Escala humana na cidade a partir de uma perspectiva feminista, transversal e política

Observar a realidade de nosso ambiente construído nos permite reconhecer que existem identidades que os modelos e escalas existentes não representam. Estas vozes, não por acaso, têm sido as grandes ausências nos processos de planejamento e construção das cidades e de sua arquitetura. Seus desejos e formas de ser e viver no mundo foram excluídos e tornados invisíveis. Isso nos faz repensar quais vozes são representadas nos debates sobre o urbano e para quem se projeta a cidade?

Valorizar e tornar visíveis as múltiplas e diversas experiências de mulheres e os conflitos no uso das cidades e seus espaços nos permitirá, sem dúvida, gerar novas perguntas que influenciarão na tomada de decisões ao planejar nossos ambientes. Como Zaida Muxí afirma em Mujeres, Casas y Ciudades, "diferentes experiências são obtidas a partir de diferentes realidades vividas, portanto, diferentes dados iniciais para abordar a resolução técnica de qualquer projeto. (...) Reconhecer essas diferenças não significa reafirmar a desigualdade, mas reconhecer que experiências diferentes implicam formas diferentes de conhecer e estar no mundo, e devemos aprender a dar igual valor às diferenças".

É possível projetar territórios coletivos onde todas as vozes e desejos tenham lugar? Qual é a contribuição de uma perspectiva feminista para esta questão?

A partir do Ciudad del Deseo, um coletivo multidisciplinar que busca refletir sobre territórios, corpos e subjetividades, gerando debates e novos diálogos sobre os espaços ocupados por mulheres e os conflitos nos contextos urbanos, nos contam como a chave é pensar a escala humana e a cidade a partir de uma perspectiva feminista, transversal e política, trabalhando em conjunto com as comunidades para atender suas necessidades e desejos:

Escala humana na cidade a partir de uma perspectiva feminista, transversal e política - Imagem 2 de 5
© Ciudad del Deseo

A escala humana tem sido apresentada como uma alternativa e uma oportunidade para pensar, projetar e planejar cidades, colocando a experiência diária de seus habitantes como uma categoria central de análise. Entretanto, a partir de alguns espaços em que questionamos o urbanismo a partir da perspectiva de gênero, consideramos que é necessário uma advertência sobre a noção de "escala humana": o termo apela para uma subjetividade genérica e neutra. Mas, o que é um sujeito genérico? Existe uma subjetividade "neutra"? Com nossa crítica feminista e dissidente, tentamos colocar em discussão que a "escala humana", como figura de contenção, torna invisíveis, por um lado, as desigualdades de natureza diversa como classe ou gênero, enquanto sua "neutralidade" impede o desenvolvimento de uma sensibilidade para as diferentes formas de experimentar, conceber, fazer e desejar a cidade.

Em Ciudad del Deseo propomos um olhar que questiona a neutralidade desses modelos e propõe a ampliação das categorias e ferramentas com as quais os territórios são abordados. Com este horizonte, implementamos outras cartografias que revelam todas as escalas em disputa: desde o corpo, a casa, o bairro, até a cidade, trabalhamos coletiva e multidisciplinarmente, com um olhar transversal e político com o qual nos perguntamos: Como a perspectiva feminista contribui para o urbanismo?

O modelo moderno

As cidades modernas foram pensadas a partir de uma perspectiva patriarcal, o que coloca os interesses e as necessidades de um Homem moderno, saudável e produtivo no centro. Este modelo idealizado se reflete na escala do Modulor: um homem cis-hetero-normativo, branco, com uma corporalidade hegemônica que responde, como mais uma engrenagem, ao maquinário de viver ou trabalhar a partir do qual as cidades normalizadas pelo espírito da modernidade estão organizadas.

Se olharmos para a cidade, vemos que ela é construída de acordo com as exigências da produtividade, do mercado e da racionalidade capitalista, em que lugares, atividades, papéis e poderes são atribuídos de acordo com uma persistente divisão sexual do trabalho. Esta urbanidade moderna, projetada por e para certos homens, está cheia de muros e fronteiras, é rígida, impermeável e apresenta uma marcada segregação sócio-espacial. É assim que espaços como auto-estradas e outras estruturas de mobilidade, feitas para ir apenas de casa para o trabalho, respondem, favorecendo a colonização do espaço público pelo automóvel, a privatização de locais de lazer e o uso dos centros para atividades financeiras ou especulação imobiliária. A contrapartida complementar deste processo é que as áreas de borda são ocupadas por pessoas cada vez mais marginalizadas, corpos que não respondem aos modelos desejados e resistem até serem expulsos dos limites urbanos.

