UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável

Em todo o mundo, desde 2014, todos os anos, no dia 31 de outubro, é comemorado o Dia Mundial das Cidades. Para marcar este evento, a UN-Habitat lançou o Relatório Mundial das Cidades 2020 sobre o valor da urbanização sustentável, com foco nos temas mais atuais e urgentes. Analisando o valor intrínseco das cidades na geração de prosperidade econômica, mitigação da degradação ambiental, redução da desigualdade social e construção de instituições mais fortes, o relatório destaca como, juntos, esses fatores podem gerar mudanças transformadoras.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 2 de 12UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 3 de 12UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 4 de 12UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 5 de 12UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Mais Imagens+ 7

As cidades, no epicentro do surto de COVID-19, com 95 por cento dos casos encontrados em áreas urbanas, especialmente em assentamentos não planejados e informais, são essenciais para a recuperação global, de acordo com o relatório emblemático da UN-Habitat. Na verdade, a pandemia chamou “a atenção do mundo para a necessidade urgente de priorizar o planejamento urbano sustentável e o desenvolvimento de nossas cidades”. O Relatório Mundial das Cidades 2020 “afirma que cidades e vilas bem planejadas, administradas e financiadas criam valores econômicos, sociais, ambientais e outros valores não quantificáveis, que podem melhorar muito a qualidade de vida de todos”, de acordo com Maimunah Mohd Sharif, Diretor Executivo da UN-Habitat.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 6 de 12
Cortesia de UN-Habitat

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em seu prefácio afirma que “com políticas apropriadas e estruturas de apoio, cidades resilientes com habitação e infraestrutura reforçadas podem se recuperar dos impactos devastadores de desastres, incluindo pandemias”. Com os mais recentes pensamentos e descobertas, condições e ideias em torno da urbanização e das questões da cidade, informando diretrizes e lançando debates globais e regionais, o Relatório Mundial das Cidades foi publicado anteriormente em 2016. O Relatório de 2020 enfatiza o papel da Nova Agenda Urbana, o plano de 20 anos da ONU para a urbanização sustentável, como um roteiro local para alcançar a agenda de sustentabilidade das Nações Unidas, incluindo os objetivos de desenvolvimento sustentável e o acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 7 de 12
Cortesia de UN-Habitat

A urbanização pode ser alavancada para a luta contra a pobreza, desigualdade, desemprego, mudanças climáticas e outros desafios globais urgentes. - Maimunah Mohd Sharif, Diretor Executivo do UN-Habitat.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 9 de 12
Cortesia de UN-Habitat

Uma vez que várias condições de planejamento, finanças e governança estão em vigor, o valor da urbanização sustentável pode ser desbloqueado. Analisando o valor da urbanização de uma perspectiva econômica, social e ambiental, a primeira descoberta do relatório sugere que:

1- As cidades geram valor econômico quando funcionam de forma eficiente.

2- O valor ambiental é produzido por cidades compactas com centros urbanos que podem ser percorridos a pé, que empregam soluções baseadas na natureza e desta forma reduzem a pegada de carbono.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 10 de 12
Cortesia de UN-Habitat

3- As áreas urbanas podem reduzir as desigualdades sociais quando oferecem moradia acessível para residentes de baixa renda e criam espaços seguros para grupos marginalizados, como imigrantes e indivíduos LGBTQ +.

4- Quando as cidades são bem planejadas e administradas, elas também criam um valor intangível ao infundir o orgulho cívico na identidade urbana, servindo como centros de tradição culturais.

5- Apelar aos governos nacionais para capacitar as entidades locais, de forma a aumentar a receita, regular o uso do solo, planejar o crescimento urbano, limitar a expansão urbana e aliviar a habitação superlotada. O relatório incentiva a arrecadação de receitas para melhorar os serviços municipais e os espaços públicos.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 12 de 12
Cortesia de UN-Habitat

Por outro lado, a Observância Global do Dia Mundial das Cidades, realizada todos os anos em um país diferente, foi celebrada pela primeira vez na África. Organizado no Quênia, virtualmente em função da pandemia COVID-19, sob o tema geral Cidade Melhor, Vida Melhor, e um subtema voltado para a Valorização de Nossas Comunidades e Cidades.

UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável - Imagem 11 de 12
Cortesia de UN-Habitat

Leia mais sobre a cobertura do ArchDaily sobre o trabalho da UN-Habitat.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "UN-Habitat divulga relatório sobre o valor da urbanização sustentável" [On World Cities Day UN-Habitat Releases 2020 Report on The Value of Sustainable Urbanization] 09 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950861/un-habitat-divulga-relatorio-sobre-o-valor-da-urbanizacao-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.