Carlo Ratti projeta novos espaços de trabalho para lidar com desafios pós-pandemia

O escritório CRA-Carlo Ratti Associati desenvolveu um projeto piloto para o Centro de Inovação Aberta do Sella Group em Turim, Itália, abordando os desafios pós-pandemia. O projeto de espaço de trabalho conta com higienização automatizada das mesas, plataformas digitais colaborativas e janelas inteligentes para garantir saúde, segurança e sociabilidade.

O escritório de inovação CRA divulgou um projeto experimental em colaboração com o Sella Group, o maior grupo bancário privado e independente da Itália, para o Centro de Inovação Aberta da empresa. Com foco na resiliência à pandemia, o projeto piloto “é baseado na premissa de que a maioria das empresas provavelmente continuará promovendo sistemas mistos de trabalho remoto – mas que a interação humana no escritório é insubstituível”. Hospedando o Sella Lab dedicado a iniciativas de startups e fintech, entre outras, a proposta centralizará atividades compartilhadas e as áreas principais de conexão. O projeto considera a implementação de uma série nichos dispostos em um arranjo escalonado que servem como espaços de encontro ao redor da escada principal.

Carlo Ratti projeta novos espaços de trabalho para lidar com desafios pós-pandemia - Imagem 2 de 4
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Qual é o papel do escritório no futuro pós-pandemia? Mesmo que uma dose de trabalho remoto seja desejável, os escritórios físicos se mantêm firmes como um ponto de referência para a inovação. É apenas em locais de trabalho compartilhados que podemos estabelecer aqueles laços entre semi-conhecidos que são cruciais para produzir novas ideias e fortalecer a cultura da empresa. Essas relações são ameaçadas quando trabalhamos sozinhos, pois tendemos a entrar em contato remotamente apenas com aquelas pessoas com quem sempre colaboramos. Com o projeto do Centro de Inovação Aberta da Sella, nos esforçamos para apresentar uma alternativa de design resiliente para o futuro de nossos escritórios, que deverão ser seguros e sociáveis. — Carlo Ratti, sócio fundador do CRA e diretor do MIT Senseable City Lab.

Carlo Ratti projeta novos espaços de trabalho para lidar com desafios pós-pandemia - Imagem 3 de 4
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

O projeto “propõe novas maneiras de higienizar mesas com luz UV-C e gerenciar o ar limpo em um ambiente de mesas compartilhadas”. Com efeito, durante a semana, a diminuição da ocupação exige a passagem para um “paradigma de mesas compartilhadas”, onde o espaço economizado é usado para reuniões informais e troca de ideias. As estações de trabalho são, portanto, otimizadas e as mesas são gerenciadas para aumentar a interação entre os membros da equipe.

Parte de uma série de experimentos em andamento sobre espaços de trabalho inovadores liderados pelo CRA, este projeto conta com um novo sistema de Ventilação de Recuperação de Calor (HRV) para eliminar a propagação de vírus e um sistema de “janela inteligente” que controla as trocas de ar em cada abertura individual. A troca de ar entre os diferentes espaços internos é reduzida, ao passo que a circulação entre o interior e o exterior é melhorada.

Carlo Ratti projeta novos espaços de trabalho para lidar com desafios pós-pandemia - Imagem 4 de 4
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

O projeto se inspira no paradigma da inovação aberta, conforme teorizado pelo economista de Harvard Henry W. Chesbrough. Com este projeto, vamos além da imagem tradicional da planta livre repleta de mesas individuais, e a substituímos por um layout mais complexo que estimula a criatividade e promove formas mais seguras de compartilhamento de espaço. Diante dos acontecimentos dos últimos meses, também é fundamental repensar o papel da infraestrutura técnica de um edifício, como o sistema de climatização. — Andrea Cassi, sócia e gerente de projetos do CRA.

Centro de Inovação Aberta do Sella Group

  • Arquitetura: CRA-Carlo Ratti Associati
  • Consultoria criativa: Italo Rota
  • Equipe do CRA: Andrea Cassi (Gerente de projeto), Chiara Morandini (Líder do projeto), Marco Caprani, Serena Giardina, Anna Morani
  • Equipe de design gráfico do CRA: Gary di Silvio, Pasquale Milieri, Gianluca Zimbardi
  • Engenharia estrutural: IngeMBP
  • Engenharia mecânica, elétrica e hidráulica: Projema
  • Engenharia de segurança e acústica: Arching
  • Leed: Get Consulting

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Carlo Ratti projeta novos espaços de trabalho para lidar com desafios pós-pandemia" [CRA-Carlo Ratti Associati Designs New Workplaces, Addressing Post-Pandemic Challenges] 14 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952910/carlo-ratti-projeta-novos-espacos-de-trabalho-para-lidar-com-desafios-pos-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.