Desafiamos o modelo patriarcal de concepção de vida e planejamento urbano com visões feministas e contribuições anti-patriarcais, anticolonialistas, perspectivas diversas que propõem outras centralidades e perguntas: Como as pessoas realmente vivem? Do que precisamos, o que queremos? Como nos movemos e como queremos viver? Também implica reconhecer que houve e há vozes, pessoas e identidades ausentes que os modelos e escalas existentes não representam. Cidades com desenho exclusivo nos levam a pensar em novas formas de projetar, mas também a disputar os espaços de decisão: Quem e para quem se projetam as cidades? Que vozes são representadas nos debates sobre o urbano?

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Mapeamento coletivo realizado pela "Ciudad del Deseo" no marco da marcha dos 8M 2019. A intervenção consistiu em mapear, junto com aqueles que estavam passando pela área, colocando os lugares sob os motes: "Onde estou livre?" e "Onde sou corajoso? Imagem © Ciudad del Deseo

A cidade feminista: Algumas pistas para começar

O que entendemos como urbanismo feminista em nosso contexto latinoamericano? Como seria uma cidade feminista?

A cidade feminista coloca a vida, os desejos e os cuidados com a comunidade no centro, aquilo que a cidade - como se pensava até agora - excluiu ou para o qual foram fornecidas soluções precárias. Também coloca em evidência o invisível, mostrando que as categorias são normalmente apresentadas em termos de dicotomias: públicas/privadas, produtivas/reprodutivas, utilizando um imperativo sempre binário ao invés de abraçar a complexidade e diversidade da experiência humana.

Neste sentido, propomos, entre outras coisas, recuperar as evidências que demonstram a distribuição desigual das tarefas de cuidado, que consideramos como um dos principais nós da desigualdade de gênero, especialmente na análise da produção e seu reflexo no ambiente urbano. Este problema, que às vezes é considerado doméstico e privado, é de fato coletivo e público, pois a sociedade não pode se sustentar sem estas tarefas fundamentais, para as quais infra-estrutura, equipamentos e serviços também devem ser considerados. Ao mesmo tempo, é um debate localizado: o cuidado não é o mesmo em todas as regiões. É por isso que convidamos a criar espaço para perguntar sobre os territórios onde realizamos essas tarefas, especialmente nos contextos urbanos e latino-americanos: Quais são as dimensões espaciais das categorias problematizadas? Como os trabalhos de cuidado e os desejos estão ancorados no território? As práticas, aprendizagens, relações e economias de cuidado estão enraizadas em espaços com características e dinâmicas específicas, que contribuem ou restringem a possibilidade de realizá-las. Esses locais de atendimento têm um impacto nas formas como pensamos, exercitamos e defendemos nossa autonomia física, política e econômica, não apenas dos cuidadores (a grande maioria dos quais são mulheres), mas também das pessoas de quem cuidamos.

A discussão, entretanto, não é nova. Os feminismos têm discutido e lutado por uma distribuição mais igualitária na organização destas tarefas. A questão não vai tanto no sentido de aliviar o fardo do trabalho não remunerado, mas de sacudir esta estrutura de distribuição desigual. A lente intersetorial através da qual os feminismos observam também indica que a desigualdade é exacerbada nas pessoas que experimentam várias condições de opressão de acordo com os tempos e lugares em que estão inseridas.

As evidências são próximas e abundantes: diferentes experiências de mobilidade são um problema ao qual o planejamento urbano hegemônico ainda não respondeu. Aqueles que cuidam e realizam tarefas fora do que o sistema produtivo considera útil na cidade (trabalho remunerado), têm rotas que não se encaixam no vetor de ida e volta do trabalho realizado, em geral, por homens adultos. Este problema se agrava quando as cidades centralizam seus serviços, equipamentos e espaços públicos, quando o sistema de transporte, a distribuição de escolas e jardins, residências para idosos, centros de saúde e hospitais, parques e praças convergem. O resultado da não distribuição desses espaços é uma cidade altamente centralizada, onde as esferas administrativa, financeira e trabalhista estão localizadas na mesma área, separadas dos espaços de atendimento e equipamentos, organizadas em uma rede de serviços de mobilidade fortemente convergente. Tornar as atividades produtivas (trabalho, estudo) compatíveis com as atividades reprodutivas (tarefas domésticas e de cuidado) torna-se um desafio impraticável. O uso do tempo reforça a atribuição de papéis tradicionais e dificulta a distribuição de tarefas de forma equilibrada, mesmo quando a intenção existe.

