Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 3 de 11
Casa Tino / Emac Arquitectura. Image © Milena Villalba

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 6 de 11Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 11 de 11Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 2 de 11Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 5 de 11Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Mais Imagens+ 6

Historicamente, o bambu tem sido utilizado como matéria-prima em construções tradicionais de baixa renda, servindo como substituto de outras madeiras para materializar estruturas, armários e até móveis. Hoje, devido às suas inúmeras vantagens associadas à durabilidade, resistência, versatilidade e baixo impacto ambiental, conseguiu ganhar o nome de “aço vegetal” e obter um lugar privilegiado na indústria da construção. A atual busca por novos materiais para o desenvolvimento sustentável tem gerado novas fusões construtivas que colocam materiais e técnicas contemporâneas em jogo com elementos tradicionais, amalgamando e valorizando as qualidades dos materiais em cada região.

Apresentamos a seguir uma série de projetos que incorporam fechamentos móveis de grande simplicidade materializados em bambu:

Casa em Mas Nou / 05 AM Arquitectura

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 9 de 11
Casa en Mas Nou / 05 AM Arquitectura. Image © Adria Goula

  • Localização: Campdorá, Espanha
  • Ano: 2018

“Os espaços interiores do pavimento principal são definidos por quatro vãos recuados definidos por paredes perpendiculares à encosta, com os seus cantos abertos para as melhores vistas. Com estruturas leves de bambu é possível gerar espaços bem definidos e claros tanto espacial como funcionalmente."

Casa Tino / Emac Arquitectura

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 8 de 11
Casa Tino / Emac Arquitectura. Image © Milena Villalba

  • Localização: Sagunto, Espanha
  • Ano: 2018

“A aproximação à casa se dá frontal e horizontalmente, através de um vazio em que os espaços de sol e sombra se alternam quase infinitamente. A disposição programática permite amplas vistas nos dois eixos da casa e ventilação cruzada."

Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 6 de 11
Centro de Desarrollo Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez. Image © Ivan Dario Quiñones Sanchez

  • Localização: Puerto Tejada, Colômbia
  • Ano: 2013

“O projeto é um exemplo de construção de baixa tecnologia, ambientalmente responsável e duradouro. As estratégias consistem na captação de água, aproveitamento de luz e ventilação natural, orientação das salas de aula em relação ao sol e ao vento, uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação de técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais.”

Arqueologia do território Pachacámac: sala para arqueólogos e crianças / ETH Zurich + PUCP

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 5 de 11
Sala para arqueólogos y niños / ETH Zurich + PUCP. Image Cortesia de ETH Zurich + PUCP

  • Localização:  Pachacámac, Peru
  • Ano: 2018

“As portas são giratórias e feitas de esquadrias de madeira com elementos de bambu, colocadas horizontalmente e tecidas em torno de peças verticais. As portas são apoiadas em blocos de madeira e podem ser trancadas por fora para manter o interior seguro."

Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 4 de 11
Edificio Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa

  • Localização:  Mérida, México
  • Ano: 2018

“A volumetria é definida a partir de um levantamento das árvores existentes, bem como dos sistemas passivos (aberturas zenitais para evacuação de ar quente, orientação baseada na luz solar, ventilação cruzada, pés-direitos altos, etc.).”

  • Localização: Bessancourt, França
  • Ano: 2009

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 2 de 11
Passive House / Karawitz Architecture. Image © Hervé Abbadie and Karawitz

“A segunda pele do projeto da casa é gerada por estruturas de bambu que circundam a edificação com painéis de madeira maciça. O revestimento, que vai se tornando acinzentado com o tempo, é inspirado nos tradicionais celeiros da região de Ile -de-France, onde a casa está localizada."

Casa Bb / H&P Architects

  • Localização: Hanoi, Vietnã
  • Ano: 2013

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 11 de 11
Casa Bb / H&P Architects. Image © Doan Thanh Ha

"A partir de um módulo de bambu de 8-10cm de diâmetro, 4-5cm e 3,3 ou 6,6 metros de comprimento, cada casa é montada apenas com parafusos. O espaço multifuncional pode funcionar como uma casa, escola, centro médico ou centro comunitário e pode ser expandido se necessário."

Restaurante e Bazar Chaimiduo / Zhaoyang Architects

  • Localização: Dali, China
  • Ano: 2015

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 1 de 11
Restaurant y Bazar Chaimiduo / Zhaoyang Architects. Image © Pengfei Wang

“O pavilhão é envolto em bambu para enfatizar seu volume e para filtrar a luz do sol. A fachada de bambu é operável em direção ao pátio, permitindo uma maior interação durante as horas comerciais. Também adicionamos à fachada um sistema de portas de correr de bambu, para ajustar sua abertura."

Hotel Heduli Paddy / C&C DESIGN

  • Localização: Cantón, China
  • Ano: 2016

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 10 de 11
Hotel Heduli Paddy / C&C DESIGN. Image Cortesia de C&C DESIGN

“O projeto preconiza a relação harmoniosa entre o homem e a terra, o respeito à civilização ecológica, não criando uma nova cidade, criando morada poética sob a civilização moderna, evitando negócios excessivos e impetuosos e a baixa homogeneização do desenvolvimento."

Casa Bambu / Wallflower Architecture + Design

  • Localização: Singapura
  • Ano: 2019

Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu - Imagem 7 de 11
Casa bambú / Wallflower Architecture + Design. Image © Marc Tey Photography

"Respondendo à forma e função do terreno, a tela de bambu foi concebida como um 'véu', envolvendo a residência em um plano contínuo. Como elemento unificador, a tela de bambu flui ao longo dos cantos arredondados da fachada, criando uma camada orgânica embutida entre os grandes beirais brancos."

Traduzido por Camilla Sbeghen.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Soluções tradicionais em projetos contemporâneos: fechamentos móveis de bambu" 26 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949217/solucoes-tradicionais-em-projetos-contemporaneos-fechamentos-moveis-de-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.