Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de ExteriorMesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior, FachadaMesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Interiores, Pilar, ConcretoMesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de InterioresMesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Shatotto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16500 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BSRM, Mirpur Ceramic, Nasir Glass, RAK, Supercreat
  • Arquiteto Responsável: Rafiq Azam
  • Equipe De Projeto: Ikramoon Nisa, Mohammad Akter Hossen, Mohiminul Islam
  • Cliente: Dhaka South City Corporation
  • Engenharia: Mustafizur Rahman
  • Paisagismo: Rafiq Azam
  • Consultores: Shatotto Architecture for Green Living
  • Cidade: Dhaka
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior
© Mike Kelley, Will Scott

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada ao lado do cemitério de Azimpur, em Lalbagh, a Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jummah é um espaço liminar – ou um espaço “entre”– inspirado na famosa Mesquita Azam Shah, construída na segunda metade do século XVII pelos Mongóis. Ainda que enraizado na cultura local, o novo projeto se afasta da tradicional concepção das estruturas religiosas tanto em sua forma física quanto em seus conceitos filosóficos, combinando idéias ancestrais e contemporâneas para dar forma a uma nova arquitetura, intimamente conectada com o espirito do seu tempo.

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo, Corrimão
© Mike Kelley, Will Scott
Planta - térreo
Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mike Kelley, Will Scott

Uma das principais características da arquitetura tradicional incorporadas no projeto foi o “Shaan” – uma espécie de terraço anexo à entrada do salão principal. Este espaço aberto coberto funciona como uma expansão do espaço interior, um elemento de conexão com o exterior além de um espaço adicional para acolher o público durante a realização de eventos maiores. Devido à sua situação “entre” a rodovia ao sul e o cemitério de Azimpur no norte, a nova mesquita atua como um espaço de transição entre o âmbito profano e o sagrado, sendo o Shaan, a porta entre estes dois mundos. O salão principal é um grande espaço resguardado pontuado por uma série de colunas de concreto que se expandem em forma de prato para sustentar a laje de cobertura. Aberturas ao longo das paredes norte e leste favorecem a entrada da luz natural pela parte superior da sala, enquanto elementos cerâmicos vazados dispostos na parte inferior servem para filtrar a luz e o ruído, oferecendo uma maior privacidade aos pregadores. Uma série de faixas de luz no piso indicam a direção das orações – além de fornecem uma iluminação difusa que colabora com a ambientação do espaço de prece.  

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Interiores, Pilar, Concreto
© Mike Kelley, Will Scott

O forro e a parede ao longo da fachada oeste foram revestidas com vidro e vidro fosco respectivamente. Em contraste com as estruturas mais tradicionais, a nova mesquita não conta com um “Mehrab”, uma espécie de pequena alcova onde o líder religioso conduz as celebrações. Ao invés disso, o projeto desenvolvido pelos arquitetos do Shatotto apresenta um mimbar, uma espécie de púlpito nivelado com o ambiente de oração, concebido para aproximar o líder dos fiéis. Fora dos horários de oração, o edifício permanece aberto para que os visitantes possam entrar, meditar ou ler um livro sob a claraboia que ilumina os espaços interiores.

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Tijolo
© Mike Kelley, Will Scott
Corte C
Corte B

Junto à fachada norte, uma passarela no segundo pavimento permite conectar a mesquita com o cemitério, criando um percurso reflexivo sobre a jornada da vida. Enquanto que a lateral sul da passarela é feita de vidro semi transparente com uma oração impressa, a lateral norte é transparente, permitindo uma visão desobstruída para o cemitério. A oração gravada na superfície de vidro fala da inevitável travessia da vida, transformando a passarela entre a mesquita e o cemitério em algo mais do que apenas um elemento de conexão física, mas principalmente uma metáfora da passagem espiritual entre a vida e a morte.

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Interiores
© Mike Kelley, Will Scott
Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mike Kelley, Will Scott

Um edifício anexo à leste da passarela abriga a sala de oração das mulheres além dos dormitórios dos funcionários no pavimento superior, com o espaço de purificação no térreo. Tradicionalmente, antes das orações os fiéis costumavam se purificar com a água em uma espécie de fonte, enquanto que atualmente é mais comum o uso de torneiras. O espaço de purificação na nova mesquita conta ambas soluções, uma série de torneiras que desaguam em uma fonte, dando aos devotos a opção entre a conveniência e a tradição. Parte da cobertura acima da fonte foi deixada aberta para favorecer a iluminação e a ventilação natural, além de permitir que chova no interior do edifício. Na extremidade sudoeste da mesquita encontra-se o "Minarete" - uma espécie de púlpito em forma de torre desde onde são feitas as chamadas para a oração. Tradicionalmente, o “Muezzin” subia no topo desta torre para chamar os devotos, mas o minarete da nova mesquita utiliza um sistema de alto-falantes e microfone para uma maior conveniência. Desta forma o espaço no interior da torre foi liberado, permitindo inserir um elevador para favorecer a acessibilidade do edifício como um todo, sem comprometer as funções tradicionais da mesquita. De forma geral, a mesquita Prefeito Mohammad Jummah consegue combinar valores tradicionais, uma filosofia moderna e um projeto de arquitetura contemporânea.

Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto - Fotografia de Exterior
© Mike Kelley, Will Scott

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Azimpur, Dhaka, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Prefeito Mohammad Hanif Jame / Shatotto" [Mayor Mohammad Hanif Jame Mosque / Shatotto] 29 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934525/mesquita-prefeito-mohammad-hanif-jame-shatotto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.