Por estas razões, entre outras, acreditamos que quando se pensa em planejar e fazer uma cidade, é essencial enfatizar a integração da perspectiva de gênero nas diferentes escalas do território em disputa, desde o corpo até a cidade.

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Mapeamento corporal participativo realizado durante a celebração do aniversário do coletivo, em fevereiro de 2019. Realizamos um mapeamento do impacto dos cuidados no território e no corpo. Nesta imagem, mostramos o resultado do "mapeamento de cuidados" no corpo. Imagem © Ciudad del Deseo

Outros urbanismos?

Como estratégia e para ampliar as contribuições, no coletivo Ciudad del Deseo também repensamos as ferramentas que usamos quando falamos de cidade(s). Nossa intenção é questionar o fato de que os discursos sobre a cidade e o urbano são hegemonia da arquitetura como o conhecimento exclusivo sobre este assunto. Consideramos que o debate multidisciplinar e coletivo é enriquecedor.

Além disso, os espaços de tomada de decisão devem estar abertos a uma diversidade de pessoas que podem assumir essas responsabilidades. Os tetos de vidro em trajetos profissionais são particularmente consolidados em algumas profissões: as ligadas a obras públicas, transportes, design e território são conhecidas por serem espaços particularmente machistas. É o trabalho de todos aqueles que realizam o ofício de fazer as cidades questionar as instituições, grupos profissionais, concursos, escritórios e estúdios em que se perpetua o planejamento que não prioriza a diversificação de seu ponto de vista e metodologias. Há uma vasta experiência disto na América Latina, mas ainda há muito a ser feito.

Embora não haja decálogo para uma cidade feminista, e sua configuração esteja sempre sujeita a especificidades locais, há alguns consensos que compartilhamos e que estão em processo de ampliação do debate: a construção de equipamentos nas proximidades dos bairros (serviços que podem ser usufruídos a pé), o desenho de um sistema de transporte que contempla a multiplicidade de viagens na dupla jornada e garante a acessibilidade física para aqueles que são cuidadores e cuidadxs. Mas, especialmente, pensar em uma cidade sob uma perspectiva feminista também significa trabalhar em conjunto com a comunidade, em suas necessidades e desejos. A cidade feminista não é unívoca, nem pode ser o produto de um manual de boas práticas. A cidade feminista é o resultado de um processo de acordos materializados no território, onde a amplitude das vozes e modos de vida encontram um lugar para viver e desfrutar, no desenho de territórios coletivos onde as vozes e desejos das comunidades que se reconhecem como diversas são contemplados.

Ciudad del Deseo é um coletivo que reúne um grupo de pessoas com diversos antecedentes profissionais e militantes em busca de reflexão sobre territórios, corpos e subjetividades a partir de uma perspectiva feminista. O grupo procura gerar debates e novos diálogos em torno dos espaços ocupados por mulheres e dissidentes nos contextos urbanos, a fim de construir novas formas de se transformar. Em uma estrutura de efervescência transfeminista que explode em cada uma das esferas da vida, a cidade - como uma construção social - não pode ser deixada de fora desta luta. Hoje, Ciudad del Deseo é um espaço/plataforma de múltiplas ações que promove uma ampla gama de projetos, tais como intervenções no espaço público, instâncias de treinamento e reflexão sobre a forma que a cidade assume a partir de uma abordagem feminista, mapeamentos colaborativos sobre usos e experiências urbanas, entre outras atividades. Você pode saber mais sobre as pesquisas, ações e trabalhos acessando o site ou através de suas redes sociais.

Este artigo faz parte do assunto do mês no ArchDaily : Escala Humana. A cada mês exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Saiba mais sobre nossos temas aqui. E como sempre, nós do ArchDaily valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se quiser de enviar um artigo ou um trabalho, por favor entre em contato conosco.

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Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Escala humana na cidade a partir de uma perspectiva feminista, transversal e política" [Ciudad del Deseo: Escala humana en la ciudad bajo una óptica feminista, transversal y política] 04 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950736/escala-humana-na-cidade-a-partir-de-uma-perspectiva-feminista-transversal-e-politica> ISSN 0719-8906

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