interiores e prover novas instalações necessárias para acolher os novos moradores. A solução foi cobrir a escada com novas telhas translúcidas de policarbonato, que criaram uma espécie de claraboia ou abertura zenital, inundando os espaços de ambos pavimentos com luz natural intensa e difusa.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 7 de 28
Reforma e adaptação de antigo celeiro em moradia / G+F Arquitectos. Foto: © Joaquín Mosquera Casares
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 21 de 28
Axonométrica - Reforma e adaptação de antigo celeiro em moradia / G+F Arquitectos

A abertura zenital pensada para o conforto

Na Escola dos Arcos Dançantes, a assimetria de seus arcos é uma lembrança de que nem sempre um projeto precisa ser desenhado com linhas paralelas e perpendiculares. A irregularidade que salta aos olhos à primeira vista é uma fonte de questionamento e curiosidade para as crianças. Além disso, Samira Rathod Design Associates, aproveita este discurso para conceber nos espaços das salas de aula grandes vigas que dão suporte a uma cobertura abobadada, que em determinados momentos é alçada para permitir a entrada de luz natural e potencializar a ventilação cruzada no interior do edifício, ampliando o conforto lumínico e térmico dos estudantes.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 4 de 28
Escola dos arcos dançantes / Samira Rathod Design Associates. Foto: © Niveditaa Gupta
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 22 de 28
Corte - Escola dos arcos dançantes / Samira Rathod Design Associates

A posição superior de uma claraboia também pode ser aproveitada para sorver o ar quente para fora do ambiente. Esta é a estratégia adotada por Architecture BRIO no Mumbai Artist Retreat, que ao instalar uma claraboia aberta no telhado, possibilitou o fluxo de ventilação natural através das oficinas.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 14 de 28
Mumbai Artist Retreat / Architecture BRIO. Foto: © Edmund Sumner
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 20 de 28
Elevações e Cobertura - Mumbai Artist Retreat / Architecture BRIO

Segundo Tal Goldsmith Fish Design Studio luz, ar e vegetação, conforma a trindade arquitetônica que torna um espaço vital e agradável, e traz paz e tranquilidade para o usuário. A fim de criar esta atmosfera, no The Patio Office eles incorporaram um pátio de 16 metros de comprimento no escritório, atravessando todo o espaço. Acima do pátio, uma claraboia traz luz e ar para o escritório.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 15 de 28
The Patio Office / Tal Goldsmith Fish Design Studio. Foto: © Amit Geron
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 17 de 28
Corte - The Patio Office / Tal Goldsmith Fish Design Studio

O LANZA Atelier aproveita para ampliar a sensação espacial através de uma grande claraboia que permite observar o céu e que banha de luz o espaço principal do Escritório de Nutrição PP.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 13 de 28
Escritório de Nutrição PP / LANZA Atelier. Foto: © Luis Young
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 27 de 28
Corte - Escritório de Nutrição PP / LANZA Atelier

Em um projeto no qual seu volume exterior é concebido de acordo com o contexto, o Museu de Arte Moderna de Odunpazari, realizado por Kengo Kuma & Associates, possui um átrio central composto por blocos de madeira que conecta cada nível para permitir que a luz natural atravesse todo o edifício, marcando a sua unidade.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 11 de 28
Museu de Arte Moderna de Odunpazari / Kengo Kuma & Associates. Foto: © NAARO
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 25 de 28
Detalhe - Museu de Arte Moderna de Odunpazari / Kengo Kuma & Associates

Já no Museu de História Natural Yingliang Stone, o desafio estava em trazer a luz direta do sol para o átrio. Atelier Alter Architects fez com que a pirâmide quadrangular que se estende da cobertura do edifício ao forro do primeiro andar levasse luz ao átrio do museu no primeiro nível, enquanto o espaço de exposição do segundo andar e o restante dos escritórios são iluminados pela claraboia do edifício, bem como pela luz refletida na superfície externa inclinada do poço de luz criado. Por fim, o desenho dos "cristaloides" verticais e inclinados fazem a mediação entre a luz do sol e os espaços de exposição, conformando o layout expográfico.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 6 de 28
Museu de História Natural Yingliang Stone / Atelier Alter Architects. Foto: Courtesy of Atelier Alter Architects
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 23 de 28
Cortes - Museu de História Natural Yingliang Stone / Atelier Alter Architects

A abertura zenital como ato simbólico

No Dormitório e centro de meditação para mulheres em Chonburi, realizado por Walllasia, os espaços interiores são amplamente ventilados e iluminados naturalmente. O longo corredor que dá acesso aos quartos foi concebido como uma ponte que flutua entre dois edifícios. As varandas possuem diversos tamanhos, criando uma noção de ritmo na fachada - inspirado pelo fluxo respiratório do praticante de meditação - e trazem em si espaços de contemplação que são enfatizados pelo posicionamento das aberturas zenitais.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 3 de 28
Dormitório e centro de meditação para mulheres em Chonburi / Walllasia. Foto: © Spaceshift Studio/ Pirak Anurakyawachon
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 26 de 28
Croqui - Dormitório e centro de meditação para mulheres em Chonburi / Walllasia

Na parte superior da Residência THD, com vista para a grande claraboia (que ilumina todos os níveis), o AD9 Architects aproveitou a qualidade da luz neste ambiente para posicionar um altar para reverenciar os antepassados - elemento tradicional da cultura vietnamita - a fim de trazer uma forma mais leve e íntima de cultuar os ancestrais.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 8 de 28
Residência THD / AD9 Architects. Foto: © Quang Tran
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 19 de 28
Diagrama - Residência THD / AD9 Architects

Por fim, na Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame, realizada por Shatotto, aberturas ao longo das paredes norte e leste favorecem a entrada da luz natural pela parte superior da sala, enquanto elementos cerâmicos vazados dispostos na parte inferior servem para filtrar a luz e o ruído, oferecendo uma maior privacidade aos pregadores. Vale ressaltar que tradicionalmente, antes das orações os fiéis costumavam se purificar com a água em uma espécie de fonte, enquanto que atualmente é mais comum o uso de torneiras. O espaço de purificação na nova mesquita conta com ambas soluções, uma série de torneiras que desaguam em uma fonte, dando aos devotos a opção entre a conveniência e a tradição. Parte da cobertura acima da fonte foi deixada aberta para favorecer a iluminação e a ventilação natural, além de permitir que chova no interior do edifício.

Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 5 de 28
Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto. Foto: © Mike Kelley, Will Scott
Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores - Imagem 16 de 28
Corte - Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto

A informação dos projetos neste artigo foram retiradas dos textos enviados por seus autores.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Interiores e bem-estar. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Aberturas zenitais: iluminação e ventilação nos interiores" 03 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957834/aberturas-zenitais-iluminacao-e-ventilacao-nos-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.