Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Arco, JardimCasa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Interiores, Escada, MadeiraCasa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Escada, CorrimãoCasa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, BalcãoCasa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Mais Imagens+ 56

  • Arquitetos: atelier NgNg
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Jotun, LG Electronics, Philips, Rhino
  • Arquiteto Responsável: Dung Ngo, Phi Nguyen
  • Equipe De Projeto: Ngo Viet Hung, Do Van Dung
  • Engenharia Estrutural: Viet Technical
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior
© Quang Dam

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ninho Flutuante, como a grande maioria das residências unifamiliares no Vietnã, encontra-se localizada em um terreno urbano bastante compacto (medindo 4 metros de largura por 12 metros de profundidade) de um bairro residencial central e movimentado da cidade de Ho Chi Minh, limitado em três de seus lados por empenas cegas, tendo livre apenas a fachada frontal voltada para o oeste. Ao entrar em contato com a nossa equipe do ateliê NgNg, o proprietário deste terreno, apaixonado por jardinagem, compartilhou conosco seu sonho de construir uma casa arejada e espaçosa, um lugar onde pudesse relaxar depois de um cansativo dia de trabalho, áreas verdes, jardins e luz natural abundante estavam no topo da sua lista de prioridades.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Arco
© Quang Dam
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Imagem 59 de 61
Planta - Térreo
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Quang Dam

Para encaixar o vasto programa desta residência em um terreno tão compacto quanto se pode imaginar, e buscando favorecer de todas as maneiras melhores condições de iluminação e ventilação natural no interior da casa, decidimos por suprimir toda e qualquer parede divisória, utilizando a “vegetação” e e espaços “vazios” para separar os espaços funcionais da casa. Deste modo foram incluídos três grandes vazios: um jardim frontal e outro posterior, os quais se estendem por toda a altura deste edifício de três pavimentos, proporcionando ainda um afastamento entre o espaço interior e a rua movimentada; e um poço de luz central que atravessa os dois pavimentos superiores, separando o espaço de escritório da área íntima da casa assim como a área de jardim do espaço de oração.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Quang Dam

Os pequenos jardins inseridos cumprem uma função bastante similar, criando pequenas brechas e espaços de transição entre o interior e o exterior; entre o banheiro e o quarto ou entre a sala e a cozinha assim como entre os quartos e as escadas. Esta solução nos permitiu criar transições suaves, garantindo que todos os moradores, em todos os espaços funcionais, tivessem um contato direto com a natureza.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Arco, Jardim
© Quang Dam

Os materiais utilizados neste projeto proporcionam ao edifício uma cara contemporânea mas com um ar tradicionalista, como uma espécie de releitura dos espaços residenciais tradicionais das pequenas aldeias vietnamitas. Bambu e madeira são complementados por amplo uso de aço e vidro. O bambu é um material natural abundante em todo o território nacional, uma solução ecológica e bastante simples. O brise de bambu, instalado em toda a extensão da fachada principal do edifício, é uma reminiscência das “paredes de rattan” da arquitetura tradicional rural vietnamita, utilizado neste projeto para proteger todos os espaços da casa da forte luz do sol do oeste além de proporcionar um alto grau de privacidade no interior da casa.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Interiores
© Quang Dam
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Imagem 57 de 61
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Interiores, Madeira, Arco
© Quang Dam

Além disso, esta malha de bambu permite que a casa esteja sempre aberta e ventilada. Formalmente, esta cortina de bambu da fachada se dobra para a cobertura, transformando-se em uma espécie de telhado que proteje o espaço aberto do ático além de proporcionar uma maior sensação de continuidade entre os elementos formais do projeto. Chapas de aço perfuradas com padrões de desenhos de folhas servem para ampliar a proteção das áreas de varanda, uma versão estilizada dos tradicionais pára-ventos ou bình phong, como são conhecidos no Vietnã. Uma solução similar também foi utilizada no pórtico de entrada da cada, criando um interessante jogo de luz e sombra. Juntos, o brise de bambu e os painéis vazados de aço, fortalecem a sensação de estarmos em uma casa completamente aberta e inter-conectada. A malha de bambu se deixa ver desde o interior através da abertura zenital do jardim. Acima do volume da escada, este elemento vazado se transforma em uma espécie de anteparo vertical, permitindo uma conexão visual direta entre os espaços da casa. Ao deixar a luz penetrar no interior do espaço, as sombras parecem dançar ao som alegre que chega da rua, ou com o vento que assovia ao preencher os espaços da casa.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Arco, Aido
© Quang Dam

Chapas de aço foram amplamente utilizadas neste projeto, substituindo elementos que tradicionalmente são executados em concreto, como escadas, jardineiras, varandas em balanço e elementos de proteção solar—reduzindo consideravelmente o peso total da estrutura da casa. Além disso, eles foram concebidos para parecerem flutuar sobre os espaços vazios da casa, dai o nome do projeto: Ninho Flutuante. A mesma solução foi empregada como pano de fundo para o altar do espaço de oração—o espaço mais importante para os moradores, o qual se estende até o andar inferior onde encontramos um espaço tranquilo para a prática de meditação.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Imagem 61 de 61
Fachadas
Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Quang Dam

A incorporação destas diferentes estratégias projetuais fazem com que a casa pareça uma estrutura leve, como se pudesse flutuar em meio ao jardim que preenche seus espaços interiores. Ao entardecer, quando o sol se põe, a luz penetra o interior da casa através das frestas entre as varas de bambu e as folhas recortadas nos painéis de aço. Durante a noite, o padrão se inverte, e a casa se transforma em um farol iluminado em meio ao movimentado bairro da cidade de Ho Chi Minh.

Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg - Fotografia de Exterior, Arco
© Quang Dam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ninho Flutuante / atelier NgNg" [Floating Nest / atelier NgNg] 11 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954689/casa-ninho-flutuante-atelier-ngng> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.