O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. México
  5. TACO taller de arquitectura contextual
  6. 2018
  7. Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual

Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual

  • 21:00 - 28 Maio, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual
Edifício Pórtico Palmeto  / TACO taller de arquitectura contextual , © Leo Espinosa
© Leo Espinosa

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 23

  • Design de Interiores

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Paisagismo

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Equipe de Proejto

    Carlos Patrón Ibarra, Alejandro Patrón Sansor, Ana Patrón Ibarra, Estefanía Rivero Janssen.
  • Mais informações Menos informações
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pórtico Palmeto é um edifício multifuncional que surge dentro do que foi o Palmeto (coleção de palmas) do Viveiro de Cholul, um pulmão verde de 2.5 hectares com várias décadas dedicadas à produção e venda de plantas tropicais localizado no coração de Cholul, uma comunidade de origem maia-colonial pertencente ao município de Mérida, ao sudeste do México. 

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O objetivo geral foi desenvolver uma forma de habitar em contato com um entorno natural e social consolidado, ao mesmo tempo em que fosse um edifício funcional, versátil e inspirador para as atividades que se desenvolvem ali.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

A atividade principal que se realiza no complexo é a de ateliê/estúdio de arquitetura; entretanto, os espaços foram desenhados sem qualquer estereotipo relacionado a um ateliê tradicional e foram focados em conseguir que a experiência de trabalhar neles fosse a mais acolhedora e doméstica possível, devido a consciência de ser um lugar no qual se passa grande parte do dia. Para os visitantes, o objetivo foi estabelecer uma conexão sensorial com os valores do ofício arquitetônico-construtivo que promove o ateliê. Como atividade secundária, foram realizadas atividades de caráter sócio-cultural. 

Cortes Longitudinais
Cortes Longitudinais

O programa é conformado por uma explanada multifuncional permeável, um jardim/caminho pedonal como parte do plano diretor, um pórtico programado com terraços e áreas de relaxamento que também abriga as áreas públicas e privadas, uma sala de estar/jantar, cozinha, um banheiro completo, uma despensa, área de trabalho, um pátio central e um terraço aberto na cobertura com dois banheiros e casa de máquinas. 

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

A construção está situada na parte posterior do terreno por considerações funcionais e de progressividade no plano diretor do qual forma parte e mantem sua visibilidade desde a rua como estratégia de segurança. Sua volumetria é definida a partir de um levantamento de árvores existentes, assim como dos sistemas passivos implementados (abertura zenitais para evacuação do ar quente, orientação com base na insolação, ventilação cruzada, pés-direitos altos, etc). O pórtico conta com uma série de painéis dobráveis de bambu produzido na região, que funcionam também para controlar a insolação, o nível de privacidade e segurança do edifício contra o vandalismo e os furacões. 

Cortes Transversais
Cortes Transversais

O sistema construtivo é o mais comum da região, a base de blocos, vigas e placas de revestimento de cimento. As lajes foram coladas com concreto impermeável e estão isoladas termicamente com painéis de poliestireno. As instalações hidrossanitárias separam águas cinzas das negras, que são tratadas por meio de uma caixa de gordura e um bio-digestor, respectivamente. Toda a iluminação é LED e os equipamentos com tecnologia Inverter. 

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Quanto a materialidade, os acabamentos arquitetônicos são aparentes para reduzir a manutenção. Os pisos são de concreto branco rugoso (com juntas de ecocreto para liberar a umidade do solo), assim como as placas pré-coladas no terreno nas quais o mobiliário fixo foi montado. As paredes e teto possuem um reboco polido que foi pigmentado com o tom da terra do local. A carpintaria foi feita com madeira resistente aos cupins. As esquadrias foram fabricadas com alumínio natural e vidros temperados. Todos os espaços interiores consideram mosquiteiros. 

© Carlos Patrón
© Carlos Patrón

As cores são percebidas nos acessos às áreas públicas e em peças de mobiliário. Estas foram escolhidas a partir de uma gama extraída da arquitetura popular da região por sua capacidade de dialogar com as tonalidades da vegetação pré-existente. Essa última foi reforçada com espécies nativas que atraem aves silvestres, além de espécies aromáticas e de consumo humano presentes no espaço "maia" tradicional. Além disso, foram implementados jardins aquáticos que funcionam como controladores de mosquitos e atraem a fauna. Essas considerações somam-se a gama de sensações intangíveis que podem ser percebidas na edificação. 

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Sua aspiração é ser uma edificação sincrética capaz de abstrair as qualidades de uma herança arquitetônica regional que vai desde a coerência da arquitetura vernácula maia, a sobriedade e misticismo dos conventos franciscanos e a funcionalidade das fazendas yucatecas (entre outras), para conciliar com as características do momento histórico no qual se situa. 

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual " [Edificio Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual ] 28 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895046/edificio-portico-palmeto-taco-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.